Pode até ser que quando você for ler essa matéria, o prazo do concurso já tenha terminado. Mas intenção é mostrar que cada empresa tem estratégia própria para atrair interesse, engajamento e divulgação de sua marca, e para estampar as artes da coleção “Volta ao Mundo”, a Spoleto resolveu promover ação onde as pessoas poderão escolher, por votação, qual será o visual do prato onde seus clientes irão comer.

Como para tudo existe motivo quando se trata de estratégia de marketing, ela introduziu como novidade que os artistas convidados para expor sua arte no prato deveriam ser, todos, influenciadores digitais, sinal de que já não basta ter habilidades artísticas – é preciso ter um povo atrás (e de preferência menor de 30 anos, como se vê pelas fotos deles).
Serão seis artes escolhidas, sendo cinco por votação popular e uma pelos clientes do Programa Fidelidade da marca, o MIO Spoleto. Os artistas foram divididos em cinco grupos, com quatro profissionais cada, que vão produzir artes para as regiões América do Norte, Itália, Europa (como se Itália não fosse de lá), Ásia e Oceania e África.
A gerente de Marketing do Spoleto, Carolina Kinzel, classifica essa ação como o equivalente “a dar a volta ao mundo com uma só garfada”.
ESCOLHA ESPECIAL – Para produção da arte que representará a América do Sul, empresa escolheu dar um toque de classe no campo da Sustentabilidade: firmou parceria com “La Casa de Carlota”, que se anuncia como o primeiro estúdio de design a compor sua equipe com profissionais e criativos com deficiência intelectual e neurodiversidade. Sua origem é Barcelona, mas tem filial em São Paulo.
Os artistas do estúdio criarão duas ilustrações, com votação exclusiva pelos clientes do programa fidelidade.
QUEM É – Spoleto é uma das marcas do Grupo Trigo, holding 100% brasileira que tem sob sua guarda também as marcas China in Box, Gurumê, Koni, LeBonTon e Gendai. Até alguns anos atrás era dona também da Domino’s. É um dos maiores operadores de comida asiática do mundo, com cerca de 600 restaurantes espalhados pelo País, além de marcas 100% digitais com vendas majoritariamente online para entrega.

Apesar de ter escolhido estúdio composto por pessoas com alguma dificuldade intelectual para criação de um de seus produtos, o Grupo Trigo não demonstra, pelo menos de forma pública, algum interesse por questões como Responsabilidade Social ou outras iniciativas de sustentabilidade.
Tampouco não há notícia sobre ligação com cultura, incentivada ou não, e seu único envolvimento com a arte está no prato onde se serve a comida do Spoleto.
Porque arte também pode fazer parte do negócio.
SERVIÇO
Para conhecer os artistas e seus trabalhos para votação o endereço está aqui.
O prazo para escolha vai até 27 de junho.
Imagem da homepage: Paola – @papoulasdouradas