Números Mostram Que Surf Está Mesmo na Crista da Onda

O Relatório de Impacto Econômico elaborado pela EY, empresa global de consultoria que antes era conhecida como Ernest & Young, não deixa dúvida – a etapa brasileira do Circuito Mundial de Surf fez jus ao tamanho da importância que o País tem hoje no universo desse esporte.

Realizado em Saquarema (RJ) entre 23 e 30 de junho, o evento gerou R$ 73 milhões de renda ao município e foi assistido por uma média de 40 mil pessoas/dia durante sua realização.

O Oi Rio Pro apresentado por Corona, como oficialmente se chamou essa oitava etapa da WSL (World Surf League), bateu recorde de patrocinadores. Além dos dois citados no título, entraram na lista alguns como Havaianas, Oakley, Hydro Flask, Expedia, Banco do Brasil, BB Asset Management, Enel, TikTok, 51 Ice, Localiza, Oakberry, Australian Gold, Pura Vida, NewOn (Grupo Prevent Senior), UniCesumar, BFGoodrich e a própria EY. Contaram com a lei de incentivo ao esporte.

Na tabela abaixo pode-se acompanhar alguns dos números verificados pela EY em pesquisa realizada com 1.033 entrevistados (44% masculino e 56% feminino), com foco no perfil de visitantes e seus gastos.

A maioria dos turistas presentes (72%) eram do próprio Estado do Rio. Desses, 28% eram da capital fluminense, além de outras cidades do Estado, como Niterói (9%), Araruama (8%) São Gonçalo (5%) e Cabo Frio (4%). Rio Bonito, Maricá e Rio das Ostras foram responsáveis por 2% (cada) dos visitantes.

Dos turistas, 72% ficaram hospedados em Saquarema e preencheram todas as vagas em pousadas, hotéis ou hostels. Os demais ficaram hospedados na capital do Rio e em Araruama. A escolha da hospedagem através de aplicativos liderou a preferência dos turistas.

Dos 68% de turistas que contrataram algum tipo de serviço em Saquarema, 82% foram relacionados a hospedagem. Locações de veículos e passagens áreas tiveram 6% cada. Além das praias, os turistas também movimentaram os bares e restaurantes locais, sendo a preferência de 58% deles. Os setores de hotelaria e gastronomia, além do comércio, são os mais impactados quando a etapa do mundial ocorre na cidade.

Dos visitantes, 83% foram para Saquarema exclusivamente para acompanhar o campeonato. Desses, 46% acompanharam o evento todo. Saquarema recebeu uma excelente avaliação dos turistas: 64% disseram que a cidade atendeu totalmente às suas expectativas e 29% afirmaram que tiveram suas expectativas superadas.

Dos 40 mil visitantes por dia, 45% eram turistas e 55% moradores locais. O evento gerou 9,1 milhões de visualizações em seu alcance total na TV e streaming e 990 publicações nas redes sociais da WSL.

Dos entrevistados, 47% se consideram fãs de surfe, mas não pegam onda. Esse número representa o grande público consumidor que acompanha a modalidade pelo esporte em si, pelo lifestyle, por causa dos atletas ou pelas marcas envolvidas. Um total de 43% são de surfistas amadores, sendo que 24% desse público acompanha o evento presencialmente todos os anos. O levantamento da EY foi somado a dados da Prefeitura de Saquarema, fornecidos pela Secretaria de Turismo do município.

Segundo recente pesquisa Sponsorlink, do Ibope Repucom, o surfe tem hoje 45,3 milhões de fãs no Brasil — em 2013 esse número era de 14 milhões.

MÍDIA E MEIO AMBIENTE – O público que não teve a possibilidade de acompanhar de perto as baterias dessa etapa do CT, pode assistir pelas plataformas de transmissão: ao vivo nos canais da WSL, no site ou pelo aplicativo gratuito, e pela plataforma de mídia do grupo Globo (com transmissão em tempo real pelos Globoplay, Sportv e site, além de transmissões parciais ao vivo na televisão aberta, pela TV Globo). Os números dessas transmissões se destacam:

+30 horas de transmissão ao vivo nos canais SporTV

 + 30 milhões de reais de retorno de mídia para patrocinadores

  2,9 milhões horas assistidas (streaming e tv)

  990 publicações nas plataformas da WSL

Após o evento, a Havaianas passou a ser uma patrocinadora global da WSL.

As redes sociais foram importantes para a propagação do evento, alcançando um público expressivo. Além da divulgação, 25% souberam da etapa brasileira pelas redes sociais da Prefeitura de Saquarema, 4% pelas mídias de atletas e 14% pelas redes sociais da WSL, que inclusive tem uma penetração indiscutível: +13 mil novos seguidores (Insta), 43 mil seguidores (Twiter), 27 mil inscritos (Youtube), 23M visualizações (Tik Tok).

Saquarema teve seu pico de procura e menções não só nas redes sociais do evento ou da WSL, como também em buscas. Segundo dados do Google Trends, a cidade teve um expressivo aumento de interesse do público em geral durante os dias da competição. O brasileiro Filipe Toledo, campeão dessa edição, também foi um dos mais buscados no período. Matérias com impacto na imprensa geraram mais de 1.000 artigos. O evento também teve repercussão internacional em sites especializados e em matéria de página inteira, com destaque na capa, do jornal norte-americano The New York Times.

Ações ambientais resultaram na plantação de centenas de mudas nativas na praia de Itaúna, com 1,2 tonelada de lixo reciclável recolhido, sendo que o plástico foi transformado em bancos que serão colocados na orla de Saquarema.

São dados que justificaram a construção da maior estrutura já montada para uma etapa da WSL em País que é detentor de cinco títulos mundiais no esporte nos últimos sete campeonatos: o do tricampeão Gabriel Medina (2014/2018/2021), Ítalo Ferreira (2019) e Adriano de Souza (2015). Neste ano Filipe Toledo, atual líder do ranking, venceu a etapa em Saquarema.

A organização contou o apoio da Prefeitura Municipal de Saquarema e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL), através da Lei de Inventivo ao Esporte. E apoio institucional da Associação de Surf de Saquarema (ASS). Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Rio de Janeiro, Prefeitura de Saquarema.

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