Curta Caicó, o Festival Que Fomenta o Cinema em Escolas Públicas

Cinema, curta metragem, festival
Festival quer transformar região em polo audiovisual (imagem de Divulgação)

O Festival é em Caicó, município localizado na região do Seridó, distante 1,2 mil/km de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Seu objetivo é atrair interessados que possuam curta-metragem de até 20 minutos.

O Curta Caicó almeja incentivar a formação em cinema com atividades de roteiro e oficina de linguagem audiovisual em escolas públicas e transformar o Seridó em um polo de produção audiovisual.

Criado em 2018, o festival, agora em sua 7ª edição, incentiva, principalmente, as produções regionais do cinema brasileiro. Até a última edição, recebeu mais de 4.200 inscrições de filmes de todas as regiões do país.

Pelo segundo ano consecutivo, o Curta Caicó vai realizar oficinas de linguagem audiovisual em escolas da região do Seridó. Em 2023, as oficinas resultaram na produção de sete curtas-metragens de autoria dos próprios alunos sob a coordenação de profissionais do audiovisual de várias partes do país. Os filmes produzidos pelos alunos foram exibidos em praça pública com participação de pais, alunos, professores e a comunidade em geral em suas próprias cidades.

Nosso programa de formação vem revelando novos talentos do Seridó. Em 2023, só o Laboratório de Roteiro fomentou o surgimento de nove realizadores locais que produziram filmes sobre mestres e mestras da cultura popular da região“, afirmou Raildon Lucena, diretor do festival. 

O Curta Caicó tem apoio do programa de editais Transformando Energia em Cultura, realizado pelo Instituto Neoenergia em parceria com as distribuidoras da companhia, incluindo a Neoenergia Cosern que promove a iniciativa no Estado por meio do Programa Cultural Câmara Cascudo. A concessionária atende cerca de 1,5 milhão de clientes no Rio Grande do Norte. 

A Neoenergia prefere utilizar leis regionais para apoiar projetos por meio de editais, mas possui um Banco de Dados permanente para quem quiser inscrever projetos. O caminho é por aqui.

Segundo o Instituto, para utilizar essa plataforma de Projetos ele deverá estar alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e os cinco pilares de atuação da empresa: Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional. Afirma que, após análise, a iniciativa poderá compor seu banco de projetos.

SERVIÇO

Os interessados em participar da sétima edição do festival de cinema, na cidade da região do Seridó (RN), podem concorrer com produções de até 20 minutos, com data de finalização a partir de janeiro de 2022. A inscrição é gratuita e está disponível em www܂curtacaico܂com܂br e no Instagram (@curtacaico). Os escolhidos serão anunciados em setembro, e a mostra será realizada em outubro.

Prazo final de inscrição: 18.03.2024

LEIA TAMBÉM 

7 Tendências Para Comunicação Audiovisual Corporativa em 2024

Campanha da Coca-Cola Cria Sua Própria Obra de Arte

Shopping cart close
Pular para o conteúdo