O Eventbrite é um site de gerenciamento de eventos e emissão de bilhetes, que permite aos usuários criar sua própria página na Internet de eventos locais, além de oferecer processamento de pagamentos e promoção da marca.
Para descobrir quais são as tendências para o setor durante 2020, contratou a agência Mantis Research em outubro de 2019, que ouviu 6.843 entrevistados, sendo 480 da América Latina (Brasil e Argentina), dos quais 51% eram brasileiros. Essa pesquisa é feita anualmente.
Como resultado publicou relatório abordando o cenário atual do mercado latino-americano neste segmento e as novidades que estão por vir, com informações sobre o mercado brasileiro e argentino.
Abordou três aspectos:
> Como a indústria latino-americana está mudando o cenário de eventos;
> Principais tendências que irão impactar os eventos em 2020 – e como implementá-las;
> Como usar estratégias de marketing eficazes, que geralmente não são exploradas pelos profissionais.
Na pesquisa do ano passado, 66% dos entrevistados afirmaram que o maior desafio dos organizadores de eventos é o alcance de novos públicos. E neste ano o percentual continuou quase o mesmo, com 67%.
Embora esta seja a principal necessidade, ainda é muito pequeno o número de organizadores que usam diferentes táticas de marketing para a divulgação de seus eventos. Grande parte deles ainda trabalha com os meios convencionais de divulgação e não se aventuram com o uso de novas plataformas, mesmo sabendo sobre a sua efetividade em outros segmentos.
Com 48%, marketing e comunicação continuam a liderar a área para a qual os entrevistados gostariam de contratar mais profissionais em 2020. Na pesquisa anterior, 46% escolheram essa opção.
As principais escolhas da fonte de receita dos eventos na última pesquisa foram exatamente as mesmas citadas para 2020, inclusive na mesma ordem. Esse número mostra como as vendas de ingressos continuam sendo importantes para a saúde financeira dos eventos no Brasil.
Os entrevistados preocupam-se com as questões ambientais e têm procurado por formas inteligentes de diminuir os resíduos gerados durante os eventos realizados.
Levantamento mostra que nossos eventos estão cada vez mais diversos e abertos para todos os tipos de público. Entre os países entrevistados, é o que mais demonstra essa preocupação – os organizadores brasileiros já possuem diversas estratégias para criarem eventos mais inclusivos e acessíveis.
QUEM É – Perto de 800 mil criadores de eventos utilizaram a Eventbrite em 2018 para emitir 265 milhões de ingressos e inscrições, incluindo festivais de música, festas, conferências, jantares e aulas de fotografia. Mais informações em //www.eventbrite.com.br/