
Ele só tinha uma câmera, a luz ambiente e nada de software para ajudar. De bom, tinha o convite da Red Bull para recriar um momento de lucidez criativa de um jogador de futebol.
Três anos depois, o artista croata Mislav Mironovic conta como conseguiu reinventar o gol que Neymar fez contra o Villareal, em 2015, pela liga espanhola de futebol, quando superou com um “chapéu” o zagueiro que vinha às suas costas.
O desafio era ter de fazer isso com as latas da Red Bull. A marca já o havia chamado antes para criar uma camisa para Neymar com os mesmos elementos, porém, dessa vez, a criação não poderia lidar com objetos estáticos – fazer a lata receber a bola e superar outras latas artisticamente parecia ainda mais complicado para quem não tinha equipamento adequado para isso.
“O processo criativo foi bem simples por ser uma das primeiras animações que fiz e eu só tinha uma câmera e luz ambiente. O único problema é que eu não tinha o software para ver para onde as latas estavam se movendo e como ficava. Então eu tive de imaginar todos os movimentos, para mover as latas e só depois de exportar as fotos, consegui ver a mágica.”
A “mágica” viralizou depois que o próprio jogador deu um like no trabalho do croata e com a notificação de que “Neymar mencionou seu nome”, e a quantidade de pessoas que viram seu trabalho, Mislav vislumbrou seu futuro: “fazer o stop motion do gol inspirou-me a criar projetos maiores e melhores”.
O vídeo da entrevista, com a recriação do artista, pode ser visto por aqui: