Associação Dá Mentoria Para Produtor Teatral Com Dificuldade em Projeto

Já está valendo e todo produtor teatral que estiver com dificuldade para desenvolver algum item da lista abaixo pode se inscrever no site  https://www.apti.org.br/ e se candidatar a uma mentoria realizada por consultores da Associação de Produtores Teatrais Independentes (APTI).

  • Inscrição de projetos em Editais;
  • Inscrição de projetos em Leis de incentivo;
  • Apresentando um projeto para o mercado / Captação;
  • Divulgação e formação de público;
  • Execução administrativa e prestação de contas.

O programa é gratuito para produtores teatrais de todo o Brasil. As orientações serão de formações práticas e focadas nas particularidades de cada proposta.

Após as inscrições, será feita uma triagem dos projetos e os produtores selecionados poderão agendar consultorias de uma a duas horas nas cinco linhas de interesse citadas acima.

A Associação afirma que recebe constantemente solicitações de profissionais de todo Brasil buscando auxílio para inscrição em editais.  Justifica que a demanda por essa estruturação se tornou mais constante após a implementação da Lei Aldir Blanc, quando produtores, artistas e agentes culturais sentiram necessidade de profissionalizar seus projetos para poder concorrer a editais, leis e demais ações de incentivo à cultura.

A APTI também identificou a necessidade de apoio aos produtores na etapa de prestação de contas. Segundo a entidade, muitos agentes foram premiados ao longo dos últimos anos, mas não souberam finalizar seus projetos na hora da prestação de contas.  

A APTI é uma associação sem fins lucrativos ou econômicos e apartidária, ativa desde 2008, que tem a finalidade de promover a representação dos produtores de espetáculos teatrais perante órgãos públicos e privados.

MENTORES – As mentorias serão aplicadas por pessoas com amplo e contínuo trabalho no mercado e com atuação diversas áreas. São eles:

André Acioli – Formado como ator, atualmente realiza trabalhos como curador artístico, gestor de equipamentos culturais (Teatro Vivo e Teatro Porto), direção e produção teatral. Desde 2021, está como presidente da APTI.

Dani Angelotti – Diretora da Cubo Produções e vice-presidente da APTI. Além de suas produções em mais de 50 espetáculo teatrais, trabalha com gestão de projetos para outras produtoras, realizando inscrição em Leis de Incentivo à Cultura e editais, coordenação administrativa e prestação de contas. É parecerista e membro de comissão de diversas leis de incentivo e editais no Brasil.

Henrique Benjamin – Diretor da Benjamin Produções, com 13 anos de experiencia, tem como foco divulgar o teatro como agente cultural e informativo, incentivando a cultura nas suas mais diversas formas, levando à cena textos inteligentes e instigantes através de montagens cuidadosas, cercado de profissionais qualificados.

Cenne Gots – Produtora, administradora, gestora financeira e consultora de projetos culturais há mais de 20 anos. Está à frente da MCG Produções desde 2005, trabalhou em mais de 40 projetos culturais realizados com diversas companhias e Instituições culturais. É graduada em ciências econômicas, especializou-se em Leis de Incentivo à Cultura. Por 4 anos foi titular da bancada de artes cênicas da CNIC. Fez parte da diretoria da Cooperativa Paulista de Teatro e da Associação dos Produtores Teatrais Independentes.

Sonia Kavantan – Produtora Cultural, Socióloga e Pedagoga com mais de 35 anos de experiência. É sócia da Kavantan & Associados – Projetos e Eventos Culturais Ltda e da LS – Gestão e Comunicação Cultural Ltda. Trabalha com consultoria, formação, coordenação, execução, programação e produção cultural. Ministra inúmeros cursos, oficinas e palestras sobre incentivos fiscais à cultura e produção. Atua ainda como analista de projetos para a área pública e privada.

Adriana Balsanelli – Graduada em Comunicação Social, atua como assessora de comunicação em projetos focados em cultura/entretenimento. Atualmente é responsável pela assessoria de imprensa do Teatro Porto, possui experiência em gestão de projetos culturais em instituições como; British Council Brasil, Casa das Caldeiras, Sesi-SP, em festivais como; FilteBahia – Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia, Boca do Céu – Encontro Internacional de Contadores de Histórias, Phenomena Festival de Cinema, Bienal Sesc de Dança, FIT Rio Preto, e grupos de teatro como; Grupo Tapa, Grupo XIX de Teatro, além de inúmeros espetáculos teatrais.

Claudio Fontana – Ator e produtor teatral. Estreou na Globo em Deus nos Acuda, de Sílvio de Abreu (1992) e logo despontou na emissora. Também esteve em Fera Ferida (1993), As Pupilas do Senhor Reitor (1994), gravou Ciranda de Pedra (2008), entre outros trabalhos. Depois foi para Record e participou de Rei Davi, entre 2011 e 2012. Atualmente tem focado seu trabalho como produtor teatral, além de atuações nos palcos.

LEIA TAMBÉM

Não Deixe de Ler Esse Livro. Ele Traz Tudo Sobre Legislação Cultural

ABRA Lança Guia Prático Para Orientar Novos Roteiristas

CRÉDITOS

Homepage: Imagem de N-region

Topo da página: Imagem de Elias

Shopping cart close
Pular para o conteúdo