Prepare-se. O Universo das NFTs Vai Aportar no Brasil

X-Copy é uma das NFTs mais valorizadas do mercado

De repente, não mais que de repente, dois anos atrás surgiu um novo mercado chamado NFTs, que já em 2021 movimentou a bagatela de US$ 17,6 bilhões em transações. NFTs é uma sigla que abrevia a expressão non-fungible tokens e que em português é algo como um token não fungível, um tipo especial de token criptográfico que representa algo único. Bens infungíveis são bens que não podem ser substituídos por outros de mesma natureza (espécie, qualidade e quantidade), como obras de arte, itens únicos e raros etc. No universo das criptomoedas, token significa a representação digital de um ativo – dinheiro, propriedade e investimento.

É bom explicar por que as pessoas que escrevem essas coisas acham que todo mundo no Brasil sabe inglês, e é importante entender já que NFTs fazem parte de uma revolução na forma como as pessoas irão interagir no meio digital e como a tecnologia será aplicada no mundo físico. E vai ser um ativo valioso para artistas, criadores, colecionadores, startups e investidores.

Essa introdução é para dizer que a partir de 30 de junho vai aportar no Brasil o primeiro evento internacional voltado exclusivamente ao tema. O carro-chefe será uma mostra reunindo centenas de obras de mais de cem artistas nacionais e estrangeiros. O NFT.Rio vai ocupar a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ) até dia 3 de julho, de forma imersiva.

O material de divulgação do evento afirma que vai haver talksworkshops e pitchings destinados a players do mercado e iniciantes nos temas da Web3, significando que vai haver conversas, reunião de grupos interessados no assunto e a defesa oral das ideias que é a melhor tradução para pitchings.

“A nossa missão é apresentar a cultura NFT a uma nova e ampla audiência, bem como ajudar a empoderar os criadores brasileiros na cena global. Escolhemos o Parque Lage por ser um espaço de referência da arte no país e um cartão postal da cidade”, explica Marcus Menezes, um dos organizadores do NFT.Rio e fundador da coleção de NFTs CryptoRastas.

Uma das peças da coleção CryptoRastas

Dono de um acervo avaliado em US$17 milhões, o misterioso colecionador de NFTs Cozomo de’ Medici — pseudônimo reivindicado pelo rapper Snoop Dogg — emprestou parte de sua coleção para o evento. A seleção inclui alguns dos mais valorizados NFTs do mercado como CryptopunksXCopy e Fidenza. A aproximação de Cozomo com o NFT.Rio começou quando ele adquiriu alguns CryptoRastas, exemplares da série criada por Marcus, hoje prestigiada internacionalmente.

Além dos CryptoRastas, integram a mostra do evento obras de outros artistas nacionais como FesqUno de OliveiraSimone Monte e Marlus Araujo. Já a milionária série Bored Apes Yacht Club (apreciada por celebridades como Neymar, Jimmy Fallon e Paris Hilton) terá NFTs disponibilizados pela comunidade de colecionadores brasileiros.

A exposição traz ainda trabalhos de alguns pioneiros da cena internacional do NFT, como o criptoartista mexicano Carlos Marcial e o americano Justin Aversano, cujo projeto Twin Flames conta com algumas das obras mais caras vendidas na história da fotografia. Principal galeria/plataforma de arte generativa (obras criadas com ajuda de algoritmos) do mercado de NFTs, a Art Blocks também estará presente no NFT.Rio.

“Diferentemente dos eventos do gênero realizados em outras cidades, resolvemos colocar a exposição em destaque porque acreditamos que arte e a cultura são a melhor forma de espalhar uma mensagem. Como esse movimento é baseado no digital e virtual, é muito importante esta oportunidade de se encontrar pessoalmente e poder experienciar as obras em ambientes diferentes”, afirma Marcus, ressaltando que o NFT.Rio faz parte de um movimento global que começou com o NFT.NYC, em 2019, e depois se espalhou de forma orgânica para outras grandes cidades como Los Angeles, Paris e Amsterdã.

O evento também contará com atividades online como bate-papos abertos no Twitter Spaces e uma versão no metaverso. Além disso, as artes dos NFTs também serão espalhadas pelas ruas do Rio de Janeiro com outdoors digitais, em uma parceria com a Eletromídia.

SERVIÇO

NFT.Rio

Local: Parque Lage – Rua Jardim Botânico, 414

Data: 30 de junho a 03 de julho de 2022

Horário: de 9h00 às 17h00

Crédito: A imagem da homepage é da coleção Mutant Ape Yatch Club

Shopping cart close
Pular para o conteúdo