Poemas de Cândido Portinari agora estão acessíveis para quem não pode ler por ser portador de cegueira ou baixa visão. O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, lançou o audiolivro Poemas de Portinari, que reúne textos inéditos narrados especialmente para esse público, em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (ADEVIRP).
Os poemas que compõe o livro foram publicados originalmente na obra Poemas de Portinari, editada em 1964 pela Livraria José Olympio Editora. Preservada a seleção feita por Antonio Callado, as organizadoras desta nova edição propuseram reparos, alterações e acréscimos a partir de critérios justificados nas últimas páginas da obra.
O audiolivro está disponível pelo site.
“Quando o assunto é acessibilidade temos que assegurar um museu para todos. Desde 2006, intensificamos nossos programas e projetos para a inclusão das pessoas com deficiência no Museu. Mais do que isso, para integrá-los à cultura nacional”, explica Cristiane Patrici, gerente do Museu Casa de Portinari.
O equipamento cultural tem buscado soluções que contribuam para eliminar as barreiras e proporcionar uma experiência prazerosa e enriquecedora aos deficientes que visitam o espaço. No local, há disponível maquetes sensoriais, recursos de audiodescrição, acessos adaptados, vagas de estacionamento identificadas, cadeiras de rodas, andador e bengala, textos informativos em tinta e em braile, réplicas táteis de obras e muitas outras ferramentas, incluindo o site e as redes sociais.
Ainda abordando o tema acessibilidade, no domingo (6) a atividade “Pela Janela” exibirá como os recursos tecnológicos contribuem para disponibilizar conteúdos e informações para todos. O QR Code é um dos mecanismos utilizados pelo Museu para que o visitante surdo tenha acesso ao legado do artista.
Na quarta-feira (9), às 14h00, haverá live com os Representantes Regionais do Sistema Estadual de Museus. O objetivo da proposta colaborativa é fortalecer e articular os museus de Ribeirão Preto e municípios do entorno. Durante o evento, será feita a apresentação oficial dos novos membros da região administrativa, bem como a elaboração de um cronograma coletivo para as discussões e assuntos de 2021.
Toda a agenda do Museu Casa de Portinari estará disponível pelas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e TikTok) @museucasadeportinari.
SERVIÇO
Mais informações pelo site: //www.museucasadeportinari.org.br/culturaemcasa
Imagem da homepage é de Stas Knop