Instituições Se Unem Para Preservar Histórias de Jovens de Comunidade

Fundação Hering, Museu da Pessoa e Instituto Reciclar se uniram com um propósito: preservar as histórias de vida dos jovens da comunidade do Jaguaré, em São Paulo. O projeto se chama Círculo de Histórias e busca formar um legado cultural e social por meio de registros de memória oral.

Viabilizado com auxílio da lei do Proac ICMS, de São Paulo, sua intenção é de, a partir do olhar coletivo para transformação social e empoderamento de jovens para a construção do novo mundo, possibilitar o acesso a uma metodologia premiada criada pelo Museu da Pessoa que escuta, registra e disponibiliza histórias de pessoas. Essa metodologia foi aplicada na produção de todo o acervo do Museu da Pessoa, que conta hoje com mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto, além de cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados.

O Instituto Reciclar, fundado em 1995, é uma Organização Social que atua na formação e inserção de jovens no mercado de trabalho por meio de um modelo educativo que estimula o aprendizado na prática, o desenvolvimento socioemocional e a formação técnica profissional de excelência. As atividades oferecidas durante o programa partem de situações análogas àquelas a serem enfrentadas nos contextos formais de trabalho para que os jovens possam ampliar a sua visão sobre o mundo laboral e sobre as oportunidades existentes, desenvolver suas potencialidades, superar suas limitações e fazer escolhas de carreira mais apropriadas ao seu próprio perfil e as oportunidades do mercado.

A Fundação Hering, por meio de seu eixo Memória e Cultura, cria e fortalece projetos que valorizam, constroem e salvaguardam histórias.

POR ETAPAS – O programa do Projeto Círculos de Histórias será dividido em dois momentos:

A primeira é uma etapa de conhecimento, em que a metodologia premiada do Museu da Pessoa, chamada Tecnologia Social da Memória, será transmitida para os alunos. Uma metodologia que já alcançou 70 municípios, 5300 alunos e 1500 organizações sociais e comunidades. Todos eles poderão, a partir disso, serem multiplicadores desse saber tão único e valioso que forma pessoas para a escuta atenta e disseminação de histórias de outras pessoas.

A segunda etapa é de reconhecimento, um momento em que os jovens poderão refletir e contar suas próprias histórias. Elas serão registradas no acervo do Museu da Pessoas e estarão disponíveis para todo o mundo.

“Uma história pode mudar nosso jeito de ver o mundo”. Foi esse o mote que uniu essas três organizações do 3º setor para essa iniciativa que busca formar um legado cultural e social por meio de registros de memória oral.

SERVIÇO

Museu da Pessoa: www.museudapessoa.net

Instituto Reciclar: www.reciclar.org.br

Fundação Hering: www.fundacaohermannhering.org.br

Shopping cart close
Pular para o conteúdo