Em resposta a questionamentos da MarketingCultural/Valor Cultural, Diretora de Comunicação revela diretrizes e desejos do recém lançado Instituto Unipar.
Em 2022 a Unipar criou seu Instituto. Objetivo? Impulsionar iniciativas estratégicas, que passam por fortalecer a atuação social e firmar compromisso com o desenvolvimento humano, social, cultural, esportivo, educacional e ambiental, segundo promete ele próprio. Sem perder a ligação com o saneamento, razão principal da existência da empresa.
Isso resultou num investimento na casa dos R$ 11 milhões para projetos incentivados e não incentivados, com execução, em 2022 e 2023, nas localidades onde a companhia está presente. Uma das ferramentas utilizadas foi a lei federal de incentivo: em 2022 foram aplicados R$ 7,6 milhões em projetos que envolveram livros, peça e festival de teatro, exposições, ações no segmento de Museus e Memória e apoio à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. O recorde anterior era de R$ 2,6 milhões.
“Assumimos o compromisso na nossa diretriz de sustentabilidade de impactar 2 milhões de pessoas com nossos projetos de investimento social privado até 2030”, afirmou Suzana Santos, Diretora de Comunicação da Unipar.
Dentro da verba utilizada estão incluídas doações para ações sociais e patrocínio nas frentes de cultura, educação, esportes e saneamento, com impacto previsto para 850 mil pessoas no período. Todas as fábricas empregam colaboradores locais e apoia projetos sociais relacionados a esses segmentos.
Outros exemplos de projetos patrocinados são a Bienal de São Paulo e todo seu programa de mostras itinerantes, a SP-Arte, o MASP-SP, o MAM-RJ e o Museu Imperial.
No segmento de Teatro, em 2022, empresa bancou sozinha a peça Caminhos da Independência – Ano XIX, para celebrar a passagem de D. Pedro I por Cubatão, proposta pelo Teatro do Kaos, com R$ 105 mil.
Em 2021 foram patrocinados diversos livros da Editora Capivara, que recebeu R$ 1,6 milhão para publicação de cinco livros e, em 2022, mais R$ 500 mil destinados ao Catálogo Raisonné Arthur Bispo do Rosário. Que ligação a empresa tem com a Editora? Diretora de Comunicação respondeu.
EDITAL – Para atrair proponentes, Instituto lançou edital, com prioridade para iniciativas no entorno das fábricas nas cidades de Santo André (SP) e Cubatão (SP) e nos Estados da Bahia e Minas Gerais. Prazo de inscrição se encerrou em novembro/22.
Na área social, empresa indica apoio ao projeto Mempodera, que apoia o desenvolvimento de meninas de 6 a 15 anos moradoras Cubatão, com aulas de inglês, interação social e debates sobre temas relevantes como o empoderamento feminino. E ainda o Projeto Pescar, voltado para o desenvolvimento pessoal e cidadão, trabalhando conceitos como relacionamento interpessoal e em grupo.
Foi prevista a utilização das leis Rouanet, Esporte, Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e Fundo do Idoso.
TRANSPARÊNCIA – Como quase todas as empresas, a Unipar não discrimina quanto aplica em cada projeto, o que deveria fazer, e não informa quanto foi utilizado com recurso próprio, o que também deveria fazer. Mas, pelo menos, indica as entidades que receberam verba. Nessa lista estão, também, alguns projetos incentivados com leis locais, sociais e de esporte.
Em seu Relatório de Sustentabilidade 2021 (ainda não foi lançado o de 2022) são indicadas diversas iniciativas voltadas para as comunidades envolvendo cidadania, projetos sociais e esportivos, além de educação, conforme pode-se ver nesse extrato retirado do Relatório.
Em sua página de Investimento Social, no site da empresa, encontra-se o resultado do Edital e os projetos escolhidos, com suas respectivas leis, e também alguns de anos anteriores. O endereço é https://www.unipar.com/investimento-social/#1
ENTREVISTA – Acompanhe abaixo as respostas enviadas por Suzana Santos, Diretora de Comunicação da Unipar. Nem todas as perguntas foram respondidas, mas o resultado mostra quais os interesses da empresa e Instituto.

