
Responsável pela concepção e implementação de 17 museus em sete países, entre eles os do Boca Juniors, River Plate, Juventus, Benfica e da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), a MUDE Brasil – Administração de Museus Esportivos, conseguiu atrair R$ 18 milhões para a construção do novo Museu Flamengo, que terá 14 áreas temáticas abrangendo as diversas modalidades esportivas realizadas pelo clube.
Conforme estudo da Fundação Getúlio Vargas, o Museu terá relevância no ecossistema turístico do Rio de Janeiro, devendo gerar impacto econômico superior a R$ 300 milhões por ano. Seu Índice de Alavancagem Econômica é de R$ 37,00, o que significa que para cada Real investido no projeto, R$ 37,00 voltam para a economia carioca, seja em forma de impostos, na geração de postos de trabalho ou no incremento de serviços ligados ao turismo.

O MUDE garante que o Museu Flamengo será um espetáculo interativo e impactante, com soluções de Inteligência Artificial que tornarão a experiência dos visitantes ainda mais emocionante. Essa experiência não se resumirá ao espaço de 1.200 metros na sede da Gávea, uma vez que terá também ambiente digital online, em que os visitantes terão acesso a outros conteúdos e atrações.
O investimento total está orçado em R$ 18 milhões, sendo 30% do recurso oriundos do MUDE Brasil (parte em capital próprio e parte através de financiamento obtido junto à AgeRio), sendo que os 70% restantes são resultados de patrocínios já confirmados do Banco de Brasília, Ambev, Tim, Universidade Estácio, Estapar e Trem do Corcovado.
Parte desses recursos foram obtidos via leis estaduais de incentivo ao esporte e à cultura e da lei municipal de incentivo da cidade do Rio de Janeiro. Segundo o MUBE, o projeto não terá recurso próprio do Flamengo.
O Museu abrigará programas socioeducativos assim que for inaugurado e destinará uma ala específica para a homenagear a torcida rubro-negra.
EXPOSIÇÃO – O MUDE Brasil já tinha laços anteriores com o Flamengo. Ela conseguiu aprovar projeto de R$ 17 milhões, via lei Rouanet, para realizar a exposição Fla Memória, para preservação do acervo do clube, dividida por áreas temáticas com conteúdos selecionados por uma curadoria.
Mas o único patrocínio captado foi no valor R$ 131 mil, depositados pela Epson Paulista, que agora também é uma das parceiras para construção do Museu.