Almanaque Faz Um Tour Completo Pela Alma do Carioca

Arte urbana – uma marca da cidade. (Foto Tomaz Silva/Agência Brasil).

Uma viagem por lugares históricos do Rio de Janeiro sob a ótica da diversidade é o que oferece o Almanaque Carioquice 2022, com dicas de vários passeios e cantinhos aconchegantes da cidade, assim como sugestões gastronômicas e espaços revitalizados em 2020 e 2021. Nela, as pessoas estão no centro da questão, retratadas sob o ângulo da inclusão, do acolhimento, da generosidade, mostrando ao leitor a pluralidade cultural e comportamental do carioca e do povo que o cerca.

“É uma espécie de revista de revelações e surpresas estimulantes e positivas da Cidade Maravilhosa. O carioca foi muito prejudicado pela crise sanitária, pois ele é o mais fraterno dos brasileiros, comportamento que a pandemia reprimiu por conta do distanciamento social”, disse Ricardo Cravo Albin, presidente do ICCA (Instituto Cultural Cravo Albin), editor do almanaque.

Com 128 páginas, o Almanaque Carioquice revela a herança imperial deixada pela presença da Família Real portuguesa na cidade, como é o caso do tradicional bairro de São Cristóvão, onde ficam a Quinta da Boa Vista e o antigo jardim zoológico, atual BioParque do Rio. Na Zona Sul, o guia indica duas paradas obrigatórias que fazem parte da cultura do carioca: a Academia ao Ar Livre, no Aterro do Flamengo, com vista para o Pão de Açúcar, e o Parque Natural Municipal Paisagem Carioca, que unifica as áreas de proteção ambiental situadas entre os bairros do Leme, Botafogo e Urca. No espaço de 160 hectares podem ser observadas ruínas históricas, diversas árvores nativas e espécies da fauna como sanhaçu, anu, coruja, gavião-carijó e mico-estrela. Recantos com mesas e banquinhos e parquinho infantil complementam a espetacular paisagem carioca.

O guia exalta a Lagoa da Tijuca, conhecida como o Pantanal Carioca, um paraíso semisselvagem em meio aos prédios da Barra da Tijuca, que abriga o evento Ilha Cultural — A arte está na rua, congregando artesãos, designers e decoradores locais na Gigoia, a maior entre as nove pequenas ilhas do arquipélago da região e também indica um tour com estátuas de personagens ligadas a música ou literatura e que representaram muito bem a alma carioca.

Para conhecer o almanaque clique aqui.

 

Shopping cart close
Pular para o conteúdo