A cantora Ludmilla foi escolhida para o show de boas-vindas para a festa que as mais famosas marcas de beleza prepararam para os convidados Vips da Casa Sephora. Durante quatro dias, de 22 a 25 de março, em uma mansão paulistana do Alto da Boa Vista, influenciadores digitais, celebridades e representantes da imprensa circularão por nove quartos, dois bares, três salas, seis banheiros e uma ampla área externa que os organizadores prometeram muita curtição.
A iniciativa exclusiva dessa rede de cosméticos promete experiências interativas, atrações especiais e muitas surpresas preparadas cuidadosamente por cada marca presente no evento – e é só marca top como Dior, Calvin Klein, Lancôme, Australian Gold, Kenzo e tantas outras que atingem total de 20 e cada uma com atração exclusiva.
Dior, por exemplo, prometeu agitar a pista de dança com performances e drinks especiais na abertura; a Nars montou um Studio Power e Calvin Klein apostou em referências do MET Gala para surpreender convidados. Sephora Collection, marca proprietária da Sephora, terá um super quarto com karaokê e serviços de make aos convidados.
Estão previstos lançamentos de produtos, tratamentos de beleza com especialistas, ilhas de maquiagem, drinks e alimentos personalizados, camarins, spa, pool party e um lineup diário com Djs como Felipe Mar, Lily Soctt, Marcelo Botelho e Luisa Viscardi.
Tudo isso, claro, não faz parte apenas de uma festa – é parte de uma estratégia que visa ampliar espaço de venda dentro do terceiro maior mercado mundial da beleza, que é o Brasil. Levantamento da consultoria Euromonitor prevê crescimento de 10,2% ao ano, até 2019, do mercado premium do setor de cosméticos, cujo potencial de venda atingirá R$ 107 bilhões e que, mesmo assim, é considerado pequeno. Composto maciçamente por produtos importados, ele representa em nosso país cerca de 4% do total. Nos Estados Unidos são 30% e Coreia do Sul 44%.
A Sephora é exemplo. Chegou ao Brasil em 2012 e hoje possui pontos de venda físicos em 23 lojas espalhadas por 10 Estados e Distrito Federal. A Sephora é a maior rede de produtos de beleza do mundo, fundada na França por Dominique Mandonnaud em 1970 e adquirida em 1997 pela empresa LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, maior conglomerado global de luxo. Ingressou no Brasil em julho de 2010, quando a LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton adquiriu a Sack’s, então a principal loja online de produtos de beleza de prestígio no Brasil e na América Latina.
Outro exemplo é a L’Occitane, que viu tanto potencial de oportunidades que, pela primeira vez na história da empresa, resolveu desenvolver um portfólio específico para um país – o L’Occitane au Brésil.
Pois esse enorme nicho de mercado quase não é explorado quando se associa cultura e patrocínio. Mas está aí para quem tiver iniciativa e imaginação.