“As pessoas que produzem algo típico de sua comunidade, seja artístico e material, ou ainda algo que preserve a memória local, sempre foram bem-vindos no LAB Cultural, programa que incentiva e celebra a diversidade dos saberes e fazeres. Este ano gostaríamos de enfatizar esse convite para artistas, artesãos e demais agentes a participarem do programa. Todos têm algo a contribuir em uma proposta coletiva de construção de conhecimento e experimentação.”
A frase é de Larissa D’arc, coordenadora do programa LAB Cultural 2023, que teve prazo de inscrições adiado para 9 de julho próximo.
O LAB Cultural é um programa de residência artística iniciado em 2020 de modo online, que continua nesse formato mesmo após o fim da emergência sanitária da Covid-19, decretada pela OMS.
Executado pelo BDMG Cultural, o edital desse ano contempla diversas áreas das atividades artísticas: artes visuais, música, experimentação sonora, escrita, artes cênicas, dança, expressões corporais, saberes e fazeres populares, dentre outras.
Essa quarta edição, intitulada “Comunidades Possíveis”, tem o objetivo de reunir pesquisas e compartilhar experiências individuais e coletivas. É a primeira vez que o projeto propõe um tema aos artistas, artesãos e demais pessoas envolvidas na preservação de conhecimentos e práticas tradicionais que participarão do programa.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site bdmgcultural.mg.gov.br