
O nome é Amora Livros, mas pode ser lido como Amor a Livros. Não é uma editora e seu modelo de negócio oferece vários planos para quem quiser receber em casa o exemplar de uma boa literatura. Mas aviso: não são quaisquer livros – são somente livros escritos por mulheres.
Essa é a missão da Amora Livros, um clube de assinatura que faz uma curadoria especial de literatura contemporânea produzida por mulheres, no Brasil e no mundo.
Funciona assim: todos os meses assinantes recebem em casa uma caixinha com um livro surpresa escrito por uma autora contemporânea, além de um minilivro com um conto inédito de autora estreante e algumas surpresinhas como marca-páginas, adesivos, tag de porta, postal colecionável etc.
Mas quem é responsável pela Amora Livros? Patrícia Papp é uma delas, publicitária que já escreveu livros Como Viajar com Seus Filhos sem Enlouquecer e Praias do Nordeste com Crianças e que, ao lado de mais três sócios, realiza extenso trabalho de curadoria após leitura de centenas de obras, prêmios e festivais investigados, ouvidas autoras de respeito e trocar ideias com editoras, agentes literários e especialistas.
E ela conta que o Clube trabalha com um recorte bem específico: são autoras contemporâneas e livros de ficção – não são contos, não são poesias, não são biografias, são romances.
“A gente acredita que as mulheres escrevem tanto quanto os homens, mas elas são menos publicadas, menos premiadas, então é uma forma de divulgar a escrita das mulheres. A gente entrega todo mês, pra quem assina, uma caixinha onde vem um livro com uma escritora contemporânea, que pode ser tanto brasileira como estrangeira e a gente procura, nessa curadoria, ter uma variedade tanto épica como de localização; então a gente tem mais ou menos 50% de brasileiras e 50% do resto do mundo”, afirma Patrícia.
Os contos, aqueles que vão junto com o livro na caixinha, são escolhidos pelo Pé de Amora, projeto que seleciona contos inéditos de escritoras estreantes, ou pouco conhecidas, que estejam iniciando sua trajetória na ficção, para publicar minilivros que são entregues aos assinantes em mais de 20 Estados brasileiros. Já na primeira etapa da seleção foram lidos mais de 40 contos e o primeiro selecionado, e enviado na caixinha do mês de março, chamou-se “Coração (In)divisível”, escrito pela curitibana Daniélle Carazzai.
“Nos deparamos com textos surpreendentes e criamos oportunidades para que essas autoras sejam lidas por mais pessoas e alcancem leitoras e leitores de diferentes cantos do Brasil. Foi a forma que encontramos de nos aprofundarmos ainda mais na missão de dar visibilidade às histórias contadas por mulheres diversas”, conta Fernanda Ávila, sócia-fundadora da Amora.

RAZÕES – Patricia Papp justifica porque são escolhidas somente obras contemporâneas:
“Porque a gente gostaria que as mulheres, enfim, sejam mais lidas e sejam lidas vivas, porque existem nomes muito expressivos na literatura, mas alguns que se repetem muito e que não são da produção que está acontecendo hoje. A gente acredita que tem muita coisa boa sendo escrita hoje, então é para que as mulheres sejam mais lidas”.
E por que essas escritoras que mandam exemplares para vocês têm que ser conto; por que não romance?
“Porque nós, no momento, somos um clube de assinatura. Agora, a escritora que quiser liga pra gente, manda mensagem, fala, posso enviar um livro? A gente recebe livro, a gente vai lendo. Às vezes a gente descobre, os nossos curadores leem livros italianos, em inglês, espanhol, identifica livros que nem estão traduzidos e a gente tenta encontrar as coisas de todos para saber quando vão chegar no Brasil. A gente recebe livros que editoras mandam e vai recebendo muita coisao. Juntando tudo isso, a gente vai fazendo esse equilíbrio que eu falei, brasileira, estrangeira. Vai diversificando as editoras, tenta não ficar só com uma editora e nem só com as grandes. Esse é o nosso principal atributo, fazer essa curadoria, porque que tem livros incríveis que nunca ficaram na primeira mesa da livraria, ficam escondidos, eles somem, só que são de autoras muito boas, são livros muito bons. Então a gente resgata alguns livros que a gente manda, que são livros publicados há muitos anos e que, na nossa opinião, não tiveram o devido destaque”.
E o assinante tem possibilidade de escolher o que quer?
“Não. Os livros são surpresa. Nosso site tem um post com todos os livros que já foram entregues, para a pessoa entender qual o estilo da curadoria. Daí tem bastante esse envolvimento com as escritoras, chama pra live, então vai ficando claro o estilo da curadoria, qual é o tipo de literatura, o estilo das escritoras, dos livros e tal”.
Quantas pessoas trabalham com você nessa consultoria?
“Somos quatro sócios. Uma delas mora na Argentina e fala espanhol e traz muita referência e pessoas da língua espanhola. Outra mora em Portugal. Outro mora no Brasil, mas lê em francês, lê em italiano e também traz muita referência de fora. Somos quatro sócios que fecham a boca do funil, mas antes disso a gente fala com muita gente, com as editoras, os agentes literários e escritores, principalmente. E tem os livros que a gente recebe direto das pessoas que mandam pra gente, porque muita gente manda direto, seja alguém independente e até atores mais consagrados mandam”.
