
Essa seção, estritamente editorial, foi criada por dois motivos: mostrar o que algumas empresas fazem em favor da cultura e incentivar para que deem mais transparência às suas iniciativas com uso de leis de incentivo ou não.
É difícil para qualquer ação cultural criada no Norte ou Nordeste sobreviver sem patrocínio. E é mais difícil ainda encontrar empresa com sede ou filial nessas regiões que apoie projetos locais. Muito mais difícil ainda se o fizer sem utilização de incentivo fiscal.
O Coro Carlos Gomes, ligado à Fundação com o mesmo nome, está com sorte. Sediado em Belém do Pará, teve recentemente seu contrato de patrocínio renovado por mais uma temporada, agora com a volta de apresentações presenciais.
Quem tem bancado o esforço do Grupo, mesmo no período da pandemia, é a Hydro, empresa gigante de origem norueguesa, que tem como matéria prima principal a utilização de alumínio e com 30 mil funcionários distribuídos por 40 países.
Composto por alunos, ex-professores e professores da Fundação Carlos Gomes, o Coro está partindo para o 28º ano de existência, com diversas premiações obtidas, produção de três discos próprios e reconhecimento nacional de internacional. Suas atividades incluem realização de concertos e participação em eventos de música popular e erudita, passando por diversos estilos musicais como brega paraense à opera, música sacra, música popular regional, MPB e música erudita.
Maria Antônia Jiménez, maestrina do Coro, afirma que “a Hydro foi a primeira empresa multinacional que teve a sensibilidade de nos escutar, de nos valorizar e de nos levar para o lado dela, entendendo que somos um grupo representativo do Estado do Pará. Os eventos produzidos pela empresa para nossas apresentações são de alto padrão, o que demonstra a valorização do nosso trabalho. Além disso, quando veio a pandemia, a empresa manteve o patrocínio, mesmo sem poder usufruir presencialmente das nossas contrapartidas. Possivelmente, sem essa parceria, nosso Coro teria acabado, como aconteceu com tantos grupos musicais no Brasil, naquele momento tão desafiador”.
A empresa não conta qual é o aporte financeiro que dá a esse projeto, mas revela que ele é feito de forma direta, sem utilização de incentivo fiscal. E informa o que pensa para o setor de comunicação.
“Esse patrocínio é parte da estratégia de comunicação da Hydro, que tem buscado estar cada vez mais presente nas localidades onde atua. “Para dar continuidade e reconhecimento a toda essa história de sucesso nacional e internacional é que renovamos a parceria. A Hydro tem muito orgulho em ser apoiadora da cultura local e testemunha da evolução desses talentos e profissionais promissores”, destacou Nelia Lapa, vice-presidente de RH, Comunicação, Saúde e Segurança da Hydro no Brasil.
RESPOSTAS – A Assessoria da Hidro enviou algumas respostas sobre um breve questionário encaminhado pela Redação para compreender melhor sua estratégia e interesses.
Nem todas as perguntas foram respondidas, mas ela não se furtou a esclarecer a maioria delas. Ver abaixo.
VC – No texto é informado que essa iniciativa faz parte da “estratégia de comunicação da Hydro, que tem buscado estar cada vez mais presente nas localidades onde atua”.
Poderia dar mais detalhes sobre essa estratégia, o que objetiva alcançar e quais são outras ações desenvolvidas, se houver?
R) A Hydro está comprometida em ser um bom vizinho, agindo com responsabilidade e colocando saúde, meio ambiente e segurança em primeiro lugar onde tem operações. No Pará, as operações estão localizadas em Belém, Barcarena e Paragominas. Para isso, a estratégia de comunicação local da Hydro prioriza ações que impactam as comunidades próximas a sua área de atuação e que alcançam positivamente um número maior de pessoas. A Hydro é uma empresa líder em energia e alumínio comprometida com um futuro sustentável. O objetivo da empresa é apoiar o desenvolvimento de sociedades mais viáveis, transformando recursos naturais em produtos e soluções de forma inovadora e eficiente.
VC – Damos reconhecimento a qualquer empresa que patrocina projetos regionais do Norte/Nordeste, pois geralmente as companhias ali sediadas apoiam somente ações realizadas no Sul/Sudeste.
Mas gostaríamos de saber: esse apoio dado ao Coro Carlos Gomes é com utilização de alguma lei de incentivo? Se sim, qual? E qual é o aporte que tem sido dado ao Coral?
R) O apoio ao Coro Carlos Gomes é um patrocínio cultural direto da empresa, com o qual pretende promover um impacto positivo no Pará, entendendo que a música é um importante instrumento de desenvolvimento social. O patrocínio acontece desde dezembro de 2019, e a Hydro foi a primeira empresa privada a patrocinar o grupo, mantendo o incentivo, inclusive, durante o período mais intenso da pandemia da Covid-19.
VC – No site internacional da Hydro está escrito que quem desejar patrocínio deve se dirigir diretamente para uma unidade local da Hydro.
Como isso deve ser feito? Qual a via de solicitação? Quem analisa? Há prazo definido para isso?
O que a empresa prevê para o próximo ano, dentro de sua estratégia de comunicação?
R) No Brasil, as solicitações de patrocínio, tanto para patrocínio direto como via incentivos fiscais, devem ser realizadas via Canal Direto. O contato com o Canal Direto pode ser realizado pelo e-mail canaldireto@hydro.com, pelo telefone 0800 721 0794 ou pelo site com. Os projetos submetidos à aprovação passam por um rígido processo de avaliação que, entre outros fatores, considera a exposição e promoção da marca, a disseminação de mensagens-chave, o estreitamento da relação com stakeholders e o impacto social positivo do patrocinado. As propostas são avaliadas pela área de Comunicação, em concordância com as estratégias pré-definidas e a liderança da empresa. Para 2023, a Hydro mantém a estratégia de apoiar projetos que valorizem a cultura paraense e que beneficiem a população dos locais onde atua, e também a projetos que mostrem a importância do alumínio para a sociedade e a cadeia de valor responsável.
QUEM É – Hydro é uma empresa líder em alumínio e energia. Por meio de seus negócios, está presente em uma ampla gama de segmentos do mercado de reciclagem de alumínio e metais e de energia e energias renováveis.
LEI TAMBÉM: Fabricante de Pneu Conta o que Faz Com o Patrocínio
LEIA TAMBÉM: Rappi Adere ao Streaming e Lança Plataforma Para Entretenimento