Escolher contrapartidas corretas pode ser a diferença entre sucesso ou fracasso de qualquer projeto que busca apoio. Em geral essas contrapartidas são adotadas pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República e outros Governos, com o intuito de rentabilizar os patrocínios nas áreas de cultura, esporte ou social.
Essas medidas, porém, podem balizar as alternativas para contrapartidas oferecidas a órgãos governamentais ou empresas.
Conheça a seguir quatro linhas de atuação. São linhas clássicas, lembrando que as novas tecnologias e utilização de mídias sociais abriram outro universo de possibilidades. Mas elas podem (ou devem) ser acompanhadas por outras, mais tradicionais, que elencamos abaixo.
A marca poderá ser aplicada/divulgada em:
Contrapartida Negocial: outras contrapartidas que não relacionem, diretamente, o patrocinador à iniciativa patrocinada, mas que se traduzam em ações de oportunidade que visem à aproximação direta da entidade com o cliente, prospect ou público alvo de interesse para divulgação de produtos ou serviços, tais como:
Contrapartida Social: ações que visem inclusão social, tais como:
Contrapartida Ambiental: iniciativas que visem o desenvolvimento do meio ambiente e que remetam ao patrocinador a imagem de empresa socialmente responsável, tais como: