O número de empresas que anualmente aderem ao patrocínio cultural por meio da lei Rouanet tem tido crescimento relevante nos últimos anos.
Até 2021 ele estava na casa dos 3 mil incentivadores, mas passou para 4.028 em 2022; 4.625 em 2023; e em 2024 embarcaram mais 1.217 em relação ao ano anterior. Nunca se chegou a tanto.
Foram exatas 5.842 companhias que resolveram dar uma força para projetos culturais incentivados durante 2024 e a maioria das novas, em 2025, fez aportes em janeiro, que também é uma boa notícia.
Pesquisamos entre aquelas que aplicaram pelo menos R$ 100 mil nesse ano, em um ou mais projetos, e encontramos na lista grupo graúdo de mineração, construtoras, grande produtora de frango, desenvolvedora de tecnologia de informação, comerciantes de máquinas agrícolas, produtos farmacêuticos, cosméticos e gás natural, e até uma gigante da área de venda de ingressos para eventos.
O perfil dessas empresas mostra que a maioria escolheu apenas um projeto para iniciar a experiência e o volume aplicado, por cada uma, situou-se mais na casa dos R$ 100 mil (mas teve quem utilizou mais de R$ 500 mil).
Conheça agora 11 empresas que começaram a utilizar a lei federal de incentivo em 2025, o que elas fazem, quem apoiaram e com quanto.
QUEM É: Empresa do setor avícola fundada em 1989 na Bahia. Atua em toda a cadeia produtiva, desde a produção de ovos férteis, pintos de um dia, engorda integrada e abate. É uma das maiores produtoras de frango do Nordeste.
Também realiza doações de frangos para entidades carentes e tem a expectativa de criar um canal de diálogo com a comunidade para desenvolver projetos que beneficiem diretamente as crianças da região.
REGIÃO DE ATUAÇÃO: Tem forte atuação no Nordeste, principalmente na Bahia, onde possui suas instalações em cidades como São Gonçalo dos Campos, Água Fria, Conceição da Feira e Nova Soure.
O QUE APOIOU: Projeto O Fissura, que visa valorizar a cultura e a música regional em Salvador através de apresentações de banda Afro e de Axé, que puxarão trio elétrico do bloco Fissura pela orla da Barra.
PROPONENTE: Lep Academy, Manager e Conhecimento Artístico.
VALOR APLICADO: R$ 120 mil.
QUEM É: Atua em diversas áreas da engenharia elétrica e infraestrutura, incluindo
instalações em indústrias, edificações comerciais, shopping centers, aeroportos, subestações de energia e condomínios.
Tem participação em concessões de energia como a Subestação de Caldas Novas (GO), Subestação Pantanal (MS) e Linha de Transmissão de Trindade a Firminópolis (GO)
REGIÃO DE ATUAÇÃO: Tem maior presença no Centro-Oeste, particularmente em Goiás, mas também atua em outras regiões do Brasil.
O QUE APOIOU: Único patrocínio foi para o Festival Guardiões da Arte, na cidade de Pirenópolis (GO), uma sequência de apresentações musicais com foco na música regional goiana.
PROPONENTE: Instituto Guardiã do Ser.
VALOR APLICADO: R$ 104.208,10
QUEM É: Multinacional brasileira independente da área de Tecnologia da Informação, com foco em transformação digital, observabilidade e cibersegurança. Fazia parte do grupo francês Econocom até 2020.
REGIÃO DE ATUAÇÃO: Possui sede em Barueri (SP) e atua no Brasil, com expansão para outros países da América Latina, incluindo México, Chile e Colômbia. Seus investimentos socioculturais começaram em São Paulo.
O QUE APOIOU: Sua primeira aplicação com lei federal de incentivo foi para o MASP (Museu de Arte de São Paulo) e se vangloria disso em sua homepage.
PROPONENTE: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.
VALOR APLICADO: R$ 100 mil
QUEM É: Com matriz na Alemanha, é líder do mercado europeu e a segunda maior empresa do mundo em vendas de ingressos.
REGIÃO DE ATUAÇÃO: Possui sede em São Paulo, mas atua nacionalmente, com destaque para projetos no Rio de Janeiro e ações ambientais no Mato Grosso.
O QUE APOIOU: Seu primeiro apoio com lei Rouanet foi para a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro – Concertos para Juventude, mas também desenvolve iniciativas ambientais como o programa Restaura Brasil e parceria com o projeto “Vinil em Cena” para promover a cultura do vinil.
PROPONENTE: Vivarte Educação e Produção Cultural.
VALOR APLICADO: R$ 240 mil
QUEM É: Concessionária John Deere que atua no setor de comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário, além de prestar serviços de manutenção. Está entre as maiores empresas do setor de máquinas agrícolas no Brasil, ocupando a 2ª posição no ranking nacional conforme dados da Econodata.
REGIÃO DE ATUAÇÃO: Atua principalmente nas regiões Centro-Oeste (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e parte do Centro-Sul (Goiás), onde possui suas unidades de negócio.
O QUE APOIOU: Ao começar a utilizar lei federal de incentivo resolveu prestigiar o plano anual 2025 para o Memorial da Evolução Agrícola, complexo cultural que explora a trajetória do desenvolvimento agrícola no Brasil. É localizado em Horizontina (RS).
PROPONENTE: Instituto John Deere.
VALOR APLICADO: R$ 216.260,40
QUEM É: Empresa de comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios.
