O segmento de Circo, Clown e Ilusionismo alcançou a marca de R$ 20 milhões captados por ano desde 2021 com utilização da lei Rouanet. Foi um salto enorme quando comparado ao montante aplicado em anos anteriores, quando atingiu R$ 8,6 milhões em 2020; R$ 7,6 milhões em 2019 e R$ 6,4 milhões em 2018.
A presença de grandes companhias que passaram a investir valores maiores é uma das explicações; a adesão de novas empresas é outra. Esse segmento será objeto de análise proximamente em Valor Cultural.
Quem está com período aberto para inscrições é o Festival de Circo do Brasil, que já está em 18ª edição. Realizado pela Luni Produções, o edital vai selecionar seis propostas de projetos inéditos que serão definidas num pitching aberto dentro da programação deste ano. Pitch é expressão inglesa para um discurso de venda, uma técnica de exposição clara, rápida e convincente de um projeto a ser vendido.
Quem vencer receberá R$ 10 mil para utilizar em despesas do processo criativo (mediante especificações), acompanhamento do processo e olhar externo (com especialista a combinar), mediação de conexões internacionais e de possibilidade de intercâmbio, e participação na edição de 2025 do Festival de Circo em residência artística.
Idealizadora do festival, Danielle Hoover afirma que a maioridade do festival trouxe o desejo de repensar e ampliar objetivos. “A edição deste ano traz um novo momento do festival. Queremos colaborar mais com a cadeia produtiva do circo contemporâneo e então decidimos lançar o primeiro edital e pitching para criação artística e isso é um primeiro passo do que pretendemos daqui pra frente. Nossa vontade é, para além do período do festival, trabalhar o impulsionamento de processos criativos”.
O edital do FCB é destinado a artistas e companhias, de qualquer parte do Brasil, que atuem no circo e em diálogo com outras expressões artísticas. Sua realização será entre 1 e 10 de novembro em Recife (PE).
Para isso a produtora conseguiu apoio da Petrobras, que aplicou R$ 316 mil via lei Rouanet no formato de patrocínio, além de R$ 25 mil da Capricche como doação. Essa é uma das empresas que entraram recentemente no mercado para apoiar projetos culturais. Sediada em Recife, fabrica bolachas, biscoitos, rosquinhas e outros produtos assemelhados. Em 2024, além do apoio ao Festival de Circo, destinou R$ 50 mil para o plano anual de atividades da Orquestra Criança Cidadã e mais R$ 25 mil para o Mini Festival – Interatividade Para Infância, única verba recebida pela Luni Áudio e Vídeo. A Orquestra Cidadã já captou R$ 1,8 milhão.
O Festival de Circo do Brasil conta também com apoio da Prefeitura da Cidade do Recife, do Instituto Cervantes, do Institut Français, do Consulado Geral da França no Recife, da La Grainerie, da Embaixada da Espanha no Brasil e do Instituto Ramon Llull.
SERVIÇO
As inscrições no edital são gratuitas e podem ser feitas pelo link: linktr.ee/festivaldecircodobrasil
Prazo: até 30 de setembro/24
Crédito das fotos: Festival de Circo do Brasil/Acervo
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