As organizações do Terceiro Setor têm grande potencial para utilizar estratégias de marketing digital para o impulsionamento de transformações sociais. Com o intuito de incentivar entidades a se apropriarem dessas ferramentas e do Inbound Marketing, de forma a disseminar suas causas com eficiência, a BeCause e Resultados Digitais se uniram para formatação de um ebook denominado Marketing Digital para as ONGs (cuja denominação atual passou a ser OSC – Organização da Sociedade Civil).
A Resultados Digitais realizou pesquisa com as OSCs que são suas clientes e questionou qual é a maior dificuldade que elas enfrentam. As respostas mais frequentes foram “captação de investimentos” e “comunicação da causa”. Este resultado corrobora com os encontrados na pesquisa O Cenário da Comunicação no Terceiro Setor, realizada pela Nossa Causa, que também destacou captação de recursos e comunicação como principais desafios das organizações do Terceiro Setor.
Chegou-se à conclusão de que muitas das dificuldades enfrentadas pelas OSCs estão ancoradas na comunicação, e que a dificuldade em se comunicar de forma eficaz – interna ou externamente – é apenas sintoma de um problema maior: o desconhecimento sobre marketing.
O trabalho reuniu algumas técnicas e práticas que compõem uma estratégia de marketing digital e adaptou para a realidade das organizações do Terceiro Setor, considerando seu objetivo e impacto social. Abaixo estão resumos de algumas delas:
Inbound Marketing – Pode ser definido como o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair, educar e converter pessoas por meio de conteúdo relevante. Sendo assim, a produção de conteúdo é o combustível do Inbound.
Golden Circle – O Golden Circle, ou círculo de ouro, é um método fundamental para qualquer estratégia de marketing. Existem três perguntas para se entender o propósito do seu trabalho, e são elas que representam o Golden Circle: O Que; Como e Por Quê?
Brand Persona – É fundamental que a organização tenha uma personalidade, porque a realidade é que pessoas se conectam com outras pessoas, não com marcas. A criação de uma personalidade para sua organização, ou uma brand persona, é capaz de aumentar a empatia do seu público, propiciando mais abertura para que ele se relacione com você no meio online.
Donor Persona – A criação da donor persona é um exercício prático de estudo sobre seu público. Para criar uma relação com seus doadores e apoiadores, você precisa saber quem eles são. Eles têm nome, endereço, interesses, desejos e particularidades comportamentais que a organização precisa conhecer a fundo. E isto é bem diferente de conhecer dados demográficos de um grupo de pessoas.
O ebook traz ainda dois exemplos de entidades que tiveram sucesso aplicando as ferramentas de marketing digital: Fundação Tide Setúbal e Social Good Brasil, não por caso clientes da empresa Resultados Digitais, com utilização de seu software RD Station.