Divulgamos esse projeto por dois motivos: um é contar a história de um maestro alemão que influenciou diversos regentes brasileiros. Outro é oferecer exemplo de proposta cultural bem construída.
Essa história começou na pandemia, quando o compositor e arranjador Luiz Carlos Rizzo resolveu arrumar sua biblioteca e encontrou, entre tantos pertences esquecidos, um manual de regência coral preparado pelo maestro Klaus-Dieter Wolff que nunca fora publicado.
Se o País desse importância à sua memória, talvez não fosse preciso explicar quem foi esse imigrante que fugiu da perseguição nazista em 1936 e que, aqui, deixou como legado a formação de diversos regentes que atuam até hoje no cenário musical brasileiro.

Klaus foi um dos fundadores do Collegium Musicum, em São Paulo, e do Madrigal Ars Viva, em Santos. Em 1963, foi um dos idealizadores do Festival Música Nova, de Santos. Os dois corais, Collegium Musicum e Madrigal Ars Viva, bem como o Festival Música Nova, estão em atividade até os dias de hoje.
Foi também o primeiro professor de regência coral do recém-criado Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA), da USP, e lá criou o Comunicantus – Coral do Departamento de Música da ECA-USP.
Luiz Rizzo conta que essa descoberta aguçou sua memória sobre os ensinamentos desse alemão nascido em Frankfurt e que morreu precocemente de leucemia aos 48 anos.
“Decidi então iniciar uma busca por mais informações sobre sua trajetória. Por incrível que pareça, encontrei mais dados a respeito de um jogador de futebol alemão homônimo do nosso mestre do que notícias sobre ele”.
Rizzo afirma que foi necessário um longo processo de contatos com músicos que conviveram com ele e de pesquisas em bibliotecas e arquivos pessoais para conseguir coletar documentos, programas, cartazes, fotos e informações que pudessem formar um grande painel de suas atividades e de sua relevância para a música coral no Brasil.
PROJETO – O resultado dessa busca por informações resultou em projeto denominado Canto Coral no Brasil: Três Resgates Históricos, composto pelos livros:
Maestro Klaus-Dieter Wolff: o Coral, Sua Técnica e Organização, em dois volumes, com mais de 400 páginas cada um; e
A Influência da Poesia Concreta na Música Vocal dos Compositores Gilberto Mendes e Willy Corrêa de Oliveira, com 350 páginas.
Os três resgates históricos mencionados no título são:
1.Recuperar do escuro das gavetas e arquivos a importância que o maestro Klaus-Dieter Wolff teve para a educação e para a música coral no Brasil;
2.Trazer ao público o Manual de Regência Coral do maestro Wolff, que nunca foi editado. Esse manual foi responsável pela formação de inúmeros regentes brasileiros, muitos deles atuantes até hoje; e
3.Restaurar e publicar mais de uma centena de obras corais brasileiros que estão fora de catálogo ou nunca foram editadas nem executadas em público. Este projeto é, na verdade, um pacote de ações, culturais, educacionais, sociais, de cidadania e de preservação do meio ambiente.
Rizzo conta que essa divulgação também foi pensada para o exterior, onde a música brasileira é cada vez mais observada e estudada. No entanto, o País não conta com grandes editoras que publiquem obras corais brasileiras nas suas diversas formações, como acontece nos Estados Unidos e na Europa.
“Nossos colegas, tanto no Brasil quanto, principalmente, no exterior, reclamam que é praticamente impossível ter acesso à produção de partituras brasileiras”, afirma.

AÇÃO SOCIOCULTURAL – Pela sua construção, o projeto pode ser visto como um pacote de ações culturais, educacionais, sociais, de cidadania e de preservação do meio ambiente.
O maestro tinha forte dedicação ao ensino de música e ao fortalecimento das atividades corais e costumava dizer: “O canto coral é a forma mais perfeita e de baixo custo para musicalizar uma nação”.
Wolff também se interessava pela literatura, foco do segundo livro, que trata da influência da poesia na música coral. Com esses dois motes, projeto prevê realização de ações para professores, crianças e jovens carentes formada por:
- Dezesseis oficinas de literatura e de música para professores da rede pública e para crianças e jovens carentes;
- Com o intuito de facilitar o acesso de outros interessados a essas atividades, serão produzidos seis vídeos, cada um com 30 minutos de duração. Objetivo é levar aos demais interessados de todo o Brasil ensinamentos de técnica vocal e sobre a literatura brasileira.

Serão doados 400 exemplares de cada livro para bibliotecas públicas, escolas de música e departamentos de música de universidades públicas, no Brasil e no exterior. Aos professores da rede pública que participarem das oficinas serão doados 320 exemplares de cada livro.
As oficinas de literatura e música destinadas a professores da rede pública serão realizadas em escolas nas cidades de Cubatão, Diadema, Santos e São Paulo. Já as oficinas para crianças e jovens carentes ocorrerão nas cidades de Cotia, Santos e São Paulo, nas sedes de entidades que já desenvolvem um trabalho social com essas faixas etárias.
Cada oficina foi pensada para, no máximo, 40 alunos, terá quatro horas de duração e serão fornecidos certificados aos integrantes. A entrada será gratuita, mediante inscrição prévia. Público: 320 professores e 320 crianças e jovens carentes, totalizando 640 pessoas.
Todo esse pacote de iniciativas, que envolvem ainda outras com foco em meio ambiente, está orçado da seguinte forma para atrair patrocinadores:
- Cota única de R$ 200 mil;
- Duas cotas de R$ 100 mil cada;
- Quatro cotas de R$ 50 mil cada.
Sob o número 2311687 do PRONAC (Programa Nacional de Cultura), cada patrocinador poderá abater 100% do valor investido do imposto de Renda que dever à Fazenda Nacional.
As contrapartidas oferecidas podem ser vistas por aqui.
QUEM É – Luiz Celso Rizzo é maestro, compositor, arranjador e produtor fonográfico. Graduado em música pela Faculdade de Música Carlos Gomes, é mestre em música pelo Instituto de Artes da Unesp. Foi também o regente acompanhador do lançamento do CD Vânia Bastos, Tom Jobim & Cordas (1995), com arranjos de Francis Hime.
Produtor fonográfico do CD Madrigal Ars Viva, de Santos (2023), no momento está trabalhando no relançamento do LP Gilberto Mendes (1979). O seu livro A Influência da Poesia Concreta na Música Vocal de Gilberto Mendes e Willy Corrêa de Oliveira deverá ser lançado em 2024.
SERVIÇO
Nome do Projeto: Canto Coral no Brasil: Três Resgates Históricos.
PRONAC: 2311687 (lei Rouanet)
Contato: Luiz Celso Rizzo. Fone: (11) 99740-4387 E-mail: rizzoluiz3@gmail.com
Para conhecer a apresentação do projeto, clique aqui.
CRÉDITO
A imagem da capa do livro exibida acima é de Massao Hotoshi, o mesmo que fez a capa da Veja quando John Lennon morreu.
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