7 Tendências Para Comunicação Audiovisual Corporativa Para 2024

Estudo da Kantar Ibope Media indicou que, somente no primeiro semestre de 2023, 99% dos 74 milhões de lares brasileiros foram impactados por conteúdos em vídeo.

Os números mostraram que nenhuma outra mídia tem tanto poder de abrangência e penetração quanto o vídeo no país. Os dados dizem respeito tanto a vídeos distribuídos por TV Linear (redes de TV abertas e por assinatura) quanto online, que podem chegar ao consumidor das mais variadas maneiras, como smartphones, tablets, computadores e aparelhos de TV conectados à internet.

Apesar do grande consumo por celulares ou tablets, os aparelhos de televisão ainda são os mais usados pelos brasileiros para assistir vídeos online. Os dados do Kantar IBOPE Media, compilados pela Cross-Platform View, mostraram que no primeiro semestre os brasileiros gastaram, em média, 3,3 horas diariamente consumindo vídeos online pelos aparelhos de TV, enquanto a média total dos devices chegou a 2,18 horas – uma diferença de 44 minutos. Em Belo Horizonte, a diferença é ainda maior: 58 minutos a mais vendo vídeo online por TV do que por outros aparelhos.

As produções audiovisuais são, portanto, ferramentas eficazes para comunicação das marcas — o desafio das organizações, diante da diversidade de canais e plataformas, será o de encontrar o tom adequado para essa comunicação.

Com base em sua própria experiência, a thanks for sharing, produtora especializada em vídeo motion design, listou 7 tendências para comunicação audiovisual corporativa em 2024, envolvendo criação de experiências, estratégias pautadas em dados, foco no usuário e uso de Inteligência Artificial.  

Veja o que ela acha:

 

Estratégias pautadas em dados

Aposta em dados e análise destas informações são pilares essenciais não somente para produzir um conteúdo direcionado a uma audiência específica com mais assertividade, mas também para avaliar campanhas já realizadas e emitir relatórios de desempenho que melhorem os dados obtidos e, consequentemente, os resultados.

Criação de experiências

Cada vez mais, empresas apostam na união do mundo físico ao digital para criar experiências. “Também é essencial proporcionar experiências aos consumidores para que haja lembrança e conexão entre eles e as marcas. Nesse sentido, as estratégias de marketing digital devem se complementar com ações no mundo físico, criando experiências integradas para o público”, opina Simone Cyrineu, CEO e fundadora da thanks for sharing.

Foco no usuário

Tendência relacionada à criação de experiências, o foco no usuário envolve o entendimento de que a UX (experiência do usuário) é fundamental em todas as estratégias. Na mesma linha, o UX Design e o UX Writing possuem papéis importantes para garantir uma jornada satisfatória, proporcionando personalização e solução de problemas aos clientes.

Hiperpersonalização

Mais do que personalização, já se fala sobre hiperpersonalização, a qual é eficaz para aumentar a conversão de clientes. Para a tendência, a inteligência artificial pode auxiliar a processar quantidades enormes de dados, otimizando fluxos e entregas. Neste caso, o relacionamento humano entre empresa e cliente não deixa de ser importante para personalização de conteúdos.

Utilização de Inteligência Artificial

A IA Generativa auxilia no processamento de linguagem natural (NLP), como ChatGPT, oferecendo rapidez em tarefas como briefing, revisão de textos, transcrição e resumo de legendas. “Ao mesmo tempo que a automação é valiosa para otimizar fluxos de trabalho, também é necessário tomar cuidado com o uso excessivo da IA e sempre combinar o uso desta tecnologia ao conhecimento humano”, analisa Cyrineu.

 

Marketing de conteúdo e de influenciadores

Com o surgimento de novas redes sociais, as oportunidades para criar conteúdos relevantes estão cada vez mais possíveis – e mais desafiadores. Assim, faz-se necessário investir em formatos de conteúdos como e-books e conteúdos de interação com o público para fortalecer o engajamento e a identificação com a marca. Uma das maneiras de interação, inclusive, é o marketing de influenciadores, os quais constroem relações de confiança com seus seguidores, tornando recomendações mais autênticas e confiáveis.

Atenção a questões sociais e ambientais

Empresas que atuam com consciência social fortalecem seu propósito e sua atuação frente a colaboradores, fornecedores e clientes. A postura também retém e atrai talentos e consumidores, uma vez que essas questões têm sido um fator crítico, especialmente entre millenials e GenZ. “Mas, para que as empresas adotem essas causas, é preciso que o posicionamento seja verdadeiro para ter o impacto desejado. Vemos muitas companhias por aí se comprometendo com sua audiência por meio de campanhas não verdadeiras”, finaliza a especialista.

Sobre a thanks for sharing:

thanks for sharing é uma produtora de vídeos em motion-design para o mercado corporativo.

OBS: As imagens foram inseridas pela Redação.

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