REGIÃO DE ATUAÇÃO: Sede é em Goiânia (GO), mas possui filiais em Pernambuco e Rio de Janeiro.
O QUE APOIOU: Único projeto patrocinado foi o 2ª Circulação Ilusion Show: Uma Jornada Mágica, musical que circulará por quatro capitais brasileiras com espetáculos no segundo semestre de 2025.
PROPONENTE: Henry Vargas Produções
VALOR APLICADO: R$ 340 mil
QUEM É: Comercializadora que atua no mercado livre de gás natural no Brasil. É uma joint venture entre a J&F e a Inner Grow, grupo independente de investidores com experiência em projetos do setor de gás natural e energia elétrica.
REGIÃO DE ATUAÇÃO: Atua nacionalmente, com foco nas regiões atendidas pelo gasoduto Gasbol, principalmente no Centro-Sul do Brasil. Possui escritórios no Rio de Janeiro e São Paulo, além de uma filial em Salvador (BA).
O QUE APOIOU: Escolheu dois projetos para iniciar seu envolvimento com lei Rouanet – A Menina e o Cubo e a Arte de Amar.
O primeiro é espetáculo infantil musical com ensaio aberto e oficinas artísticas gratuitas, realizado no Rio de Janeiro.
O segundo visa promover a Educação Ambiental, de forma lúdica e inspiradora, entre crianças e jovens de 06 a 14 anos.
PROPONENTES: Filmz Produção Audiovisual (A Menina e o Cubo) e Instituto Gaspetro (Arte de Amar).
VALOR APLICADO: R$ 417.933,76, sendo R$ 284.725,80 para a Filmz e R$ 133.207,96 para o Instituto.
QUEM É: Fabrica e comercializa cosméticos, cosmecêuticos, nutracêuticos, produtos hospitalares, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), cremes protetores, repelentes e outros produtos para saúde. O grupo empresarial inclui também a Rennova.
REGIÃO DE ATUAÇÃO: Sede é em Goiânia (GO), mas tem atuação nacional.
O QUE APOIOU: Assim como a Innopharma, escolheu para sua primeira experiência o projeto 2ª Circulação Ilusion Show: Uma Jornada Mágica, espetáculo musical com circulação em quatro capitais.
PROPONENTE: Henry Vargas Produções.
VALOR APLICADO: R$ 189 mil
QUEM É: O Grupo canadense de mineração Equinox Gold é especializado em extração de minério de metais preciosos, especificamente ouro.
REGIÃO DE ATUAÇÃO: No Brasil, Grupo possui quatro operações nos Estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais.
O QUE APOIOU: Pela primeira vez o Grupo incentivou projeto cultural escolhendo para isso o Salvaguarda do Complexo Cultural do Bumba-Meu Boi: Encontros Ancestrais para Preservação dos Sotaques no Maranhão, realizado por meio de encontros microrregionais nos celeiros culturais existentes no Estado.
Utilizou duas de suas minas como apoiadoras: a mina Santa Luz e a Aurizona Gold.
PROPONENTE: Associação Cult Prof Bumba Boi Brilho da Ilha
VALOR APLICADO: R$ 557.418,00, sendo R$ 162.140,00 via Luz e R$ 395.278,00 via Aurizona.
QUEM É: Construtora especializada em obras de infraestrutura. Atende grandes empresas e indústrias brasileiras com foco em quatro segmentos principais: concessões rodoviárias e ferroviárias, mineração, energias renováveis e saneamento.
REGIÃO DE ATUAÇÃO: Atua em diferentes regiões do Brasil, com presença no Sudeste (Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo); Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul); Nordeste (Bahia) e Norte (Pará).
O QUE APOIOU: Começou utilizando o incentivo para apoiar o plano trianual do projeto Conectados, que visa fomentar a economia criativa através de oficinas presenciais e online. É destinado a jovens e adultos interessados em explorar e expandir seus talentos nas áreas de animação, design, jogos eletrônicos, cultura digital maker, e outras disciplinas da economia criativa.
PROPONENTE: EGP Brasil.
VALOR APLICADO: R$ 101.217,34
QUEM É: Empresa especializada em obras de infraestrutura, com foco principal na construção e recuperação de rodovias, vias férreas e obras de pavimentação. Atua em projetos de grande porte.
REGIÃO DE ATUAÇÃO: Concentra suas atividades principalmente na região Nordeste, com destaque para o Estado da Bahia, onde tem sede em Salvador.
O QUE APOIOU: Projetos escolhidos para primeiro investimento com lei Rouanet foram:
Circulação de Peças Teatrais – Nordeste, com objetivo de percorrer cidades do Nordeste do Brasil, com os espetáculos teatrais “O Homem da Tarja Preta”, “O Terceiro Sinal” e “Cartas de Amor para Stalin”.
Restauro do Palacete Tira-Chapéu – Etapa 2: uso e adaptação do patrimônio histórico.
PROPONENTES: Associação BR-116 (Circulação) e Elysium Sociedade Cultural (Restauro).
VALOR APLICADO: R$ 200 mil, sendo R$ 100 mil para cada um.
*É Editor-Chefe de VALOR CULTURAL/Marketing Cultural, que têm entre seus propósitos dar visibilidade a bons projetos ou ações, valorizar empresas que praticam patrocínios conscientes e apontar aquelas que fingem ser o que não são no campo da Responsabilidade Social.
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