Objetivo é deixar a mobilidade mais fluida e trazer mais cor à capital paulista. Esse é o argumento utilizado para justificar a preferência que a Veloe tem por espalhar obras com grafite pela cidade de São Paulo, bem de acordo com seu modelo de negócio já que é uma marca criada para soluções de mobilidade urbana e gestão de frotas.
Em geral as áreas preferidas para exibir trabalhos de artistas são vias de grande fluxo e aparências cinzentas, tão comuns nas ruas paulistanas. Desta vez foi escolhida a rua Rocha, que fica perto da Praça 14 Bis, na Bela Vista, para receber na lateral de um edifício a arte de Mari Marts, que traz referências ao universo da Veloe em suas cores e sinaliza que, com piscada da marca, uma mão retira os veículos do trânsito.
“Os grafites já são uma expressão da nossa marca e é sempre um orgulho entregar projetos que fomentam a cultura urbana e trazem mais cor e vida para a capital. Quando fizemos a nossa primeira intervenção artística, notamos que mais que tornar o caminho do paulistano mais leve e colorido, o entorno também se transformou, impactando positivamente a comunidade local”, afirma Vanessa Rissi, superintendente de marketing e analytics da Veloe.

Outra iniciativa foi a participação no “Graffitti Scool”, projeto de intervenção artística em escolas públicas de São Paulo, criado pelo artista Pack Toledo. A instituição de ensino escolhida foi a EMEF Amadeu Amaral, na Zona Leste da cidade, que teve a autorização da diretora da escola para realização dos grafites.
Para essa obra, foram escolhidos quinze artistas urbanos, como Chivitz, Sotaq, Jae Alves e Paulo Flecha, que usarão a paleta de cores da Veloe para ilustrar e trazer mais vida aos muros do colégio. Após a finalização, os artistas também farão oficinas educativas de arte com os alunos.
Finalizadas as pinturas todas as latas de tintas utilizadas serão doadas para o Centro Prolata de reciclagem de embalagens metálicas, programa que estimula a reciclagem de latas de aço no país, assim como aconteceu na primeira intervenção artística que a marca liderou em 2019.
Essas ações foram realizadas pela Dionisio. Ag, agência full service especializada em arte. “Um dos nossos objetivos é levar mais arte para as ruas para que possamos impactar o maior número de pessoas possível e proporcionar experiências ricas em termos culturais para a população”, disse Victor Barros, responsável pela área de negócios da Dionisio. Ag.
A Veloe também foi uma das apoiadoras do Rua Walls, projeto de arte pública, aberta e acessível realizado por 18 artistas na Zona Portuária do Rio de Janeiro, em outubro de 2020.
ESCRITÓRIO – O próprio escritório da Veloe, situado em Alphaville, foi alvo de intervenções realizadas pelo artista Pardal, que é parceiro da agência desde a sua fundação. Proposta foi dar mais vida a dois ambientes localizados na sede da empresa, sendo que uma das obras foi pintada na entrada principal do escritório, e a outra na sala de reuniões.

Na interpretação do artista, os painéis retratam um caminho inteligente, valorizando o tempo das pessoas. O DNA digital da Veloe é focado em tornar o trânsito mais leve e isto está intrínseco na arte. O olhar dos pássaros para o alto indica o caminho que a marca deseja, ponto que também está retratado na criação. É uma mobilidade poética com cenário urbano.
“Achamos importante trazer os grafittis, que são uma expressão da nossa marca nas grandes cidades, para dentro do escritório, nessa retomada gradual dos nossos colaboradores. As paredes deixaram o escritório ainda melhor, estimulam a criatividade, deixam o ambiente alegre e já são um dos principais compartilhamentos do nosso time nas redes sociais”, conta Vanessa Rissi.
QUEM É – Criada por Banco do Brasil e Bradesco, a Veloe é uma unidade de negócios da Alelo, com foco no atendimento a cliente com soluções de meios de pagamento, mobilidade urbana e gestão de frotas.
Ela não utiliza incentivo fiscal para seus projetos.