O Grupo DPSP (Grupo Carvalho e Grupo Barata) é formado pelas Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco, esta com atuação preponderante no Rio de Janeiro. Ambas são utilizadas para apoiar projetos culturais, especialmente com utilização dos benefícios da lei Rouanet.
Audiovisual raramente está no foco dos projetos patrocinados, mas ele foi utilizado para a campanha institucional financiada diretamente pelo grupo para alertar sobre a necessidade da aplicação de vacina para prevenir a dengue.
A agência contratada para desenvolvimento da campanha foi a LVL, que escolheu como tema inicial vinhetas de aberturas clássicas das telonas que lembram como as grandes produtoras se apresentam.
A intervenção traz referências a aberturas como as de 20th Century Fox e MGM Studios, seguidas pela interrupção sonora de um zumbido de mosquito e a mensagem “Você nunca sabe quando pode estar perto do mosquito da dengue”. A ação convida o público a se vacinar em uma farmácia do grupo e sugere um de seus produtos para compra.
A campanha foi ao ar em 16 de agosto, com período de duração de duas semanas, nos espaços publicitários que antecedem os trailers de cinema em cartaz durante o mês, nas cidades de Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Varginha (MG) e Brasília.
A proposta de veiculação foi aproveitar o diversificado público de blockbusters como “Deadpool & Wolverine”, as franquias “Meu Malvado Favorito” e “Jogos Mortais”, além de outros sucessos de público.
Para ver um dos vídeos da campanha clique aqui.
PROJETOS CULTURAIS – O Grupo DPSP conta com mais de 1.300 lojas e seis centros de distribuição em nove Estados e Distrito Federal. Nos últimos anos, o que não era tão comum antigamente, o CNPJ de cada Drogaria tem sido utilizado para patrocinar os mesmos projetos.
Em 2023 ainda aconteceu que toda a verba disponível do Grupo com incentivo fiscal federal foi destinada para o mesmo projeto: capacitar pessoas na preservação da história e memória cultural do Monumento Cristo Redentor, no morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, proposta da organização O Sol – Obra Social Leste Um – instituição sem fins lucrativos mantida pelo Santuário Cristo Redentor, que promove e fomenta o desenvolvimento humano através da cultura e do artesanato brasileiro. As duas colaboraram com R$ 500 mil no total.
Perfil bem diferente do que foi patrocinado em 2022, que envolveu montagem e temporada do espetáculo musical Bob Esponja, que no total captou R$ 3 milhões com proponente do Ceará, e dois planos anuais envolvendo música, sendo beneficiada a Orquestra de Câmara da Rocinha, oferecendo cursos de instrumentos, canto coral, teoria e percepção, prática de conjunto e de orquestra para crianças e jovens, e Orquestras do Amanhã, um projeto sociocultural que desde 2010 ensina música clássica (violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, percussão e canto coral), proposto pela Associação Cultural Armando Prazeres, que é a Razão Social da Orquestra Maré do Amanhã.
O valor aplicado de R$ 639 mil foi repartido entre as duas.
Para não dizer que há desinteresse pelo audiovisual quando se trata de utilizar leis de incentivo, em 2021, via Drogarias Pacheco, foi patrocinado um musical baiano chamado Quem é essa Mulher? A história da primeira médica negra do Brasil, um road movie pelas estradas da Bahia proposto pela Maré Produções Culturais, que conseguiu da Pacheco 200 mil reais.
Naquele mesmo ano a escolha via Drogaria São Paulo foi diferente: verba foi destinada para Exposições – Arte Itinerante, que pretendeu realizar grandes exposições e um circuito de miniexposições de fotografia em diversas cidades do Brasil. Foi uma ideia da Inspira Produção Cultural e Consultoria, que recebeu da empresa R$ 170 mil. Único projeto patrocinado por ela no ano.
O histórico de investimento das duas drogarias é diferente. A Drogaria São Paulo costumou utilizar-se da lei de incentivo desde 2003, antes, portanto, de fazer parte do Grupo DPSP. Já o envolvimento da Pacheco se deu a partir de 2013.
Ambas, no total, já aplicaram em cultura, utilizando lei federal de incentivo, quantia que está muito perto de atingir a cifra de R$ 15 milhões.
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CRÉDITO
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