Empresa não informa quanto aplicará, mas a RD-RaiaDrogasil está com processo de seleção aberto para projetos aprovados em leis de incentivos. Embora o foco esteja na saúde, a da cultura é uma delas.
De todo o segmento de farmácias, a Raia é a que mais aplica em ações culturais incentivadas, embora a maioria da verba seja dirigida para instituições como Museu do Amanhã, Museu Judaico, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo ou Instituto Baccarelli.
Mas tanto em 2022 como em 2023 sobrou espaço para iniciativas diferentes (embora não muitas). No ano passado, um espetáculo de teatro itinerante chamado Carreta Cultural – Juntos Para um Mundo Melhor, proposto Maurício Machado Vieira Produções, recebeu da empresa R$ 330 mil dos R$ 2,6 milhões captados no total. Maior contribuinte foi o Grupo Safra, com R$ 1,2 milhão.
Também naquele ano bancou sozinha com R$ 599 mil o documentário DOAR, que tratou da cultura da doação no Brasil. Seu proponente foi Deusdará Filmes. Outra ação da qual foi única patrocinadora chamou-se Vida em Pauta, com intervenções artísticas em hospitais. A proposta da Interarte Produções Artísticas seduziu a empresa a ponto de ela inverter no projeto R$ 890 mil.
Em 2023 há o exemplo de apoio ao Ballet Paraisópolis, projeto sociocultural realizado na comunidade situada na zona sul de São Paulo. Do R$ 1,1 milhão captado pela Associação Ballet Paraisópolis, metade foi contribuição da Raia.
O Pratinho Firmeza Brasil também teve a empresa como patrocinadora ao aplicar R$ 499 mil nesse livro infantil que prega a alimentação saudável para as crianças. Associação da Escola de Jornalismo foi a proponente.
Mas o que acontece com o grupo RD é o que acontece com grande parte das empresas brasileiras. Se você for procurar no site da empresa como enviar projetos culturais incentivados, não vai achar; se procurar por Política de Patrocínio, não vai achar; se procurar por quais projetos já apoiou, como os citados acima, também não vai encontrar.
Mas se seu interesse for por envolvimento da empresa com Investimento Social Privado, informação não vai faltar, tanto no site quanto em seu Relatório Anual de Atividades. Não encontramos a Política de Investimento Social Privado, mas a Assessoria da empresa enviou link onde ela pode ser encontrada. Está em Serviços Financeiros. Ver por aqui.
Em 2022 o grupo utilizou R$ 5 milhões com uso da lei Rouanet, valor diluído dentro do total de R$ 7,1 milhões aplicados no ano com essa e outras leis ligadas ao social. No site da Raia o único projeto cultural citado foi o Doutores da Alegria, ação apoiada em 2020 com R$ 600 mil. No Relatório há cinco páginas abordando iniciativas sociais e apenas uma referência à cultura – a exposição S2 – Coração, Pulso e Vida, realizada no Museu do Amanhã. Fez parte do pacote de R$ 2 milhões endereçados ao Museu naquele ano (essa informação não consta do Relatório).
O perfil de investimento do Grupo Raia é semelhante a muitos outros que utilizam incentivo à cultura e o investimento social privado com recursos próprios. Consta no Relatório, por exemplo, que no ano ela aplicou R$ 11,3 milhões em doações com recursos próprios, além de outros 11,1 milhões realizados por clientes, totalizando, contando-se com o aplicado com lei Rouanet, R$ 29,5 milhões.
Há várias páginas no Relatório Anual detalhando como foi aplicada verba em ações sociais – a cultura mereceu apenas a menção acima.
Fica, portanto, evidente, como é regra geral, que as empresas possuem uma Política de Investimento Social claro, abrangente, mas dentro da qual o uso do incentivo para o setor cultural é somente um adendo. Já escrevi outros artigos sobre isso (ver links no final da matéria). Elas usam a renúncia fiscal, mas não contam como e em quê. Há exceções, como sempre.

Para quem busca patrocínio, sempre aconselhamos a lerem os Relatórios de Atividades das empresas ou o nome que derem a ele, como Sustentabilidade, Responsabilidade Social, etc. Separamos aqui somente o trecho relativo a projetos sociais da Raia e sua leitura deixará mais evidente o descrito acima. Se preferir ler todo o Relatório acesse por aqui.
SAÚDE – Embora o chamamento atual para recebimento de projetos inclua a lei federal de incentivo à Cultura, seu foco está na saúde e seus pilares estratégicos: saúde física e mental, saúde social, saúde ambiental e saúde integral das comunidades. Eles abrangem:
Saúde física e mental: cuidar da saúde física e mental, por meio do acesso, promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de enfermidades físicas e transtornos mentais, bem como o acesso e promoção de hábitos saudáveis e de bem-estar.
Saúde social: conectar ações de diversidade e inclusão e geração de trabalho e renda, em alinhamento com a saúde física e mental.
Saúde ambiental: promover estilos de vida sustentáveis conectados à saúde física e mental.
Saúde integral das comunidades: contribuir com a saúde integral das comunidades, atuando em crises humanitárias de saúde e de subsistência.
Empresa considera uma conquista do ano de 2022 a aprovação da doação de 1% do lucro líquido da companhia para investimento social. Esse valor junta-se às outras duas vias de financiamento: doações de clientes e incentivos fiscais. Os aportes incentivados em 2022, no total de R$ 7,1 milhões, contribuíram para 19 projetos com realização em 2023.
Por isso é provável que o valor aportado para a chamada pública atual fique em torno desses números.
O processo de seleção é destinado a projetos aprovados nas leis federais, de Incentivo à Cultura e ao Esporte, e aos Fundos da Infância e Adolescência e do Idoso, já publicados no Diário Oficial da União (DOU) ou no Fundo/Conselho Municipal para captação até 31 de dezembro. Os projetos selecionados receberão apoio financeiro neste semestre, em setembro e dezembro.
Os proponentes devem ser Pessoas jurídicas e podem apresentar número ilimitado de projetos de qualquer lugar do Brasil. O prazo de execução deverá ser, preferencialmente, até dezembro de 2024.
O período de inscrição para os projetos está aberto até o dia 15 de agosto de 2023. As inscrições são feitas por esse link.
Fica aí a dica. E tome como base os pilares estratégicos mencionados acima.
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