E por que, me conta aí, como é que vocês se juntaram? Qual foi a ideia em comum que vocês tiveram e resolveram se juntar para fazer esse Clube?
“A gente é muito apaixonada por literatura; quem trabalha com literatura geralmente é. E a gente já era sócio antes, trabalhava com editora de conteúdo. a gente chegou a lançar livros é de viagem, a gente tinha uma coleção de guias de viagem que foi muito legal até gente. Mas a gente tinha se afastado um pouquinho da questão de edição e de livros, mas ficou com saudades, assim. Então a gente lê muito e a gente se indicava muitos livros. Todos nós, todos os sócios, fomos pessoas para quem as pessoas pediam indicação de livro. Então Amora é muito isso, é aquela dica de livro de quem não sabe o que lê, que chega numa livraria e não sabe por onde começar, quer comprar livros no Natal ou no Verão e não sabe por onde começar?.A gente sempre foi a pessoa que empresta livros e que dá dica e a gente achava que tinha esse potencial e também a questão de ler mais mulheres. Queria equilibrar um pouquinho a balança de ler mais mulheres, então a gente juntou, juntou essas duas questões para para criar Amora.”
Conta mais, pra gente encerrar.
“Tem um movimento, que é bem recente, poderoso, que o maior clube de assinatura hoje é o TAG. E está acontecendo um movimento que a TAG e a Doispontos, que é um clube de assinatura menor, mas que tem uma coisa mais forte de curadoria, estão se juntando. Então acho que é um movimento interessante de ver, e creio que Amora passa a ser o principal Clube de assinatura que preza realmente pela curadoria, é independente, e tem essa questão dos livros escritos por mulheres e a questão dos clubes de leitura estarem muito forte. É muito interessante que as questões do livro acabam tocando as pessoas no momento que elas estão mais vulneráveis, né? O livro tem esse poder. Acho que é muito bom isso de poder incentivar essa cadeia toda, de fazer os livros circularem, saírem da prateleira de trás, vir pra frente, ouvir outras histórias, ouvir outras mulheres; isso de ouvir as mulheres que estão escrevendo neste momento é interessante também. E não é tirar poder, prestígio das que já faleceram, pelo contrário. É só pra colocar luz mesmo.”
QUEM FAZ – Saiba quem são os sócios do Amora Livros:

Patrícia Papp Publicitária, com especialização em design na School of Visual Arts e na Parsons em Nova York, autora dos livros Como Viajar com Seus Filhos sem Enlouquecer e Praias do Nordeste com Crianças. Editora do portal VIajo Com Filhos. Sócia e diretora de criação e campanhas digitais na Pulp Edições.
Fernanda Ávila Jornalista, escritora e editora com especialização em Leitura de Múltiplas Linguagens. Cursou Escrita Criativa em Lisboa e Curitiba. Autora do Guia Nova York com Crianças, coautora do portal Viajo com Filhos. Sócia e diretora de conteúdo da Pulp Edições. Mora em Portugal.Vicente Frare Administrador de empresas, editor e publisher. Cursou Hotelaria e dedica-se à escrita criativa. Domina 7 idiomas e conhece mais de 130 países.
Mai Sturam economista formada na UFPR, com especialização em Logística em Buenos Aires. Há 20 anos se dedica ao segmento comercial e logística nos países que formam o Mercosul. Mora na Argentina.
Vicente Frare Administrador de empresas, editor e publisher. Cursou Hotelaria e Turismo na Suíça e trabalhou no setor turístico até co-fundar a Pulp Edições em 2007. Autor de Manual de Viagem, Europa de Cinema e Paris para Amar Paris. Desde 2020 dedica-se à escrita criativa. Domina 7 idiomas e conhece mais de 130 países.
CURSO – E durante quatro dias de outubro estará rolando no site do Amora Livros um curso com Socorro Accioli, doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense e grande escritora. Já foi vencedora do Prêmio Jabuti e traz no currículo uma oficina ministrada por Gabriel Garcia Márquez. Ela vai ensinar técnicas para escrever contos curtos.
SERVIÇO
A Amora é um lançamento da Pulp Edições, que publica livros de viagem desde 2017, trabalha com campanhas de conteúdo digital e fundou o portal Viajo com Filhos. Entre as publicações de maior sucesso da editora estão os guias Minha Nova York, da Didi Wagner e Como Viajar com Seus Filhos sem Enlouquecer, da Patricia Papp.
Para mais informações, entre em contato com fernanda@amoralivros.com.br
Site: www.amoralivros.com.br
Instagram: @amoralivros_brasil
Facebook: @amoralivrosbrasil
Curso com Socorro Accioli: Dias 2, 4, 9 e 11 de outubro. Acesse por aqui.
LEIA TAMBÉM
Associação Dá Mentoria Para Produtor Teatral Com Dificuldade em Projeto
Não Deixe de Ler Esse Livro. Ele Traz Tudo Sobre Legislação Cultural