Selecionamos Um Monte de Coisas Que Você Precisa Saber Sobre o Edital do Banco do Brasil

O Banco do Brasil está com edital vigente até 26 de maio para proponente que desejar inserir seu projeto na programação dos Centros Culturais no período 2026/2027.

Os editais do BB, diferentemente de vários outros que capricham na feitura de cadastros torturantes, torna simples o que sempre deveria ser simples, com preenchimentos na base do Sim ou Não ou indicação de escolhas, exceto em questões básicas como dados cadastrais, bancários e sobre o projeto, com nome e prazos de início e fim.

Quem for preencher precisa saber que a proposta não necessita estar inscrita na lei Rouanet, mas se estiver terá prioridade e, se não estiver, parceria com Ministério da Cultura viabilizará o trâmite dos projetos na plataforma de gestão do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). E mais: o edital não exige que a proposta esteja enquadrada no Art. 18 da lei, aquele que oferece à empresa abatimento do IR de 100% do valor investido.

O proponente deve levar em conta que, caso seu projeto seja escolhido, ele só poderá contratar fornecedor que seja cliente do Banco do Brasil e, para essa edição, selecionará projetos pertencentes às seguintes áreas e segmentos:

Artes Cênicas

Teatro adulto, teatro infantil ou infantojuvenil, performance, ópera, musical, circo e dança. Podem ser projetos individuais ou em formatos de festival ou mostra.

Música

Festival e série (conjunto de apresentações musicais distintas organizadas sob um eixo curatorial comum).

Exposição

Mostra coletiva ou individual.

Cinema

Mostra de filmes organizada sob um eixo curatorial comum.

Educação e Mediação

Projetos de arte e educação, com longa duração, que abrangem as áreas e segmentos deste Edital, como mediação de exposições, oficinas livres, rodas de leitura, contação de histórias, formação, capacitação, entre outros.

Diálogos

Projetos que proporcionem trocas significativas com o público, os artistas, o mercado, outras instituições culturais e a sociedade, considerando as especificidades da cultura local.

Projetos que percorram diferentes áreas culturais e que considerem a transversalidade de saberes e linguagens.

Experiências

Projetos que promovam o encantamento, que surpreendam e tragam novas perspectivas em suas linguagens artísticas.

Projetos que estimulem o conjunto dos sentidos, construindo conexões e memória.

Pluralidade

Projetos que expressem a riqueza das manifestações artísticas brasileiras e/ou internacionais.

Projetos que reafirmem a diversidade, oferecendo caminhos para compreender a construção contemporânea de identidades.

APORTE E NOVIDADE – O BB destinará R$ 60 milhões para cada para o período, e afirma que os R$ 120 milhões representam aumento de 20% em relação ao edital anterior, a fim de ampliar e diversificar a quantidade de projetos apoiados.

Uma das novidades é que realizará cursos presenciais de capacitação pelo país para produtores culturais. Cada encontro terá duração de um dia, em que serão apresentados o CCBB, o edital de patrocínio, o processo de inscrição, os benefícios da Lei Rouanet, a aprovação de projetos junto ao Ministério da Cultura, entre outros. Objetivo do Banco é disseminar e democratizar o acesso ao edital em todas as regiões do país e por produtores dos mais variados portes.

Os critérios definidos para seleção dos projetos são:

RELEVÂNCIA

Proponente deve justificar a importância do projeto para a sociedade e sua capacidade de disseminar conhecimento e multiplicar ideias.

ADERÊNCIA AO EIXO CURATORIAL

Edital pede que projeto esteja conectado ao eixo curatorial, descrevendo de que forma responde a cada uma das diretrizes.

VIABILIDADE FINANCEIRA

Proponente deve inserir no cadastro valor geral da proposta que seja compatível com a execução do projeto e com os valores praticados no mercado.

VIABILIDADE TÉCNICA

Deve-se especificar as equipes técnica e artística, evidenciando sua qualificação e capacidade para a execução do projeto.

ACESSIBILIDADE

É preciso descrever de que forma o projeto contempla acessibilidade para os diversos públicos.

Outras coisas que é bom saber:

Não há limite de quantidade de inscrições por proponente, mas a mesma proposta não pode estar em mais de uma área e segmento.

Projetos com cobrança de ingresso devem seguir os preços praticados pelas unidades do CCBB, incluindo os critérios de meia-entrada. Antes do repasse do valor de bilheteria à patrocinada, serão descontados impostos e taxas.

Iniciativas podem compor a programação das cinco unidades do Centro Banco do Brasil ao longo dos próximos anos. Elas estão no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília Belo Horizonte e Salvador.

O valor do patrocínio será negociado com o proponente, considerando as contrapartidas oferecidas.

Podem participar proponentes pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos (MEI, instituições, empresas, fundações ou associações; proponentes pessoas físicas (brasileiros ou estrangeiros com CPF).

Por interesses estratégicos, Banco afirma que poderá analisar e selecionar projetos fora do Edital, assim como analisar projetos que não se beneficiem dos programas federais de incentivos.

Os locais e horários dos cursos presenciais e como participar serão divulgados proximamente e estarão disponíveis no site http://www.bb.com.br/patrocinios

O proponente terá apenas 3 horas para preenchimento e envio do formulário. Não é possível salvá-lo para enviar depois.

Serão desclassificados projetos e proponentes cujo projeto social se enquadre nos programas da Fundação Banco do Brasil. Mais informações em http://www.fbb.org.br/

Para patrocínios em geral, tais como eventos, feiras e assemelhados, agronegócio, shows, eventos de esporte ou atletas, sustentabilidade e inovação, o recebimento de propostas pelo Banco do Brasil é contínuo, ao longo de todo o ano. Elas irão compor um banco de oportunidades. O prazo mínimo para o envio é de 90 dias de antecedência ao início do evento.

Se a sua proposta se enquadra nessas características, clique abaixo para o preenchimento do formulário de solicitação.

Formulário de Inscrição

SERVIÇO

Inscrições: São gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo formulário disponibilizados nesse link https://ccbb.br.sponsor.com/form?pid=0&cid=234725

Prazo para inscrição: até 23h59 do dia 26 de maio de 2025.

Dúvidas, informações e casos omissos relativos ao Edital serão esclarecidos, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, pelo endereço dimac.cultura@bb.com.br

Para acessar a íntegra do edital clique aqui 

Para ver mais informações acesse http://www.bb.com.br/patrocinios

Homepage: Imagem de Thomas Wolter 

Visite Valor Cultural 

LEIA TAMBÉM

Rouanet Rompe Todos os Parâmetros. Inclusive na Inserção de Novas Empresas

Qual é a Contribuição do Agro Para a Cultura? A gente conta aqui

 

Shopping cart close
Pular para o conteúdo