Conheça 19 Empresas Que Começaram a Usar Lei Rouanet em 2025 (Parte I)

Eduardo Martins*

A evolução parece irreversível. A cada ano cresce o número de empresas que resolvem patrocinar cultura utilizando a lei federal de incentivo, assim como o valor total aplicado em projetos.

As tabelas abaixo revelam números que impressionam – de 2023 para 2024 houve um salto de 26,5% na quantidade de companhias que utilizam a lei e, no espaço de cinco anos, o salto foi de 58%. Significa que de 2020 para cá (sem contar 2025), 2.153 novas empresas aderiram ao mecanismo.

E se as projeções estiverem corretas, até o final de 2025 pode-se chegar a perto de 7 mil companhias se o cenário otimista prevalecer.

E muitas delas já se revelaram nesse período até a metade de outubro. Quem são elas? O que apoiaram? Que perfil de projetos preferiram? Que critérios utilizados se podem inferir com base nas suas escolhas?

 

Fiquei curioso para conhecer essas empresas e separei 19 delas para identificar seus interesses. A pesquisa revelou um pouco de tudo – há empresa de jogatina esportiva, outra sem fim lucrativo, outra sem sede no Brasil, aquelas que proponentes patrocinam os próprios projetos, tem fintech, tem especialista em piscina e em todo tipo de ovo, tem estaleiro, fabricante de açaí, cooperativa

O mais comum é que a maioria dessas empresas estreantes apoiou somente um projeto e buscamos revelar aquelas que patrocinaram com muito e as que patrocinaram com pouco, observando o limite de R$ 100 mil para cima.

Nessa primeira leva estão 10 empresas identificadas. Na próxima segunda-feira revelaremos outras nove.

Além do nome da empresa, seu endereço eletrônico, sua sede e número de projetos apoiados, mostramos o que foi patrocinado, o valor aplicado e o nome do proponente para quem se interessar.

Conhecer o que as empresas fazem e no que investem está no escopo de Valor Cultural.

Conheça abaixo 10 companhias estreantes com uso da lei Rouanet.

BETANO

Sede: São Paulo (SP)

Atividade: Site de apostas esportivas.

Projetos apoiados:1

Valor aplicado: R$ 2,6 milhões.

Escolha: Essa companhia de origem grega, que tem como Razão Social o nome Kaizen Gaming Brasil, fez uma única aposta para utilizar lei federal de incentivo pela primeira vez e a escolha foi para uma iniciativa de formação audiovisual voltada a jovens e adultos de regiões periféricas, combinando técnicas de produção, linguagem cinematográfica e estratégias de difusão cultural.

#EscolaDeCria!” foi uma proposta da Digital Favela Comunicação e Tecnologia, que possui extensa rede de trabalho criativo  e já captou mais de R$ 5 milhões com lei Rouanet para impulsionar suas ideias.

Conhecida por patrocinar clubes brasileiros e o campeonato nacional, Betano ingressou no universo cultural bancando essa ação com exclusividade (e não com pouco dinheiro).

NEW FORTRESS ENERGY  (CELBA ENERGIA)

Sede: Barcarena (PA)

Atividade: Empresa norte-americana integrada de gás natural liquefeito (GNL), com atuação em toda a cadeia de valor: aquisição, liquefação, transporte, terminais e geração de energia. É registrada como empresa domiciliada no exterior.

Projetos apoiados: 1

Valor aplicado: R$ 4 milhões.

Escolha: Sem sede no Brasil, utilizou sua subsidiária Celba Energia (PA), responsável pelo complexo energético de Barcarena (PA), para direcionar a maior verba individual, entre as inéditas, a um projeto durante 2025.

E a ação escolhida teve muito a ver com a região: a implementação do  Museu das Amazônias em Belém (PA), muito por conta da COP 30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), programada para novembro naquela capital.

Esse projeto é um sucesso de captação porque os valores nele investidos já beiram os R$ 18 milhões somente via lei Rouanet. Só a Vale entrou com quase R$ 10 milhões, utilizando também a Salobo Metais.

Proponente dessa ação é o IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão). 

