Um Post Para Interessar aos Jovens Bailarinos

Atenção bailarinos e estudantes de dança, de todas as nacionalidades, que tenham de 10 a 25 anos. Vem aí o 3º FIDPOA – Festival Internacional de Dança, com uma Mostra Competitiva que vai premiar os melhores candidatos em quatro estilos: Ballet Clássico de Repertório, Dança Contemporânea, Neoclássico e Danças Livres (que podem incluir modalidades como Jazz, Street Dance, Dança de Salão, entre outras). E grandes nomes da dança no mundo estarão no Brasil para selecionar jovens talentos.

O FIDPOA será também uma seletiva para a final mundial do YAGP (Youth America Grand Prix), a maior competição de dança do mundo, que será realizada em Tampa, nos Estados Unidos, em abril de 2024.

Entre os jurados já confirmados estão ícones da dança mundial como Robert Parker, bailarino inglês que vem pela primeira vez ao Brasil. Formado pela Royal Ballet School, desde 2012 ele é o diretor artístico de uma das mais renomadas escolas de dança da atualidade, a Elmhurst Ballet School, de Birmighan, na Inglaterra.

No FIDPOA pela primeira vez, a professora de dança Deborah Hess é um dos nomes mais respeitados do ballet internacional na atualidade. Como membro sênior do Canada’s National Ballet School, ela é a responsável pelo Programa de Intercâmbios da escola e vem para prospectar talentos no festival.

Ghislain de Compreignac, do Paris Marais Dance School (Estúdio Daniel Martins)

Além desses nomes da dança internacional, o 3º FIDPOA tem entre os jurados confirmados nomes como o de Ghislain de Compreignac, do Paris Marais Dance School, da França; Claudia Zaccari, diretora do departamento clássico da Oppus Ballet Internacional PR Só Dança, de Roma; Stanislav Belyaevsky, de São Petersburgo, na Rússia; Caridad Martinez, do National Ballet of Cuba; Miguel Bonnin, diretor artístico do Ballet Clásico y Moderno Municipal de Asunción, no Paraguai; Olaf Höfer e Kathrin Baum-Höfer, do Staatliche Ballettschule Berlin, da Alemanha; Charmaine Hunter, do Orlando Ballet, nos Estados Unidos; e Robert Garland, do Dance Theatre of Harlem School, de Nova York, nos Estados Unidos.

A embaixadora do festival é a bailarina Rejane Duarte, de Porto Alegre, radicada nos Estados Unidos, formada no Ballet Vera Bublitz, e que conquistou carreira internacional na dança, incluindo passagem pelo Dance Theatre of Harlem School, onde chegou ao posto de primeira bailarina.

“O Festival é uma grande vitrine mundial da dança e representa, em único evento, múltiplas oportunidades para os bailarinos do Brasil e de toda a América Latina”, destaca a idealizadora e coordenadora geral, Carlla Bublitz.

Nas duas edições anteriores, realizadas em 2018 e 2019, o FIDPOA contou com mais de 3 mil participantes de todo o Brasil e de países vizinhos e distribuiu 260 bolsas internacionais e 70 bolsas nacionais.

O 3º FIDPOA – Festival Internacional de Dança terá abertura oficial com uma grande gala no dia 6 de junho e a mostra competitiva será realizada durante o período de 7 a 10 de junho. No dia 11, a programação será marcada pelo evento de premiação e pela divulgação dos vencedores, que ocorrerá no período da tarde. Já, à noite, ocorrerá a gala de encerramento do festival com a participação de bailarinos convidados.  A próxima edição do FIDPOA está prevista para 2026.

O Festival tem financiamento pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio do Conselho Brasileiro da Dança – CBDD, patrocínio de Icatu e Rio Grande Seguros, Companhia Zaffari e realização do Ballet Vera Bublitz.

SERVIÇO

3º FIDPOA – Festival Internacional da Dança de Porto Alegre
Data: 6 a 11 de junho
Local: Theatro São Pedro
Inscrições para a Mostra Competitiva até 30 de abril pelo site: https://www.festivalonline.com.br/
Instagram: @fidpoafestival

A imagem da homepage é com o bailarino Robert-Parker, do Apollo-Birminghan-Royal-Ballet (Credito-Eric-Richmond)

Shopping cart close
Pular para o conteúdo