O mundo dos negócios passou por transformações nos dois anos de pandemia. Durante esse tempo muitas empresas que não pararam conseguiram se inovar diante do caos.
A criatividade foi o alicerce para muitos funcionários continuarem a entregar um excelente serviço, priorizando a qualidade da entrega. Além disso, um profissional que tem um perfil criativo se destaca ainda mais no ambiente de trabalho. O relatório “StateofCreate:2016” da pesquisa da Adobe, que entrevistou mais de 5 mil adultos, em 5 países, revelou que as pessoas que se identificam como criativas têm uma renda de 13% maior do que as não-criativas.
Segundo ainda a pesquisa da Adobe, ser criativo é considerado um atributo de valor para a sociedade por 70% dos respondentes, enquanto 64% enxergam que a criatividade impõe vantagens na economia.
já o último “Relatório do Futuro do Trabalho”, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, destaca que a criatividade é a 5ª habilidade que será mais valorizada no mundo do trabalho até 2025. As demais habilidades são: pensamento crítico; resolução de problemas; aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado; e pensamento analítico e inovação (Em ordem decrescente).
Os acontecimentos da pandemia trouxeram novas formas de trabalho, muitos profissionais tiveram que pensar fora da caixa e se inovar de acordo com as novas demandas de comportamento, social e de saúde. E sair da rotina foi uma opção para encontrar a fonte de inspiração, especialmente nas agências de Marketing, onde mais do que ter uma equipe engajada, a criatividade precisa estar presente na jornada de trabalho.
Segundo ainda a pesquisa da Adobe, ser criativo é considerado um atributo de valor para a sociedade por 70% dos respondentes, enquanto 64% enxergam que a criatividade impõe vantagens na economia.
Pensando neste cenário, Raphaed Oliveira, Diretor da BOX Ideias e especialista em marketing, cita 5 dicas para você desenvolver sua criatividade no trabalho:
1- Leia mais sobre diversos assuntos
A criatividade se desenvolve por meio de conexões neurais do repertório que temos. Por isso, ler mais e eleger diversos tipos de tema, nos faz mais criativos na resolução de problemas. Comece por 15 minutos diários e vá evoluindo no tempo a cada semana. Os clubes de assinatura de livros como TAG e Dois Pontos são ótimos para você criar o hábito da leitura.
2 – Tenha um planner
Um planner é diferente de uma agenda porque por meio dele você consegue monitorar a sua evolução pessoal, indo além da agenda profissional. E como sabemos: o trabalho reflete a nossa rotina pessoal, logo, monitorando o que deu certo nos seus hábitos fora do trabalho, e o que deu errado, te ajudará a melhorar a cada mês traçando metas tangíveis e respeitando o seu ritmo emocional.
3 – Tenha mais contato com a natureza
Para a criatividade aflorar ter contato com o verde, seja em um parque ou praça, acalma a mente. Logo, conexões mentais são favorecidas nos desafios do trabalho e a resolução das tarefas vem de maneira mais fácil.
4 – O ócio é importante
Tenha momentos de descanso seja meditando, ouvindo uma música, ou apreciando um pôr do sol. Para que a mente seja carregada de ideias boas, ela precisa descarregar. O descanso é necessário para que a criatividade aconteça.
5 – Cuide de uma planta, pet, ou filho humano
Ao cuidar de outro ser, a capacidade adaptativa aflora, logo a criatividade acompanha esse movimento. Com essa responsabilidade de cuidar do outro, habilidades como empatia, resiliência, e amor são desenvolvidas. Precisamos dessas habilidades para que a criatividade ocorra.
SERVIÇO – Esse conteúdo foi uma colaboração da Box Ideias, agência de Marketing e Tecnologia sediada em Maringá (PR). Saiba mais, aqui!