Pró-Biblioteca é uma das construtoras de VALOR CULTURAL*
> 20 mil livros distribuídos
> 100 escolas atendidas em 23 Estados
> 30 eventos de contação de histórias
São números irrefutáveis para indicar o sucesso de um projeto cujo foco principal é espalhar oportunidades de leitura em um País que possui apenas seis mil bibliotecas públicas, número 110 mil vezes menor do que nos Estados Unido e 34 mil abaixo da Rússia.
Como o próprio nome indica, o Pró-Biblioteca já percorreu duas décadas de estrada pelas mãos da L&PM Editora, criadora e gerenciadora do projeto, para promover a literatura em escolas públicas, escolares, comunitárias, organizações sociais e no sistema prisional. Seu “modus operandi” baseia-se em parcerias com empresas, amparado pelos benefícios da lei federal de incentivo à cultura.
Funciona assim:
- O projeto separa 200 títulos de referência – infantis, infanto-juvenis e de literatura em geral (nacional e estrangeira) – contemplando leitores de todas as idades.
- A empresa patrocinadora/doadora usa de forma integral 4% do Imposto de Renda devido, ou 6% no caso de o doador ser Pessoa Física, para a aquisição e a doação de acervos para bibliotecas e escolas públicas brasileiras, conforme permite a lei de incentivo.
- O conjunto de livros será entregue à empresa doadora, que deve direcioná-lo a bibliotecas e/ou escolas públicas de sua escolha ou diretamente para a instituição selecionada.
- Em contrapartida, a empresa doadora será mencionada em selo e marcador de página exclusivos, que estarão presentes em todos os volumes da biblioteca doada, além da exposição do patrocinador em iniciativas, assessoria de imprensa, comunidades e marketing digital.

Além dos livros entregues, o projeto inclui atividades de contações de histórias e 30 eventos já foram realizados de forma presencial e online para alunos, professores e comunidades e implementado um canal de conteúdo para professores trabalharem com os alunos o incentivo à leitura.
Entre os livros enviados estão obras de autores brasileiros clássicos como Machado de Assis, Lima Barreto e José de Alencar, autores nacionais modernos como Martha Medeiros, Millôr Fernandes e Sérgio Capparelli e também as mais diversas obras internacionais com autores como Shakespeare, Pablo Neruda, Jack Kerouac, Agatha Christie, entre muitos outros.
“Os acervos enviados são muito ricos e atendem todas as faixas etárias”, explica Paulo Lima, um dos fundadores da L&PM e produtor cultural do projeto. “Queremos levar a leitura para o máximo de pessoas possível, fazendo com que a L&PM e as empresas patrocinadoras deixem a sua marca positiva na educação brasileira”, ressalta.
Já foram perto de 5 milhões de pessoas impactadas pelo Pró-Biblioteca, que não pretende parar por aí: o projeto atingiu nos últimos dois anos 400 escolas e bibliotecas com a distribuição de 80 mil livros, em várias localidades do Brasil.
PATROCINADORES – A credibilidade do projeto pode ser atestada pelos cerca de 50 patrocinadores que já se tornaram parceiros na compra de pacotes com 200 livros cada.
De acordo com Paulo Lima, as escolas contempladas com as bibliotecas doadas pelo Atacadão, por exemplo, que foram enviadas em junho deste ano, tiveram acesso a 200 títulos cada, com obras de todos os gêneros, assim como as outras que aderiram ao Pró-Biblioteca.
Esses foram os patrocinadores desta edição:
Esse projeto está com captação 100% realizada. Para 2022 novos projetos virão, com outras contrapartidas. Aguardem!
SERVIÇO
Projeto Pró-Biblioteca: Pronac 201080.
Web: https://www.pro-biblioteca2020.com.br/
Contato:
Adriane Laste: (51) 99981-8144. E-mail: adriane@pro-biblioteca.com.br
Paulo Lima: (51) 99982-8443. E-mail: lima@lpm.com.br
*Construtores de Valor Cultural são considerados todos aqueles que contribuem comercial ou editorialmente para crescimento desse canal e aqui são tratados como Parceiros.