Saiba de que forma essa empresa atua no patrocínio a projetos culturais, envolvendo ou não leis de incentivo.
Não é de hoje que a Sherwin-Williams utiliza suas diversas marcas de tinta para fazer parcerias com projetos culturais. Sua linha de atuação no patrocínio à cultura envolve apoiar eventos de rua, principalmente, mas também utilização de leis de incentivo para aplicar em propostas diversas que incluem até desfile de Escola de Samba.
Um dos cases mais interessantes ocorreu em 2024, ano em que completou 80 anos de Brasil, ao se tornar patrocinadora oficial do Festival de Parintins, no Amazonas. Essa parceria incluiu desenvolver a identidade visual dos grupos Garantido e Caprichoso – personagens famosos desse evento – na forma de uma paleta de cores criada especialmente para cada um dos bois-bumbá, Garantido e Caprichoso.
Durante os três dias de festival de música e dança, as cores da paleta de Parintins cobriram os elementos cênicos, alegorias, símbolos e figurinos se mesclando à tradição e ao trabalho da equipe dos dois bois-bumbá.
Para as oito cores do Caprichoso, empresa inspirou-se nos céus e rios da Amazônia, com destaque para a tonalidade principal, baseada no Azul Caprichoso, acompanhado de outras nuances de azuis profundos e intensos.
Para as oito cores do Garantido, a Sherwin-Williams explorou elementos como o fogo e a intensidade das danças típicas da região. O Vermelho Garantido é complementado por outras tonalidades de vermelhos vivos e enérgicos, evocando a paixão e o vigor da sua Batucada – como é chamado o grupo de ritmistas do Garantido.
“Criamos as cartelas de cores para celebrar a beleza visual do festival e honrar sua rica herança e seu significado para o povo amazônico. Essas tonalidades não apenas adornam os bois, mas também contam histórias de tradição, identidade e orgulho cultural que são celebrados por todo o Brasil”, explicou Patricia Fecci, especialista em cores e Gerente de marketing da Sherwin-Williams. Para extrair o máximo da potencialidade das cores, a empresa realizou treinamentos com os artistas dos bois sobre técnicas de pintura e seleção correta dos produtos.
Essa ação patrocinada pela Sherwin-Williams incluiu utilização dos benefícios da lei Rouanet, com R$ 450 mil.
O Festival de Parintins atrai aplicações de grandes empresas todos os anos. A edição de 2024, por exemplo, contou com apoio da Arosuco (Ambev), com R$ 2,3 milhões, do Bradesco (R$ 1,5 milhão), dos Correios (R$ 200 mil), da Parnaíba Geração de Energia (R$ 621 mil) e Petrobras (R$ 1,2 milhão).
No total foram R$ 8 milhões captados.
SANTA TERESA – Outro case recente, mas sem utilização de lei de incentivo, foi o patrocínio ao FAUST – Festival de Arte Urbana de Santa Teresa, realizado em agosto/24. A empresa utilizou as tintas Colorgin para que artistas produzissem obras de arte urbana pelas ruas desse bairro carioca.
Participaram do mutirão diversos artistas, muitos deles moradores do próprio bairro, como RafaMon, Toz e Kajaman. Entre as obras produzidas, estiveram peças envolvendo técnicas como projeções, azulejaria, grafite e colagens. O público pode acompanhar e interagir durante o processo de produção das obras.
Adriana Resstel, gerente de Marketing da empresa, indicou que foram pintados “mais de 15 painéis com as nossas cores, o que contribuirá para consolidar um roteiro de arte no bairro”.
RECORDE – 2023 foi o ano em que a empresa mais utilizou investimentos com lei Rouanet – foram R$ 2,6 milhões aplicados, embora R$ 1,3 milhão foi destinado a dois eventos da Disney no Rio Grande do Sul. Esse interesse pelos eventos Disney tem sido constante nos últimos anos.
Empresa concentra aplicações na região Sudeste, especialmente São Paulo. Em 2023 apoiou o Grupo de Acesso das Escolas de Samba do Carnaval paulista, um Festival de Dança proposto pela Dell’Arte São Paulo Eventos, e a Semana Criativa de Tiradentes, neste município mineiro. Incluiu também a Restauração dos edifícios Art Nouveau da Rua Chile, em Goiânia, único patrocínio da região Centro-Oeste.
Em Minas prestigiou a Bienal de Arte Urbana Mineira – BAUM, que na pronúncia mineira se diz Bão.
O que já foi patrocinado em 2024 segue a mesma linha em vários casos. Boa parte do R$ 1,6 milhão no ano até aqui foi replicado em ações como os eventos Disney, de Tiradentes e no grupo de acesso do carnaval paulista.
Fato novo foi o já citado patrocínio ao Festival de Parintins, além do Baile do Menino Deus – Uma Brincadeira de Natal, que desde 2004 virou tradição natalina em Recife (PE). Destinou a ele R$ 200 mil.
Apoiou ainda a exposição Artefatos do Sul – Legados da imigração alemã e italiana, com peças e objetos trazidos pelos colonizadores de seus locais de origem para o sul do Brasil, e também o Novos Talentos, festival com apresentações de bandas de jazz instrumentais. Foi uma proposta da Tom Maior.
A Sherwin-Williams já utilizou R$ 8,5 milhões em projetos culturais com utilização da lei Rouanet desde 2000.
O segmento mais patrocinado foi Exposição de Artes Visuais, seguido de Música Instrumental e Teatro.
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