Interessa Produção Cultural? Então Não Deixe de Ouvir

VALOR CULTURAL, em parceria com o Instituto Cultural Cidade Viva, lança hoje o podcast “Abraços”, programa sobre produção cultural, com apresentação de Fernando Portella, diretor-executivo do ICCV. Serão oito episódios com comentários do produtor cultural, engenheiro, poeta e empreendedor que acumula mais de 30 anos de experiência no segmento dos negócios socioculturais.

Na estreia, Fernando Portella introduz a metodologia “Engenharia Cultural: como transformar ideias em projetos e projetos em realidade”. Você sabe a diferença entre ver e enxergar?

No segundo episódio, o papo será sobre as três dimensões da produção cultural: criação (sentir), planejamento (pensar) e mercado (fazer) e a importância de cultivar uma rede de relacionamentos. No terceiro Abraço, o foco da conversa é a dimensão do “pensar” dentro do planejamento. Além de um interessante case envolvendo o poeta Augusto dos Anjos.

O quarto episódio é sobre o aspecto do “fazer”, que envolve o mercado, palavra que não se deve temer no universo da cultura. O abraço nº 5 destaca a questão do projeto e retoma a importância da pesquisa, além de um curioso case envolvendo orixás da Bahia.

O episódio 6 fala sobre a formatação de projetos e do mercado, além do exemplo da “Exposição Achados da Leopoldina: Arqueologia Urbana na Era Digital”, um caso de resiliência diante de um grande desafio. Já o nº 7 introduz a figura do patrocinador na equação dos projetos culturais. Além de dois cases criativos e inspiradores de união da comunidade em prol do patrimônio histórico e cultural em Minas Gerais.

O último encontro da primeira temporada traz dicas sobre as personalidades dos patrocinadores em potencial, palavras de motivação, agradecimentos, além da menção ao projeto do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos.

Todos os episódios serão publicados às sextas-feiras.

Ouça agora o primeiro da série com Fernando Portella, um dos “construtores” de VALOR CULTURAL: “Você Sabe a Diferença entre Ler e Enxergar?”.

 

LEIA TAMBÉM: Vamos Parar de Dar Nossos Livros de Poesia

LEIA TAMBÉM: Podcast. É Bom Saber Como Funciona e Quem Ouve Esse Formato 

Shopping cart close
Pular para o conteúdo