Isso Não é Só Mais Uma Festa. É um Caldeirão de Cultura

É festa de peão, sim. E é o maior evento do gênero na América Latina. Imagem de Pedro Najax.

Há os que vão porque realmente gostam de ver touro esperneando para tirar o sujeito do lombo, ou admirar a perícia de um laçador manietar a res em poucos segundos e erguer os braços em triunfo – mas, mesmo quem não gosta de rodeio, vai por causa da festa. E que festa!

Seus organizadores aguardam 900 mil pessoas e, mesmo sabendo que eles gostam de chutar números pra cima, não há dúvida de que milhares de visitantes com suas botas caprichadas e chapéus de boiadeiro vão comparecer ao evento porque, afinal, é a 65ª edição da Festa do Peão de Barretos e o que não falta ali é diversão.

Os números são expressivos, envolvendo 13 Estados, 106 municípios, 150 apresentações e mais de 3.500 artistas e diversos projetos. Estão confirmadas apresentações que vão do sertanejo ao samba, do hip hop à música clássica, da orquestra de viola à camerata de violões, da cultura japonesa às variadas expressões do folclore brasileiro. Palco Culturando, V Festival Nacional de Dança e Projeto CulturAAndando fomentarão a cultura nacional na maior Festa do Peão da América Latina.

Durante o período de 18 a 28 de agosto, programação musical prevê mais de 100 shows espalhados pelos palcos do complexo, incluindo nomes como Jorge & Mateus, Gusttavo Lima, César Menotti & Fabiano, Wesley Safadão, Maiara & Maraisa, Zé Neto & Cristiano, Bruno & Marrone, Alok, Pedro Sampaio, Guilherme & Benuto, Clayton & Romário, João Bosco & Vinicius, Rionegro & Solimões, Guilherme & Santiago, Maria Cecília & Rodolfo, Tierry, Dilsinho, Hugo & Guilherme, Icaro & Gilmar, entre outros. Também está confirmada uma apresentação beneficente do evangelista Deive Leonardo.

Na programação das competições de rodeio e provas cronometradas, estão final da PBR Brazil (18 a 21), SuperCopa Barretos de Três Tambores (19 a 24), final da Liga Nacional de Rodeio (22 a 24 e 27) e Barretos International Rodeo (25 a 28).

E de que quebra terá ainda o tradicional Concurso Queima do Alho, com culinária típica, Concurso do Berrante, apresentações de Catira, Palco Culturando e Palco das Raízes Sertanejas. Também terão apresentações culturais, Feira Comercial e o Rancho do Peãozinho com atrações infantis, monumentos espalhados pelo parque, Museu do Peão, área para camping, estrutura de camarotes e área de ranchos para festas particulares.

A Associação Os Independentes, promotora do evento, investiu cerca de R$ 10 milhões em obras no Parque. A construção de mais uma estrutura de camarotes, novos banheiros, reformas no Estádio, nova Praça de Alimentação e melhorias na área de camping estão entre os investimentos deste ano. Cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos devem ser gerados.

Não é à toa que marcas como Brahma, Ballantine’s, Mercado Pago, Levity, Cachaça Cabaré, Estância 92 e tantas outras se mobilizaram para garantir seu lugar na festa como patrocinadores oficiais.

Afinal, quem não quer perder um festão desse?

SERVIÇO

Para saber mais informações e a programação clique aqui

Shopping cart close
Pular para o conteúdo