Museu das Amazônias (Imagem IDG).

AGÊNCIA MAK

Sede: São Paulo (SP)

Atividade: Marketing digital, comércio eletrônico e representação comercial.

Projetos apoiados: 1

Valor aplicado: R$ 1,9 milhão.

Escolha: Essa é uma daquelas situações em que o proponente também é incentivador de projeto próprio. Nesse caso a RFRL Marketing Ltda, que é a Razão Social da Agência MAK, serviu como agente do R$ 1,9 milhão direcionado ao projeto que também visou a COP 30.

Festival EcoNarrativas – Histórias pela Terra é o nome da ação que a agência resolveu patrocinar em 2025, pela primeira utilizando lei federal de incentivo. Trata-se  de festival multicultural com o tema sustentabilidade, contendo apresentações públicas de contação de histórias na linguagem teatral, oficinas de artes, rodas de conversas com a população indígena, quilombolas e sertanejos e produção de livretos educativos.

ELETROMIDIA

Sede: São Paulo (SP)

Projetos apoiados: 2

Atividade: Mídia de mobiliário urbano.

Valor aplicado: R$ 1 milhão

Escolha: A nova Eletromidia é resultado da fusão entre duas grandes empresas do setor OOH (Out of Home – fora de casa, em português): Elemidia e Eletromidia.

Seu primeiro movimento com utilização de lei Rouanet foi para impulsionar duas ações envolvendo ações socioculturais.

A primeira engloba a execução de performances teatrais que exploram ações relacionadas à moral e inovação, destinadas a jovens e crianças matriculadas em instituições educacionais públicas sob o nome de Cultura Robótica, apresentado pela Sustentabilidade e Cultura Produções Artísticas, que recebeu da empresa R$ 280 mil.

Mas a grande cartada da Eletromidia foi para a Jornada de Imersão Digital Tech Girls, que se propôs a promover capacitação cultural, artística e tecnológica para mulheres de baixa renda por meio de: a) realização de oficinas gratuitas de formação e capacitação, nos segmentos de artes plásticas com aproveitamento de lixo eletrônico, economia criativa e cultura digital; b) exposição das peças produzidas durante as oficinas.

Seu proponente, o Instituto Acerte, conseguiu captar no mercado R$ 1,3 milhão, sendo R$ 800 mil da Eletromidia.

COOPER STANDARD AUTOMOMOTIVE

Sede: Atibaia (SP)

Atividade: Grupo multinacional atuante nos setores automotivo, borracha e plásticos.

Projetos apoiados: 1

Valor aplicado: R$ 612 mil.

Escolha: Na verdade não foi a primeira vez que essa empresa utilizou lei de incentivo, mas é quase como se fosse porque em 2010 ela teve uma tímida participação com R$ 50 mil no 40º Festival Nacional da Cultura (FENAC), que captou R$ 630 mil.

Quinze anos depois essa companhia, que atua como filial da multinacional Cooper Standard Holdings Inc.(EUA), voltou à ativa para impulsionar o Festival Portas Abertas, projeto multicultural de um dia, realizado em Varginha (MG, com programação gratuita. Objetivo: valorizar a cultura afro-brasileira e a regionalização das artes, fortalecendo a cadeia produtiva local e formando novos profissionais.

Intenção da Cooper foi incentivar iniciativa local, pois é em Varginha que mantém uma de suas unidades, além de Atibaia (SP) e São Bento do Sul (SC).

Também abriu, portanto, as portas para a Oficina Cult Produção e Tecnologia, proponente do Festival, que recebeu verba total: R$ 612 mil.

 CLOUDWALK

Sede: São Paulo (SP)

Atividade: Tecnologia financeira (fintech).

Projetos apoiados: 1

Valor aplicado: R$ 450 mil.

Escolha: Antes é bom esclarecer que essa empresa, considerada “unicórnio” desde 2021, quando uma rodada de investimento a avaliou em mais de 2 bilhões de dólares,  é brasileira com operações aqui (InfinitePay) e nos Estados Unidos (JIM.com). Em 2024 teve receita de R$ 2,7 bilhões e lucro de R$ 339 milhões.

