O prazo final de inscrição ainda está longe: 02 de abril. Por isso há tempo de sobra para roteiristas concorrerem ao Cabíria Prêmio de Roteiro e ao Cabíria LAB, laboratório com foco em projetos audiovisuais em fases iniciais e intermediarias de desenvolvimento.
Rumo à 8ª edição, o Prêmio Cabíria se destina a roteiros de longa-metragem e ficção em estágio avançado de desenvolvimento. Meta é conectar novas autoras e histórias originais ao mercado audiovisual e contribuir para a realização de obras com protagonismo feminino nas telas e atrás das câmaras.
A premiação inclui soma em dinheiro, consultorias, bolsas e/ou descontos em cursos, além do passaporte para a Rede de Talentos do Projeto Paradiso, instituição que investe em formação profissional, geração de conhecimento e impulsionamento de talentos do audiovisual.
Os roteiros e/ou projetos inscritos nas duas chamadas – Prêmio Cabíria e Cabíria LAB – precisam ter ao menos uma protagonista feminina e ser de autoria de roteiristas autoidentificadas mulheres, podendo ser em coautoria com pessoa(s) de identidade(s) e expressões de gênero diversas. A temática é livre.
A dinâmica do Cabíria LAB abrange consultorias e masterclasses de especialistas para o impulsionamento de carreiras de roteiristas e seus conteúdos originais. As categorias contempladas são longa-metragem de ficção, longa-metragem de ficção infantojuvenil e série de ficção.
Os resultados do Prêmio e do LAB serão divulgados em junho ou julho e suas realizações se darão no âmbito do Cabíria Festival Audiovisual. Em sua quinta edição, o evento será realizado no segundo semestre de 2023, com data e formato a serem anunciados.
Criado em 2019, o Festival é dedicado à promoção de conteúdos criados por mulheres e busca agregar expressões e identidades de gênero diversas e comunidades LGBTQIAPN+. O projeto é uma ampliação do Cabíria Prêmio de Roteiro. Existe desde 2015.
Para as inscrições, até 26 de março a taxa terá valor promocional de R$ 90,00. De 27 de março a 02 de abril será cobrada a tarifa regular de R$120,00. Roteiristas trans, negras, indígenas e PcD poderão solicitar gratuidade nas inscrições, e roteiristas oriundas de periferias e mães-solo, recebem 20% de desconto nas inscrições realizadas até 26 de março, conforme regulamento.
Esses eventos são uma realização da Rede Cabíria de Talentos, que reúne diferentes iniciativas voltadas para a valorização e estímulo de carreiras de roteiristas e histórias com protagonismo feminino na diversidade de sua expressão.
SERVIÇO
Para mais informações e inscrição acesse por aqui.