Conheça o Impacto do Rock in Rio na Economia (e no Retorno aos Patrocinadores)

Divulgação

Preste atenção nesses números: durante os sete dias de shows no Rock in Rio, foram produzidas e vendidas mais de 7 toneladas de comida, foram bebidas 322 mil unidades da Coca-Cola, 190 mil unidades de água Crystal, 290 mil unidades de Schweppes Mixed, 500 mil latas de Red Bull, 80 mil copos de refil de café da Três Corações e mais de 1 milhão e 100 mil chopes vendidos.

Foram consumidas 7 toneladas de molho Hellmann’s, 161 mil hamburgueres e 30 mil milk-shakes do Bob’s, 150 mil chocolates KitKat (loja e venda de ambulantes), 65 mil pizzas da Domino’s e 50 mil Cup Noodles. Foram vendidos mais de 30 mil espetinhos no Espetto Carioca, mais de 35 mil sanduiches e frangos fritos do Hot ‘n Tender. A Bacio di Latte vendeu 33 mil sorvetes, o Vulcano, mais de 24 mil sanduiches e a Pastel do Rio, mais 23 mil pasteis. Foram consumidas 23 mil batatas no cone, 17 mil cachorros-quentes da Geneal, mais de 12 mil hot dogs da Seara, 5 mil frangos crocantes da Seara, 10 mil sanduiches da Bimbo, 10 mil sanduiches e 6 mil polentas do Cheia de Graça, 10 mil esfihas do Nasaj, 4,5 mil pastéis de nata da Casa das Natas, mais de 3 mil açaís do Porto do Sabor e mais de 2 mil castanhas glaceadas.

Uau, e esses números se referem apenas ao item sobre Consumo de bebidas e comidas durante o evento que, segundo os organizadores, provocou movimento de R$ 2,9 bilhões na economia brasileira, gerou empregos, aumentou a venda dos comerciantes locais e impactou o mercado de forma grandiosa.

O balanço agora divulgado, um mês após o encerramento do festival, mostra números impressionantes. Dados do patrocinador master, o Itaú Unibanco, a partir da análise das transações financeiras registradas via Rede, comparando com o mesmo período do ano passado, revelam que o festival estimulou o consumo, dentro e fora da Cidade do Rock, com o comércio da cidade crescendo 24% no período do festival. Foram 86,30% de alta no faturamento de fast-foods da cidade, com 28,90% no faturamento de lanchonetes e cafés e 27,80% em padarias. Foram erca de 40% de alta no número de compras realizadas no total.

Cerca de 45% do público veio de fora do Estado do Rio de Janeiro, oriundos de 31 países diferentes. O setor hoteleiro registrou alta de 30,70% nas reservas, com 88% de ocupação dos quartos nos dois fins de semana, com o segundo registrando ocupação superior a 90% nos bairros de Ipanema e Leblon.

Considerando apenas o público que passou pelo Rock in Rio, foram movimentados R$ 72,8 milhões em compras, em cerca de 2,1 milhões de transações. Segundo os dados do balanço da operação, houve alta de 56,7% no número de compras realizadas na Cidade do Rock e 19,3% no total gasto durante esta edição de 40 anos.

Cerca de 200 milhões de brasileiros foram impactados pela comunicação do festival ao longo de um ano inteiro —número que chega a 98% da população nacional, de acordo com o Censo Demográfico de 2022. Os artistas alcançaram marcos inéditos nos charts de música, como os britânicos do Imagine Dragons, que escalaram 81 posições no Spotify.

SUSTENTABILIDADE – Pela primeira vez no festival houve uma operação de copos reutilizáveis, em parceria com Heineken, Red Bull, Coca-Cola, Schweppes e Braskem, incentivando o descarte correto. Na primeira venda, foram 604.880 copos com bebida, seguido de 1.393.292 compras de bebida, pois usaram o copo no reuso. Foram mais de 150 mil copos recolhidos, lavados e que retornaram para operação. Na área VIP, foram 1,5 toneladas de copos recolhidos para reuso. Com a ação, o festival deixou de gerar, segundo os organizadores, mais de 14 toneladas de resíduos.

A Comlurb recolheu 261,43 toneladas de resíduos da parte interna do Rock in Rio, sendo 155,06 toneladas de materiais potencialmente recicláveis. Com parceria da rastreabilidade da Startup Reutiliza Já, 100% dos materiais já foram triados, com 88 toneladas recuperadas.  Foram comercializadas aproximadamente 40 toneladas de papelão e 12 toneladas de alumínio.

Um total de 81 postos de trabalho foram criados, com participação de cinco cooperativas. O valor da diária dos catadores envolvidos na ação aumentou em 195% em relação ao salário-mínimo nacional.

Para facilitar o entendimento do impacto do Festival entre vários setores, aplicamos abaixo algumas tabelas que demonstram os números superlativos gerados, lembrando que todas essas informações foram fornecidas pelos organizadores do Rock in Rio.

 

LEIA TAMBÉM

Patrocinadores Atrelam Marcas a Iniciativas do Bem

Esta Marca Tem Interesse em Projetos de Arte na Rua

CRÉDITO

Homepage: Imagine Dragons, no palco Mundo. Imagem de Rita Seixas

 

 

 

 

Shopping cart close
Pular para o conteúdo