Sua incursão inédita com lei de incentivo levou-a a apoiar a programação anual do Festival RME, do Instituto Rede Mulher Empreendedora, evento que promove o acesso de milhares de mulheres a diversas expressões culturais e artísticas. Está em sua 14ª edição.

A captação total do projeto foi de R$ 977 mil. Cloudwalk e Rumo Malha Norte foram os maiores apoiadores, com R$ 450 mil cada.

O 14º Festival da Rede da Mulher Empreendedora foi realizado nos dias 3 e 4 de outubro/2025. (Divulgação)

FLOR DE AÇAÍ

Sede: Santa Izabel do Pará (PA)

Atividade: Fabricante de conservas de frutas, polpas congeladas e sorvetes.

Projetos apoiados: 1

Valor aplicado: R$ 450 mil.

Escolha: Essa empresa opera com foco na transformação de frutas tropicais, especialmente o açaí, para o mercado interno e externo, com filiais na Bahia e em São Paulo.

Foi nesta última Unidade da Federação que resolveu depositar duas parcelas de R$ 225 mil para o Natal dos Encantos, evento que celebra o espírito natalino na capital paulista, unindo espetáculo de teatro musical e exposição interativa.

Quem seduziu a empresa para seu primeiro aporte com lei de incentivo foi a B&B Comunicação.

SEEL ENGENHARIA  

Sede: Belo Horizonte (MG)

Atividade: Engenharia e infraestrutura.

Projetos apoiados: 2

Valor aplicado: R$ 274 mil

Escolha: O Festival Virtual de Economia Criativa teve como objetivo criar uma plataforma online interativa para apresentar a exposição de alunos de escolas públicas, promover palestras, workshops, debates e premiações, tudo dentro da área de economia criativa. Target Brasil captou R$ 567 mil, sendo R$ 153 mil dessa empresa.

Outra escolha foi o plano anual do Conectados, iniciativa para fomentar a economia criativa através de oficinas presenciais e online.

Sucesso absoluto de captação (R$ 2 milhões), teve apoio de sete empresas e a Seel contribuiu com R$ 101 mil.

SUPLEY

Sede: Matão (SP)

Atividade: Laboratório de alimentos

Projetos apoiados: 2

Valor aplicado: R$ 255 mil

Escolha: Principal escolha dessa empresa já marca sua área de interesse. Direcionou R$ 205 mil para o espetáculo de dança O Quebra Nozes, interpretado por Renata Canova.

Esse ballet clássico foi apresentado para os moradores de Matão, interior de São Paulo, sede da empresa. (Mas fica a dúvida se a área de interesse foi a preferência por espetáculos de dança ou apoio à comunidade local).

A outra escolha de patrocínio foi mais modesta – aplicou R$ 50 mil no plano anual do Instituto Baccarelli.

YANMAR

Sede: Indaiatuba (SP)

Atividade: Indústria de máquinas agrícolas e motores.

Projetos apoiados: 2

Valor aplicado: R$ 250 mil.

Escolha: Restauro da igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária de Indaiatuba (SP), construída no Século XIX, foi a primeira escolha dessa empresa para utilizar lei federal de incentivo. Proposta foi da Associação Cultural Candelária, que captou R$ 780 mil, sendo R$ 100 mil da Yanmar.

Segunda proposta patrocinada, esta feita pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, foi o plano anual de atividades do Bunkyo, formado por diversas atividades culturais de caráter continuado como exposições de arte e cultura japonesa, salões de arte, festivais culturais, cursos e concursos culturais, manutenção do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, manutenção do Pavilhão Japonês e ações de manutenção e conservação predial da sede.

Esse interesse pela cultura japonesa valeu para o Instituto a aplicação de R$ 150 mil pela Yanmar.

Editor-Chefe de VALOR CULTURAL/Marketing Cultural, que têm entre seus propósitos dar visibilidade a bons projetos ou ações, valorizar empresas que praticam patrocínios conscientes e apontar aquelas que fingem ser o que não são no campo da Responsabilidade Social.

SERVIÇO

Homepage: Imagem de Richard Duijnstee

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