O universo da música acaba de ganhar uma ferramenta mais eficiente para quem busca saber quem compôs, gravou ou interpretou uma canção. Desde o dia nove de abril o Ecadnet, plataforma online administrada pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), passou a operar com uma interface renovada e recursos tecnológicos de última geração — incluindo inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina.
Com acervo de quase 50 milhões de obras e fonogramas de artistas brasileiros e internacionais, o portal é referência na identificação de autoria musical e é amplamente utilizado por profissionais da indústria fonográfica, entidades do setor e o público em geral. Agora, o Ecadnet avança na oferta em busca de uma experiência mais ágil, intuitiva e segura.
Hoje, o banco de dados do Ecadnet concentra 24,8 milhões de obras musicais e 24,3 milhões de fonogramas, além de dados sobre mais de 5 milhões de titulares de música — entre compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos. Os dados são alimentados pelas associações de gestão coletiva Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC, responsáveis pelo cadastro e representação desses profissionais no Brasil e no exterior.
Por meio de acordos internacionais, informações sobre titulares estrangeiros também são incluídas na base brasileira, garantindo o repasse correto dos direitos autorais pela execução pública das músicas em território nacional.
“O nosso mercado musical é carente de dados, e o Ecadnet é uma das principais fontes de consulta no Brasil e no exterior. Modernizar a plataforma e lançar um novo site é a nossa maneira de apoiar a indústria da música”, afirmou Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad.
Entre as novidades, o portal apresenta filtros de busca mais precisos, que permitem, por exemplo, associar uma obra a um determinado titular ou localizar músicas por palavras específicas no título. Além disso, o sistema foi reforçado com proteções contra ataques cibernéticos e novas medidas de privacidade.
“O projeto traz mudanças significativas na experiência do usuário. O novo Ecadnet foi redesenhado com tecnologias de ponta para oferecer maior precisão e agilidade na busca por músicas e artistas”, disse Valéria Pessôa, gerente executiva de TI do Ecad.
O acesso ao novo Ecadnet é gratuito, mediante cadastro simples, e está disponível no endereço: https://ecadnet.ecad.org.br.
LEIA TAMBÉM
Você Sabe Quais São os Direitos de Herança dos Criadores de Cultura?
Associação Lança Manifesto Contra Criação de Música Por Inteligência Artificial
CRÉDITOS
Nesta página: Imagem de Sarah Richter
Homepage: Imagem de Amore Seymour