A transformação do conceito de marca da Mastercard evoluiu para além da identidade visual – desta vez agregou a sonora. Por meio de seis notas musicais, a empresa criou uma trilha que busca senso de familiaridade simples e direta e atingir “uma nova e poderosa dimensão à nossa identidade de marca”, conforme a opinião de Raja Rajamannar, Diretor de Marketing e Comunicação da empresa. Intuito é que as pessoas reconheçam a Mastercard hoje e no futuro.
Há poucas semanas essa empresa de meios de pagamento tinha dado outro passo ousado para se fixar na mente do consumidor apenas visualmente – assim como Nike ou Apple tirou seu nome do logotipo com a certeza de que as pessoas vão reconhecer sua marca só olhando. Agora vai além – quer que reconheçam também ouvindo.
A melodia criada servirá como assinatura sonora, garantindo que a marca apareça como uma voz unificadora em todo o mundo. Ela se estenderá a muitos recursos, de partituras musicais, logotipos de som e toques, até música de espera e sons de aceitação em pontos de venda.
Um dos argumentos utilizados pela Mastercard é que, com a perspectiva de compras com voz atingirem US$ 40 bilhões até 2022, as identidades de áudio não apenas conectarão as marcas aos consumidores em uma nova dimensão; elas serão ferramentas que permitirão aos consumidores comprar, viver e pagar em um mundo cada vez mais digital e móvel.
“O áudio faz as pessoas sentirem as coisas, e isso é o que a torna um meio tão poderoso para as marcas”, disse Matt Lieber, cofundador e Presidente da Gimlet, agência responsável pelo desenvolvimento da identidade sonora da Mastercard. “Com a explosão de podcasts, streaming de música e alto-falantes inteligentes, uma estratégia de áudio não é mais apenas uma coisa “boa-de-ter” para as marcas – é uma necessidade. Uma identidade sonora – o cartão de chamada de áudio para uma marca – é agora tão importante quanto sua identidade visual”.
ESTRATÉGIA DE MÍDIA – Na preparação para o 61º Grammy Awards, a Mastercard lançará um novo programa de marketing multicanal estrelado pela artista indicada ao Grammy, Camila Cabello, que será a primeira iniciativa a apresentar o logo sonoro da marca.
A empresa mostrará também sua nova assinatura sonora no Mastercard Sensory Lab, um espaço único repleto de experiências interativas e exclusivas, onde os visitantes poderão ouvir o novo som de transação da Mastercard quando fizerem o checkout na famosa loja Fred Segal, jogar o jogo Priceless Surprises Lab Grab, onde os portadores de cartão terão a chance de levar para casa uma Surpresa Priceless para si e para um amigo, e comprar produtos exclusivos da Joe Freshgoods x Super Duper Kyle, disponíveis para compra somente com um Mastercard.
Após a introdução nos EUA, o som da Mastercard irá para o BRIT Awards em Londres e depois para o Mobile World Congress em Barcelona. Ativações e integrações sonoras adicionais serão anunciadas em todo o mundo nos próximos meses, incluindo o lançamento da primeira habilidade de alto-falante inteligente da Mastercard para o priceless.com
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