Nunca se Captou Tanto Dinheiro em 6 Meses Com Utilização da Lei Rouanet

Eduardo Martins*

 

Os números não mentem. Dados revelam aceleração vigorosa na captação de patrocínio com utilização da lei Rouanet durante o primeiro semestre de 2025 e projetam, num cenário otimista, aplicações superiores a R$ 4 bilhões até o final do ano, e R$ 3,5 bilhões em cálculo mais realista.

Tabela abaixo indica que houve aumento de 38% dos valores captados em comparação a 2024 e de quase 100% em relação a 2023.

                                                             Tabela 1

Essa forte expansão resulta de investimentos superiores em todos os meses comparativamente aos anos anteriores, exceto no mês de abril. Fica mais fácil entender essa avalanche de patrocínio quando se examina percentualmente o crescimento mês a mês.

Janeiro (172,8%); fevereiro (R$ 203,4%); março (30,8%); abril (-11,8%); maio (47,02%) e junho (27,8%).

Chama a atenção o crescimento percentual nos dois primeiros meses e os volumes aplicados em maio e junho, especialmente em junho.

Para vislumbrar qual pode ser o resultado anual, análise projeta o valor total captado via Lei Rouanet até dezembro de 2025, considerando a evolução histórica e os resultados já obtidos até julho de 2025.

Metodologia: A projeção foi calculada com base na sazonalidade histórica. Analisou-se a proporção de captação entre os primeiros sete meses (Jan-Jul) e os últimos cinco meses (Ago-Dez) de 2023 e 2024.

                                                     Tabela 2

Fonte: Salic. O total é anual. 

Em média, a captação nos últimos cinco meses foi 3,55 vezes maior que a dos sete primeiros. Foi aplicada essa proporção ao valor já captado em 2025 (R$ 786.723.415,69, que inclui primeiros seis dias de julho) para projetar o restante do ano para se chegar a três cenários:

  • Cenário Realista: Utiliza a proporção histórica média (3,55x).
  • Cenário Pessimista: Considera uma desaceleração, aplicando uma proporção 20% menor (2,84x).
  • Cenário Otimista: Considera uma aceleração, aplicando uma proporção 20% maior (4,26x).

Com isso chegou-se a esses números:

                                                                                           Tabela 3

Muitos “insights” puderam ser observados sobre o que aconteceu nesse primeiro semestre, que podem balizar a procura por patrocinadores no segundo.

Eles serão objetos de nossas próximas publicações.

*É Editor-Chefe de VALOR CULTURAL/Marketing Cultural, que têm entre seus propósitos dar visibilidade a bons projetos ou ações, valorizar empresas que praticam patrocínios conscientes e apontar aquelas que fingem ser o que não são no campo da Responsabilidade Social.

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