Filmes insurgentes que buscam pluralidade, diversidade, que almejam apreciação pela diferença – estes são os objetivos do Festival Cinecipó. Na programação serão mais de 60 filmes, oficinas e palestras que acontecerão entre os dias 30 de novembro e 28 de dezembro, gratuitamente, no site www.cinecipo.com.br.
O Cinecipó – Festival do Filme Insurgente – teve sua primeira edição em 2011, na Serra do Cipó (MG). A proposta era realizar quatro dias de cinema ao ar livre, na praça e de graça, levando ao público filmes que não têm espaço na mídia convencional. Até 2015, o festival foi realizado na Serra do Cipó, Lapinha e Santana do Riacho. Também já foram realizadas mostras em outras partes do Brasil como Pernambuco e Brasília. O coletivo produziu exibições itinerantes no Espaço Comum Luiz Estrela, Quilombo dos Marques, Quilombo do Palmital e em escolas públicas.
Neste ano ultrapassa os limites territoriais e tem alcance nacional com a programação online. Além dos filmes, o festival também oferece oficinas e workshops nas áreas de cinema, artes plásticas e música voltadas para a questão da sustentabilidade.
Separado em quatro programas semanais – derivas, vigílias, retomadas e sonhos -, compostos por aproximadamente 15 curtas e três longas, nesta edição predominam questões de gênero, LGTQI+ e raciais. Também se fazem presentes temas como questões ambientais, ditadura civil-militar, ocupações rurais e urbanas, entre outros. “A troca semanal de programas foi uma solução para termos o público interessado no festival durante um mês. O evento terá sempre novidades e esperamos gerar expectativa dos próximos filmes e debates da semana seguinte”, explica Cardes Amâncio, um dos idealizadores do Festival.
“O festival lida com variados fluxos de narrativas e muitas delas alcançaram recentemente o cinema: circulavam na oralidade, estavam sob o pó de documentos forçosamente esquecidos ou foram subsumidas por narrativas hegemônicas”, reflete Cardes. “Por outro lado, nosso cinema segue reavivando batalhas que ainda não foram vencidas e que enquanto a justiça não for feita, não podem ser esquecidas. Cinema que se ocupa em forjar a História”, complementa Daniela Pimentel de Souza, também criadora do evento.
SERVIÇO
9ª edição do Festival Cinecipó
Data: 30/11 a 28/12
Gratuito
Legenda da imagem da homepage: E o que a gente faz agora? / Dir. Marina Pontes / Ficção / 16´/ Cachoeira-BA / 2019