Dicas Estruturantes Para Você Não Errar Quando Falar Com Eles

Mário Margutti*

 

10 DICAS ESTRUTURANTES DE PROJETOS 

CULTURAIS PARA PATROCINADORES

 

A capa é a primeira impressão que seu projeto causa. Se a primeira impressão não for boa, o seu patrocinador pode nem ler o seu projeto e escolher outro, de capa mais atraente. E lembre-se: a ilustração da capa deve ser bonita comunicar com inteligência a “alma” do seu projeto.

Antes da introdução, escreva uma frase de impacto, sozinha na página. Essa frase deverá mostrar como seu projeto é especial e diferenciado dos concorrentes.

A apresentação do objetivo do seu projeto deve ser sucinta: o que é o projeto, quem vai realizar, as qualidades principais do projeto e da equipe, finalizando com a definição do público-alvo, que deve comprovadamente ser do interesse para o seu patrocinador em potencial. O público-alvo determina o patrocinador.

Antes de elaborar o projeto, estude os critérios da empresa patrocinadora em potencial. Na Justificativa, mostre que seu projeto está alinhado com os critérios da empresa. É isso que cria um vínculo forte entre a sua proposta e a conquista do patrocínio.

Todo projeto deve ter um Cronograma de Execução. A ausência do cronograma passa uma imagem de amadorismo, de proponente pouco profissional.

O orçamento do projeto deve ser detalhado. Empresários detestam orçamentos fechados, opacos, que não mostrem os custos dos diversos itens da planilha financeira.

O capítulo mais importante do seu projeto é o de Retornos para o Patrocinador. Sem ele, seu projeto fica sem força. E saiba que você deverá oferecer os seguintes retornos: Institucionais (os valores positivos que serão agregados à imagem corporativa da empresa patrocinadora, pelo ato de apoiar a sua proposta)  / Retornos de Marketing (em que medida seu projeto ajuda a vender os produtos e serviços da empresa patrocinadora, como ele pode ser utilizado como marketing de relacionamento junto aos clientes VIPs da empresa, como ele pode ser uma ferramenta de endomarketing junto aos funcionários da própria empresa) / Retornos Financeiros (quais os ganhos proporcionados à empresa patrocinadora devidos ao uso dos incentivos fiscais e outras possibilidades de contrapartida, como a exclusividade da venda de produtos da empresa patrocinadora no local de realização do projeto) / Retornos de Mídia (quais os atrativos que seu projeto oferece para os jornalistas, que por conta disso escreverão matérias favoráveis ao projeto, configurando a chamada “mídia espontânea”) – e não se esqueça de detalhar todos os elementos de divulgação e comunicação do projeto em que a logomarca da empresa patrocinadora aparecerá, junto ao crédito de patrocínio / Retornos Especiais ou Exclusivos (crie para cada empresa patrocinadora em potencial um retorno diferenciado e inesperado, que torne sua proposta irresistível).

Sempre apresente um Cronograma de Desembolso, mostrando que você está aberto para receber o valor do patrocínio em parcelas mensais.

Coloque nos Anexos do seu projeto todas as informações complementares que possam ajudar o seu patrocinador em potencial a tomar uma decisão favorável à sua proposta.

Entregue o projeto, sempre, com uma Carta para o Patrocinador, na qual você vai mostrar uma síntese do seu projeto e um resumo dos retornos e benefícios que você está oferecendo.

*Mário Margutti – Jornalista, consultor e instrutor de Marketing Cultural, de Economia Criativa, de Responsabilidade Social Empresarial e autor do livro Projetos culturais: estratégias para conseguir patrocínio nas empresas, lançado em 2017 pela Editora Pirilampo. http://editorapirilampo.com.br/site/. É um colaborador/construtor de Valor Cultural.

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