Veja Como o Bondinho Mudou Seus Conceitos Para Atrair Patrocinadores

Já faz tempo que aquele bondinho servia apenas para transportar turistas a dois pontos elevados dentro do que sobrou da mata atlântica. Cartão-postal do Rio de Janeiro, o parque onde se recebe visitantes do mundo inteiro é formado pelos morros da Urca e do Pão de Açúcar que, interligados pelo teleférico, permitem que se vislumbrem novos ângulos da cidade a uma altura de até 396 metros acima do nível do mar. E isso acontece há 110 anos.

Mas era tempo de mudar e isso incluiu marca e conceitos, visando alinhar a visão estratégica para se tornar um espaço de mídia. A Companhia Aérea Pão de Açúcar resolveu adotar também uma nova nomenclatura para seu espaço, que passou a ter o nome de “Parque Bondinho Pão de Açúcar” em toda a sua comunicação visual.

Para atingir esse objetivo, o parque se reposiciona criando iniciativas ancoradas em três pilares principais, turismo, entretenimento e mídia, e eles servirão para reforçar uma história que já é repleta de ações casadas com entretenimento e marcas.

Em 1979 o Bondinho fez parte do cenário no filme 007- Contra o Foguete da Morte. Pouco antes, em 1977, o Morro da Urca foi precursor de ponto de encontro com o Concha Verde, recebendo artistas como, Gal Gosta, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Ney Matogrosso. Isso resultou no Parque sendo palco de diversos eventos como o Noites Cariocas, que agora foi retomado. Nesta edição o Parque Bondinho é correalizador do evento e conta com uma ativação da sua nova marca especial: o Desafio Parque Bondinho Pão de Açúcar, para dar voz e espaço às novas bandas e artistas independentes.

A visão estratégica da companhia é de se tornar um espaço de mídia e para isso está abrindo oportunidade de patrocínio para marcas poderem se conectar com essa nova atmosfera. O primeiro contrato já foi firmado – a Refit (Refinaria de Petróleo de Manguinhos) tomou a frente como patrocinadora oficial do Parque.

Mas a relação entre o parque e ativação de marcas não é uma novidade.  Como exemplos de experiências únicas proporcionadas em parcerias estão a ação realizada pelo Booking.com, que montou um quarto exclusivo dentro de um bonde de 1972; o transporte, pelo bonde, de um novo modelo Porsche diretamente para o Morro da Urca; assim como o Aperol Spritz Sunset Bar, também instalado em um bonde histórico, proporcionando drinks especiais para os turistas durante o verão carioca; e a mais recente parceria estabelecida com a Livelo, possibilitando tanto que os visitantes acumulem pontos quanto resgatá-los por ingressos do parque.

MARCA E CAMPANHA – A mudança, que inseriu a palavra ‘parque’ ao nome, teve o intuito, conforme a empresa, de reforçar o seu potencial de proporcionar experiências únicas e inspirar felicidade aos visitantes em todo o seu espaço, reforçando que a vivência vai além dos passeios de bonde.

“A nossa nova logo representa, não apenas o formato singular natural do relevo local, mas seu reflexo na Baía de Guanabara e de um “coração de pedra cravado na terra” que traduz a emoção de estar aqui”, conta Sandro Fernandes, CEO do Parque.

O novo símbolo ainda destaca outras características singulares, como os cabos de aço, as curvas de nível, além da vista singular e da organicidade.

O trabalho desenvolvido pela agência Superunion no processo de criação envolveu imersão profunda nas visões internas e externas, mapeamento de tendências – da categoria e de comportamento do público – e estudo de materiais da marca.

Além de estudar o passado, precisávamos entender o momento atual da marca e as enormes oportunidades de negócio que se abriam a partir de uma nova visão estratégica e proposta de valor“, conta Marcelo Bicudo, CEO da operação brasileira da Superunion.

Para divulgar a nova identidade, o Parque contará com a estratégia de comunicação da campanha “Felicidade lá em cima” criada pela Agência3.

Com imagens solares e mensagens que pretendem despertar o interesse de conhecer o Parque e surpreender com suas atrações, a campanha será veiculada nos meios de comunicação online e offline, incluindo filme para TV aberta, rádio, peças de OOH, internet e redes sociais.

A agência Crama será responsável pela sinalização do Parque, que não será apenas diretiva, mas passará um conceito de experiência, história e interatividade com o público e será desenvolvida e implementada ao longo do ano.

INCENTIVO – A Companhia Aérea Bondinho Pão de Açúcar também utiliza a lei de incentivo à cultura da cidade do Rio de Janeiro. Para 2022 manifestou interesse nas áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Centros Culturais, Design, Fotografia, Literatura, Multiplataforma, Música e Teatro. A Agência3 também faz uso desse mecanismo.

Ver mais informações sobre empresa e outras 1.000 que apoiam cultura em nosso Perfil de Patrocinadores, ferramenta exclusiva para nossos assinantes. Para conhecer mais acesse por aqui.

Shopping cart close
Pular para o conteúdo