Escrever um livro não é a parte mais difícil; difícil é conseguir que leiam seu livro, comentem, recomendem.
Essa é a opinião de Sidney Guerra e Laura Bacelar que, juntos, escreveram Marketing para Autores, com o objetivo de mostrar como se pode vender uma obra literária com eficiência nessa época de redes sociais. Os dois têm uma relação antiga com o mercado editorial.
Eles prometem que, com ações simples e regulares, você terá a chance de tornar seu trabalho conhecido e de conectar-se com o público potencial da sua obra.
Para testar, pedimos a eles 5 dicas importantes sobre o que um autor de livro deve ter em mente para poder divulgar melhor sua obra.
Acompanhem o que enviaram:
DEFINA SEU PÚBLICO
Você precisa saber para quem escreve. E essa definição não pode ser ampla demais, como “todos os cristãos do Brasil”.
É essencial você compreender isso: não se pode dirigir uma mesma obra a gente muito diferente. O seu trabalho é focar seu livro e toda a comunicação que você faz a respeito dele em um grupo muito definido de pessoas. Um exemplo de como não funciona ter um alvo muito aberto:
Você precisa saber a idade dos seus leitores, lembrando que na infância e na adolescência cada ano transforma completamente a pessoa, deixando seus gostos e mesmo capacidade de entendimento mudados. Alguém de 15 anos é completamente diferente de alguém de 18 anos…
Pessoas mais velhas até podem ser agrupadas em faixas etárias mais amplas, mas foque em no máximo dez anos: 35 a 45, por exemplo.
Defina sexo – homens são diferentes de mulheres! – e nível cultural – quem fez faculdade é diferente de quem fez apenas o ensino fundamental.
Se você não sabe nem tem a menor ideia de quem é seu público-alvo, parta do princípio de que você escreve para pessoas como você: de sua idade e nível cultural e sexo.
CONHEÇA SEU PÚBLICO
Se você vai focar em mulheres de 30 a 35 anos, saiba o que elas querem, gostam, pensam. Saia do seu casulo e pesquise um pouco como essas jovens falam, quem são os ídolos delas, suas maiores preocupações.
Conheça o seu público! Quanto melhor você fizer isso, tanto melhores serão os seus textos – de seu livro e de suas postagens. Você vai abordar o que importa para essas pessoas – como por exemplo assédio no emprego, feminismo, trabalhar ou ter filhos, como ter um marido que preste – e ser interessante para elas.
Se outras pessoas quiserem ler sua obra, ótimo, o mundo é livre. Mas a sua obrigação é ser muito interessante, muito relevante para quem você deseja atingir.
ESCOLHA UMA MÍDIA SOCIAL
Decida se você vai construir sua presença na internet pelo Facebook, o Instagram, o Twitter, o YouTube, um blog, o Wattpad ou o Medium. Ou qual seja a sua plataforma preferida. Ou duas ou três ao mesmo tempo.
Escolha a mídia com a qual você tenha prazer em trabalhar, que seja fácil para você, e ao mesmo tempo frequentada pelo seu público-alvo. Não adianta construir um perfil maravilhoso no Linkedin se você quer falar com adolescentes.
Decida um ritmo de postagens que você possa manter, não importa se diário ou semanal ou o que for. Estabeleça uma meta possível e atenha-se a ela.
FAÇA POSTAGENS REGULARES
Você vai precisar se doar ao público para atrair atenção. Isso significa gerar conteúdo, seja na forma de poesias se você é poeta, de crônicas se você escreve ficção, de dicas e conselhos se você escreve não-ficção.
Experimente falar do que acredita ser importante para seu público-alvo, de vários ângulos e em tons variados. Evidentemente, suas postagens devem ter alguma coisa a ver com seu livro!
Se você escreveu um romance que aborda desengano e solidão, é interessante falar do tema – mesmo que na transversal – em suas postagens.
Meça as reações. Quando provocar engajamento – reações, perguntas, compartilhamentos – você vai saber que acertou.
AUMENTE SEU ALCANCE
Quando tiver a impressão de que suas postagens são relevantes para seu público, faça experiências de aumentar seu alcance através de anúncios na mídia que você emprega.
Vá com calma, invista pouco de cada vez e estude os resultados. Teste para ver se a sua presunção de temas importantes para determinado grupo é real – por exemplo “assédio no trabalho” para mulheres entre 30 e 35 anos moradoras das capitais, ou “como abrir seu negócio” para homens de 20 a 25 anos.
Teste para ver se, ao divulgar sua postagem para determinados grupos, um número significativo clica para saber mais.
SERVIÇO Mais informações podem ser obtidas no site //marketingparaautores.com.br/. As imagens deste post foram coletadas pela Marketing Cultural Online. *É Editor-Chefe da Marketing Cultural Online, agora VALOR CULTURAL.