O mercado da gastronomia é dominado por homens e pesquisa sobre equidade de gêneros, realizado pela Ipsos, apontou que um terço das participantes acredita que as mulheres não conseguem crescer nesse setor porque não são ouvidas por eles. E que crédito, formação e visibilidade são as principais dificuldades que enfrentam para obter mais protagonismo.
A pesquisa da Ipsos foi feita a pedido da Stella Artois para analisar o mercado em profundidade e entender os desafios e ambições dessas profissionais no setor. Como resultado, a cerveja da Ambev anunciou o projeto Juntas Na Mesa, que vai investir R$ 10 milhões nos três pilares mapeados na pesquisa – crédito, formação e visibilidade – para promover a equidade de gênero na gastronomia, aumentar o protagonismo das mulheres e fomentar o empreendedorismo feminino.
“Com Juntas Na Mesa, queremos mobilizar a sociedade em uma jornada com Stella Artois para brindarmos uma gastronomia com mais protagonismo feminino. Fizemos a pesquisa para conhecer a fundo as dores e desafios dessas mulheres no mercado da gastronomia e vamos atuar para propor uma mudança a essa realidade por meio de investimentos em visibilidade, formação e crédito para as mulheres que atuam nesse segmento. Nossa iniciativa é uma plataforma de transformação social de longo prazo, visando deixar um legado positivo na vida de milhares de mulheres, por muitas gerações”, destaca a diretora de marketing Mariana Porto.
Como resultado a Stella, em parceria com o BEES Bank, fintech da Ambev com soluções digitais voltadas, principalmente, para gestão de Pequenas e Médias Empresas, oferecerá crédito para apoiar até 1.000 mulheres empreendedoras no setor da gastronomia no Brasil.

Serão disponibilizados empréstimos de até R$ 60 mil por empreendedora, sujeitos à análise individual de crédito, com taxas e condições de parcelamento competitivas, atendendo a necessidades como expansão do negócio, fluxo de caixa e até estoque, que são algumas questões que mais influenciam a busca por crédito. Além de ser exclusivo para mulheres, a vantagem do cadastro é que os pedidos terão prioridade na análise, com uma equipe da fintech dedicada exclusivamente a acelerar o processo.
CONHECIMENTO – Segundo a pesquisa, quando o assunto é formação, quase metade das mulheres (45%) busca por algum tipo de profissionalização. Elas desejam adquirir mais conhecimento, mas esbarram na falta de tempo e dinheiro. Para apoiá-las nessa frente, Stella se uniu à OSC Gastromotiva, organização que trabalha o alimento como uma ferramenta de transformação social, para criar um programa para atender até mil mulheres desenvolvendo suas habilidades socioemocionais para prepará-las para sua inclusão no mercado da gastronomia. Com aulas online, permitindo a adesão a partir de qualquer lugar, os cursos vão abranger o aprimoramento de conhecimentos diversos, com disciplinas como Economia Doméstica, Reaproveitamento de Alimentos e Educação Financeira, entre outras competências necessárias para sua atuação nesse mercado de trabalho. As inscrições serão abertas ainda neste ano e as aulas deverão acontecer em 2023.
Já no campo da visibilidade e reconhecimento, o estudo aponta que um terço das participantes acredita que as mulheres não conseguem crescer na gastronomia porque não são ouvidas pelos chefes homens. Cerca de três em cada dez profissionais mulheres na gastronomia também já sofreram discriminação de gênero ou pensaram em mudar de profissão por falta de oportunidade. O levantamento está em linha com outros dados: elas lideram 96% das cozinhas domésticas no Brasil (PNAD, 2019), mas apenas 7% das cozinhas profissionais nos restaurantes mais renomados do país (Chefs Pencil, 2022).
Empresa afirma que “para dar mais visibilidade às mulheres na gastronomia, a cerveja da Ambev vai direcionar toda sua estrutura e os seus investimentos, como espaços de publicidade e conteúdos proprietários, para falar sobre as chefs e sobre o tema. Em todas as oportunidades de comunicação e de divulgação, tudo que seria de Stella agora passa a ser da causa”.
Realizada pela Ipsos a pedido de Stella Artois, a pesquisa sobre equidade de gênero na gastronomia aconteceu durante o mês de agosto de 2022, abrangendo entrevistados em quatro blocos regionais do Brasil: Norte e Centro-Oeste (Belém, Brasília e Goiânia), Nordeste (Recife e Salvador), Sudeste (S. Paulo, R. de Janeiro e B. Horizonte) e Sul (Curitiba e Porto Alegre).
Para a etapa quantitativa da pesquisa, a margem de erro é de 4,4 p.p. O levantamento foi dividido em duas etapas, cada uma delas entrevistando 500 pessoas – na primeira fase, foram entrevistados homens e mulheres responsáveis por estabelecimentos de alimentação, enquanto na segunda fase foram entrevistadas apenas mulheres que trabalham na área da gastronomia, em cargos diversos como proprietárias ou sócias, chefs e sous-chefs, cozinheiras e cozinheiras-chefe, auxiliares de cozinha, garçonetes, atendentes e operadoras de caixa.
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