Mercado de Insumos se Recupera Com Ajuda de Novo Aliado: o WhatsApp

Eduardo Martins*

A pergunta foi: com o cancelamento das feiras e eventos do setor de insumos para arte, artesanato e artes manuais, como os lojistas se organizaram para continuar as vendas? Para responder a essa questão a WR São Paulo, realizadora da Mega Artesanal, a maior feira de produtos e técnicas para arte, artesanato e artes manuais da América Latina, analisou 36 questionários respondidos por empresários durante pesquisa no mês de agosto, e descobriu duas coisas: o setor está retomando o fôlego e a privação descortinou uma eficiente forma de fazer negócio.

O WhatsApp despontou como a nova ferramenta adotada que mais converteu vendas durante o isolamento social: 65% dos entrevistados só adotaram o aplicativo após o início da pandemia e perceberam que o atendimento ao cliente e a conversão aconteciam com maior facilidade por lá.

De acordo com o especialista em vendas online, Gustavo Chapchap, líder do comitê de e-commerce da Associação Brasileira dos Agentes Digitais (ABRADi) e CMO da Jet/Zap Commerce, o sucesso deve-se a alguns fatores como o fato de o app “já estar instalado em 99% dos celulares brasileiros e ser o app mais usado de todos. Além disso, ele permite uma venda ativa a partir do celular; ou seja, numa loja com 15 vendedores, são 15 pessoas trabalhando ativamente. No Instagram, por exemplo, você posta uma foto de um produto ou vídeo e espera o consumidor entrar em contato. No WhatsApp, é o vendedor quem inicia a conversa”, explica.

Gustavo destacou outras vantagens, afirmando que “com o  WhatsApp o engajamento é mais rápido e a conversa é mais pessoal, com possibilidade de recursos extensivos como áudio, vídeo, fotos e ainda ligar em vídeo por exemplo, se a pessoa quiser ver o produto ao vivo. Mandar um áudio aumenta a credibilidade, permite a venda consultiva e esclarece dúvidas comuns sobre aplicações, medidas, cores, texturas, e outras, que na venda online são sempre mais difíceis. No caso de haver vendedores, que já estão nos custos, eles se transformam em agentes de marketing, utilizando sua credibilidade e network para atraírem e converterem clientes”.

DEMISSÕES – O resultado da pesquisa também apontou que as empresas que demitiram funcionários no começo da pandemia já estão recontratando, 65% viram chegar novos clientes e 70% perceberam aumento de faturamento via canais online.

“É impossível precisar o impacto financeiro do adiamento das feiras de 2020, em especial da Mega Artesanal que em 2019 recebeu 124 mil visitantes e 400 expositores. Pela pesquisa ficou muito claro que quem se adaptou mais rapidamente, ou já tinha uma forte presença digital, sofreu menos e se recuperou mais rápido”, explicou Rita Mazzotti, diretora da WR São Paulo.

No período de 20 a 31 de agosto de 2020, a WR São Paulo aplicou questionário para 55 pessoas – todos expositores de alguma feira que a empresa realizou nas cidades de São Paulo, Olinda e Porto Alegre: Patch & Arte São Paulo, Brazil Patchwork & Scrapbooking Show, Artesanal Nordeste, Artesanal Sul e Mega Artesanal. No total foram 36 questionários válidos, preenchidos por empresários, desde grandes nomes a micro empresas da indústria e do comércio de insumos. *É Editor-Chefe da Marketing Cultural Online, agora VALOR CULTURAL

SERVIÇO

As imagens são de Sascha Düser

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