Se Você Ainda Não Esqueceu os Banners, Esqueça

Ontem a coisa funcionava assim: você levava um projeto cultural para a empresa patrocinar e oferecia um conjunto de contrapartidas que era quase sempre o mesmo – logo em banner e newsletter, fala ou exibição do Fulana Apresenta no início do evento e outros itens que formavam um pacote (quase) permanente. Assim era no mundo real.

Com a chegada do mundo virtual, a maneira como as pessoas interagem com as marcas mudou; o olhar delas sobre elas atingiu outra dimensão e a forma de comunicação não é mais a mesma, pois os consumidores criaram seu jeito de se relacionar para falar sobre as empresas e estas buscam saber o que eles falam para descobrir a melhor forma de se aproximar.

Portanto, a contrapartida digital agora é item obrigatório em qualquer projeto que se apresente e a compreensão de como está funcionando esse novo Universo pode ser vital para seu sucesso. Em função disso vale a pena conhecer a pesquisa “Evolução do Consumidor Digital no Brasil”, elaborada pelo HubSport, plataforma envolvida com CRM, marketing, vendas e atendimento aos clientes, sobre como as pessoas interagem com as marcas.

O estudo traz diversas informações sobre o comportamento dos clientes nas redes sociais, sobre em quais canais estão os consumidores e qual a melhor forma para se comunicar com eles. Foi realizado com mais de 600 executivos de diferentes setores do mercado brasileiro.

Você está de olho nelas…
…E elas em você

Ele aponta, por exemplo, que 72% dos entrevistados indicaram o Google, 56% o Facebook e 50% o Youtube. Além disso, 45% preferem consumir conteúdo em vídeo (como tutoriais) das marcas e empresas que acompanham; 40% preferem informações por e-mail e 34% por imagens em redes sociais (como posts no Instagram).

Rodrigo Souto, gerente de marketing da HubSpot no Brasil, afirma que a empresa percebeu um movimento interessante no mercado brasileiro: “Notamos que a forma como os consumidores brasileiros se comunicam afeta diretamente nas operações das empresas: eles trocam informações, compartilham experiências e pesquisam antes de entrar em contato com uma companhia”, explica.

 De acordo com a pesquisa, 67% dos entrevistados preferem se envolver e aprender mais sobre as marcas que gostam por meio do website oficial, 47%, assistindo os vídeos da companhia e 42% curtindo conteúdo na página do Facebook.

PRIORIDADES – Fechar negócios segue como prioridade dentro das empresas, com 70%. Entretanto, 39% dos entrevistados querem melhorar a eficácia de seus processos (como a melhora do funil de vendas, por exemplo).

Nos próximos 12 meses, estes são os canais de distribuição de conteúdo que estão no planejamento das companhias como foco das ações de marketing: Youtube (63%), Instagram (58%), Vídeos no Facebook (56%) e Redes Profissionais como o LinkedIn (54%).

“Após uma compreensão clara do que ocorre no mercado, os desafios podem se transformar em oportunidades de crescimento e auxiliar nas estratégias certas”, explica Souto. “Com o estudo, é possível mensurar como os líderes de vendas e marketing no Brasil estão acompanhando as rápidas mudanças no cenário digital. E isso leva à adaptação de acordo com as mudanças de comportamento do consumidor. Essas mudanças tendem a ir em direção a um mundo mais digitalizado” completa.

O infográfico abaixo foi preparado pela HubSpot

 

SERVIÇO: Para saber informações sobre a HubSpot acesse //br.hubspot.com/

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