Marketing Social Não é Marketing de Causas

“A crise da Covid-19 acelerou uma tendência, cada vez mais evidente entre os consumidores, de que é preciso trabalhar propósito e visão de lucro e valor de forma muito alinhada. O marketing relacionado à causa aponta para um caminho onde não há mais espaço para estratégias e branding que não seja pela via da transparência”,

A frase acima é de Fabiana Fragiacomo, diretora de Comunicação e Marketing do Instituto Ayrton Senna, a respeito do 4º Fórum de Marketing Relacional à Causa, que terá transmissão online nos dias 16 e 17 de setembro e do qual o Instituto é um dos realizadores.

Existe a percepção de que entre os consumidores há o desejo de ver as empresas mais socialmente responsáveis e tomarem a frente de transformações importantes e necessárias para o País. A questão é: como aproximar causas e marcas? Quais os impactos transformadores que a pandemia provocou? Que segredos ainda não revelados estão por trás da comunicação por causas?

O marketing relacionado à causa, movimento que engaja empresas, consumidores e organizações da sociedade civil em torno de ações que geram benefícios para toda a sociedade, é o tema central do fórum. Guiará diversas mesas redondas para fomentar ideias de engajamento empresarial e discutir projetos relacionados à atividade, principalmente no cenário atual de crise social desencadeada pela Covid-19.

O evento terá a presença especial do norte-americano David Hessekiel, fundador e presidente do “Engage for Good”, principal congresso no mundo sobre engajamento de empresas em causas sociais. Junto a ele também estarão Anne Erhard, da Edelman; Nancy Stinson-Harris, da Fundação Arthritis; e Dan Goldenberg, da Activision Blizzard e Call of Duty Endowment. 

Também participarão Estela Renner, diretora, roteirista e co-fundadora da Maria Farinha Filmes; Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta; Marcel Fukayama, diretor executivo do Sistema B; Fabiana Fragiacomo, head de Comunicação e Marketing do Instituto Ayrton Senna; Rodolfo Guttilla e Monica Gregori, ambos sócios da CAUSE; Priscilla Branco e Fernanda Silva, da área de Public Affairs da Ipsos; e Marcus Nakagawa, professor e coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS).

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Além dos debates, os organizadores prometem apresentar resultados de pesquisa inédita feita pela Ipsos com um olhar sobre os impactos da transformação proporcionada pela atual pandemia. 

Instituto Ipsos também é um dos realizadores do evento, ao lado do Instituto Ayrton SennaCAUSE e ESPM. Patrocínio é da Editora MOL.  

CAUSE é uma consultoria que apoia marcas e organizações na identificação e gestão de causas que as conectem com as demandas do nosso tempo, criando estratégias de conscientização, engajamento e mobilização de diversos atores da sociedade por meio de ações de comunicação, relacionamento e advocacy. Seu sócio fundador, Rodolfo Guttilla, comentou sobre o Fórum:

“Durante décadas as empresas se comportaram como se os recursos planetários fossem infinitos. E, no Brasil, com a agravante de uma certa visão de mundo de “abundância”, construída a partir da segunda metade do século XX: mananciais inesgotáveis, vegetação abundante, veios minerais inexauríveis, e assim, por diante. Pois bem, a fatura chegou: empresas e cidadãos terão que rever seus modelos mentais se quiserem levar qualidade de vida para as gerações futuras”.

Já Priscilla Branco, gerente de Relacionamento com o Público do Instituto Ipsos, afirmou que “os cidadãos e consumidores vêm se transformando ao longo do tempo, e hoje há certamente muito mais demandas sobre os propósitos que diversos atores sociais têm. As empresas constituem um pilar fundamental nesse ecossistema e precisam, primeiro, entender as mudanças vindas da sociedade para, em seguida, incorporarem tais mudanças em seu DNA”.

Mais informações sobre o Fórum e inscrições: //www.forummarketingdecausa.com/

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