Itaú Revela Estratégia na Parceria com Seleção

Em julho de 2022 o Itaú renovou sua parceria com a CBF para continuar sendo um patrocinador master de todas as seleções brasileiras de futebol até 2026. Para ter direito a promover projetos de responsabilidade social, ações nas mídias digitais e ativações em treinos e jogos da seleção o Banco vai desembolsar R$ 300 milhões nos próximos quatro anos.

A exibição da marca em uniformes, placas e backgrounds ligados à seleção brasileira faz parte do pacote de compra, mas qual seria o conceito do patrocinador para balizar a aplicação de sua estratégia de marketing durante a Copa do Mundo?

Nem foi preciso pedir. O próprio Itaú resolveu explicar o que traçou para obter a maior visibilidade possível durante o período da competição. Publicamos aqui para efeito de ilustração e mostra de como as empresas utilizam o patrocínio para benefício de suas marcas.

Como conceito definiu que:

“Irá reforçar valores transmitidos na prática do esporte, como união, garra, respeito e diversidade e, assim, impulsionar a torcida a vibrar pelo time, por meio da sua nova campanha. O futebol é um dos esportes mais democráticos do mundo, capaz de reunir e mobilizar pessoas de diferentes culturas, idiomas, credos/religiões e camadas sociais”.

Com base nessas premissas foram definidas algumas ações, dentro da estratégia da marca, para o patrocínio da seleção.

Foram elas:

  • Ação Sem Estrelas – Durante o amistoso Brasil X Tunísia, os jogadores entraram com o casaco oficial da CBF com as estrelas tampadas por um velcro cinza. A ação chamava a atenção para a conscientização e respeito de que, sem os jogadores negros, a seleção brasileira não teria conquistado nenhum campeonato mundial.

A continuação dessa ação ocorreu no domingo, 20/11, com um filme no Fantástico, que reforçou este movimento no dia da Consciência Negra e no primeiro dia da Copa do Mundo.

  • Música “Mostra tua força Brasil 2022” – Contratação dos cantores Ludmilla, João Gomes, Kawe e Timbalada. A letra da música foi criada em 2014 pelo cantor Jairzinho. O hit teve uma primeira versão naquele ano e já em 2018 ganhou uma releitura. A novidade em 2022 é a criação de Kawe que agrega mais uma parte de letra para a música e a melodia de Dudu Borges com as batidas de Timbalada. A continuação da música faz parte da consistência de comunicação da marca, mas traduz e reflete o Itaú contemporâneo de 2022. Ludmilla é a cantora principal da nova versão, João Gomes é também um dos destaques, assim como Kawe e Timbalada, que sustentam o desenvolvimento do beat. O filme oficial de 2 minutos da música foi ao ar na quarta-feira 16/11, no break exclusivo do Jornal Nacional, e também foi repercutido nas redes sociais dos artistas e nas redes proprietárias do banco.

Durante as diárias de gravações do videoclipe foram produzidos diversos conteúdos de making of para as redes sociais do banco, nas quais os creators são os porta-vozes das publicações. As gravações também contaram com a presença de famosos do universo dos fandoms dos artistas, entre eles Tasha&Tracie e Pedro Sampaio.

  • Ação Looks Clássicos – Influenciadores de estilos diversos criarão versões de uso da camisa da seleção para diferentes ocasiões. O objetivo é mostrar diferentes formas de Mostrar a Tua Torcida para a seleção.
  • Coreografia “Mostra a Tua força Brasil – Como asset principal de toda música, a coreografia ficou sob responsabilidade da bailarina Ramana Borba, que conta com mais de 4 milhões de seguidores no TikTok.
  • Marcos Mion – Irá produzir conteúdos com foco em aquecer a torcida durante os jogos da seleção brasileira.
  • Cobertura da Copa exclusiva para os colaboradores do ItaúUma equipe do banco irá realizar a cobertura da Copa do Mundo com exclusividade para os colaboradores do Itaú.
  • Parceria Itaú e Gaules – Durante a Copa do Mundo, as lives do streamer receberão uma identidade visual/envelopamento com o tema do Itaú/Seleção Brasileira.-

CULTURA – O conglomerado Itaú Unibanco está entre os maiores patrocinadores de projetos e para isso utiliza dezenas empresas do grupo para se beneficiar das leis de incentivo.

Em 2021, por exemplo, cerca de R$ 50 milhões foram aplicados em ações envolvendo todos os segmentos culturais.

Mais informações sobre o envolvimento do grupo com o patrocínio à cultura podem ser vistas em nosso Perfil de Patrocinadores.

Shopping cart close
Pular para o conteúdo