Ele já tem 26 anos, contemplou 1.500 propostas e seus trabalhos já foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todas as suas edições. O Programa Rumos Itaú Cultural está com inscrições abertas para atrair proponentes mostrando uma nova pegada.
Nesta edição só serão aceitos projetos de criação artística relacionados à arte e cultura brasileiras. Conceitualmente estão abrangidas quaisquer ações ou etapas criativas para o desenvolvimento de projeto concebido em qualquer tipo de suporte, formato ou mídia, nas seguintes linguagens: arte e tecnologia, artes visuais, design, arquitetura, moda, gastronomia, audiovisual, circo, dança, literatura, performance, música, teatro, games e HQ.
A Gerente do Núcleo de Formação do Itaú Cultural, Valéria Toloi, justifica que essa mudança de escopo “se dá em um momento no qual valorizamos ainda mais o processo criativo, uma etapa que ainda não é tão respaldada em outros editais de fomento,”
É bom saber que na edição deste ano não serão aceitos projetos ou propostas que tenham por finalidade a realização de:
- Cursos, oficinas, encontros, debates, palestras e seminários.
- Programas, intercâmbios ou residências com o objetivo de estudo, aperfeiçoamento ou formação.
- Mostras, exposições, festivais e feiras.
- Rodas de leitura e saraus.
- Propostas exclusivamente de circulação.
- Preservação, restauração, higienização, catalogação, organização e recuperação de acervos.
- Pesquisa.
- Reforma ou manutenção de espaços.
VALOR – Cada número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) poderá inscrever um único projeto. O valor máximo do orçamento para cada projeto está estipulado em R$ 100 mil e serão pagos em valores brutos. Os projetos selecionados deverão ser concluídos em até 18 meses a partir da data de assinatura do contrato.
Serão valorizados os seguintes critérios:
- Singularidade – criatividade, inovação, experimentação e contemporaneidade.
- Relevância – abrangência, potencialidade, referência e representatividade.
- Consistência – conceituação e viabilidade.
Já as possibilidades de contrapartidas estabelecidas em contrato são essas:
- Projetos contemplados que tenham por finalidade a produção e o desenvolvimento de roteiro e/ou finalização de obras audiovisuais (curtas, médias e longas-metragens; webséries etc.): o IC – na plataforma de streaming da organização, a Itaú Cultural Play (www.itauculturalplay.com.br) – irá assegurar direitos de armazenamento e exibição, não exclusivos, por período não superior a dois anos, sem pagamentos adicionais além dos já recebidos por meio do programa Rumos Itaú Cultural. A efetiva inclusão e exibição na plataforma ficará sob exclusiva decisão do Itaú Cultural.
- Projetos de outras linguagens: o IC irá assegurar, contratualmente para si – por meio de licenciamento –, direitos, não exclusivos, de utilização, divulgação, registro de imagem, exibição, armazenagem, veiculação e difusão dos projetos contemplados, entre outros, e de seus resultados em diversos formatos, mídias, meios, suportes e modalidades, inclusive como finalidade econômica. A exclusivo critério do IC também poderá ser prevista a produção de futura obra audiovisual, em condições a ser firmadas com o proponente.
- Também será previsto que os projetos contemplados veiculem o apoio recebido pelo programa Rumos Itaú Cultural em forma de logomarca, bem como em menções em todas as ações e mídias de divulgação do projeto.
- Os direitos do IC serão sempre não exclusivos e não irão prejudicar a utilização e a exploração pelo contemplado de sua própria obra, conforme as condições previstas em contrato.
INSCRIÇÕES – As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site rumositaucultural.org.br até o dia 22 de setembro/23
O sistema também oferece um formulário acessível que pode ser utilizado unicamente por pessoas surdas ou cegas. Surdos podem se inscrever por meio de vídeo em Libras e cegos por meio de áudio. Apenas nessas hipóteses serão aceitas inscrições nesses formatos.
O resultado será publicado até o dia 6 de maio de 2024 e será comunicado aos contemplados por telefone e/ou e-mail. A relação de projetos selecionados também será divulgada pela imprensa e nos sites rumositaucultural.org.br e itaucultural.org.br.
Para mais informações e inscrições siga por aqui.
CAMINHADA – Para apresentar a nova edição do Rumos Itaú Cultural e elucidar possíveis dúvidas ligadas aos processos de inscrição e seleção dos trabalhos, os gestores do Itaú Cultural (IC) participam de bate-papos em cidades de todo o Brasil.
Não é necessário se inscrever previamente. A ocupação dos lugares se dá por ordem de chegada e está sujeita à lotação da sala.
Para saber as datas e locais que receberão os gestores siga por aqui.
LEIA TAMBÉM
Sua Instituição Luta Por Igualdade Social? BNDES Busca Uma Para Gerir R$ 30 Milhões
A Preocupante Dinâmica do 3º Setor no Brasil. Por Que as OSCs Morrem?