VC – Como foram distribuídos esses 11 milhões? A empresa utilizou leis regionais para patrocinar projetos?
A Unipar tem como objetivo impactar 2 milhões de pessoas por meio de projetos sociais nas frentes de arte e cultura, educação, esportes e saneamento até 2025. Somente os investimentos realizados em 2021, que criarão impactos sociais no biênio 2022/23, somam R$11 milhões e devem impactar mais de 850 mil pessoas no período.
Os investimentos são realizados via recursos próprios e incentivados no âmbito da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e Fundo do Idoso. Além disso, a empresa também avalia projetos incentivados via ICMS do Estado de São Paulo – Proac e PIE.
VC – Quanto foi aplicado diretamente em patrocínio a ações culturais ou sociais, quais foram os beneficiários e com quanto cada um?
Os investimentos anunciados – R$ 11 milhões – foram direcionados para apoiar projetos sociais selecionados por meio de edital lançado em 2021 e também para projetos selecionados diretamente dentro dos focos de atuação definidos pela Unipar em saneamento e desenvolvimento humano, principalmente nas frentes de educação, cultura, esportes e ações sociais.
VC – A Editora Capivara Editora tem diversas ações patrocinadas pela empresa – ela participa nos editais ou é apenas uma relação de confiança?
A Unipar se utiliza de edital e também faz uma seleção própria de projetos dentro de sua área de atuação.
A Editora Capivara possui trabalhos de qualidade, por meio do lançamento de novas obras, fomenta a educação e a preservação do patrimônio histórico, cultural e memorial do país, e foi uma das empresas com projetos apoiados pela empresa, mas a atuação da Unipar abrange várias frentes de atuação, como em equipamentos culturais como a Bienal e o MAM Rio, e também em projetos locais nas regiões onde atua, como o Mempodera, o Fazer Valer e muitos outros.
VC – Se não for por edital, e um proponente desejar encaminhar proposta para a empresa, como deve fazer?
Qualquer proponente pode submeter projetos para a apreciação da Unipar, seja por meio dos editais que a empresa lança anualmente ou também a qualquer momento por meio de uma área própria para esta finalidade no site* da Unipar.
VC – A empresa estabelece prazos para recebimento de projetos?
Durante os editais, sim, mas, como referido anteriormente, novos projetos podem ser enviados por meio do site da empresa a qualquer momento.
* Não foi encontrado espaço para encaminhamento de projeto fora de edital no site da Unipar. Mas pode ser utilizado esse endereço para inscrições contínuas.
QUEM É – Unipar é líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul. Se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, papel e celulose, desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras.
É uma das petroquímicas que se destaca na produção de insumos primordiais para o tratamento de água, efluentes e saneamento, e conta com cerca de 1.400 colaboradores diretos em seus escritórios e plantas industriais localizadas em Cubatão (SP) e Santo André (SP), no Brasil, e Bahía Blanca, na Argentina.
Está presente também na Bahia, Rio Grande do Norte e Minas Gerais nos projetos de construção e operação de parques solares e eólicos, em parceria com as empresas de energia AES Brasil e Atlas Renewable Energy.
Empresa brasileira, constituída em 1969, em 2013 consolidou a compra da Carbocloro e a incorporou ao seu nome. Carbocloro tinha histórico de patrocínio à cultura com lei Rouanet desde 1996, mas com aplicações baixas, especialmente direcionadas para Orquestra Sinfônica Brasileira.
Como Unipar os interesses se estenderam para segmentos de livros, teatro, exposições e forte investimento na Elaboração e execução de projeto executivo para reforma e adaptação do Museu Casa Geyer, subunidade imporante do Museu Imperial.
Somando-se todas as aplicações chega-se ao volume de R$ 16 milhões somente com lei Rouanet.
OBS: As imagens são de Divulgação.