
A pandemia provocou muitas coisas além dos efeitos na saúde da população – ela influenciou a vida profissional das pessoas, forçando-as a se adaptarem a um ambiente que deixou de ser presencial.
No campo do entretenimento, do Terceiro Setor, no mundo dos negócios em geral, grande ou pequeno, as lives surgiram como alternativa para artistas ganharem dinheiro em um momento difícil e o mundo corporativo se apegar a novas estratégias para desenvolver suas campanhas, ações ou de relacionamento interno.
Muitas lições foram tiradas durante esses dois anos dedicados à digitalização em massa que o isolamento social obrigou. Mas será que produtores de projetos sociais ou culturais, que dirigentes do 3º Setor, que diretores ou gerentes de marketing ou outros setores das empresas, já possuem as informações necessárias para se fazer uma live profissional?
Para deixar tudo mais claro, aproveitamos aqui a colaboração da Netshowme, referência em soluções de gerenciamento, distribuição e monetização de vídeos e conteúdos digitais, que preparou algumas dicas para ensinar a como fazer uma live profissional.
A empresa puxa a sardinha pro seu lado, mas vale conhecer as orientações:
- Planejamento – Independente do segmento ou tema que irá transmitir, trace um plano que contemple o projeto do início ao fim, considerando: iluminação, tempo de duração, quantidade de câmeras desejadas, espaço, estrutura, necessidade de equipe, tomadas, carregadores de equipamentos, entre outros;
- Roteiro – Defina a sequência dos fatos- terão slides ou vídeos? Por mais que tenha tudo em mente, é sempre bom deixar um rascunho, com texto planejado ou mesmo em tópicos, para não correr o risco de possíveis esquecimentos;
- Equipamentos – Dependendo do seu projeto, dá para utilizar uma ou mais câmeras. É preciso avaliar se há palcos simultâneos (no caso de grandes eventos), se você quer ângulos diferentes durante a transmissão ou se uma câmera só dá conta do recado. Para transmissões ao vivo, as camcorders são a melhor escolha. São as câmeras profissionais, utilizadas em TV, que oferecem uma qualidade maior de imagem do que as câmeras comuns. Quanto aos microfones, dá para usar diversos tipos: de lapela, direcional, de mão, de chão… A escolha depende apenas do que se encaixa melhor no seu evento – e na sua verba. As placas de captura de áudio e vídeo são os equipamentos que irão captar os sinais da câmera e do microfone e convertê-los em formatos digitais. Já o encoder, ou codificador, é um software (externou ou web) que conecta esses sinais ao servidor da plataforma para realizar a transmissão. Por meio do encoder você pode também controlar o que está sendo exibido na tela;
- Internet – Se possível, tenha um link de internet dedicado para a transmissão ao vivo, para mantê-la estável e sem riscos de sair do ar. Há diversas empresas e profissionais que fornecem esse serviço, como o próprio Netshowme. Se você não quer ter dor de cabeça com reclamações de espectadores dizendo que não conseguem assistir a transmissão, vale a pena fazer esse investimento;
- Plataforma ou Rede Social – Além de analisar os recursos oferecidos, o Facebook e YouTube são opções gratuitas e bastante utilizadas. Especialmente por que já estão inseridas em sua página ou canal e são exibidas diretamente ao seu público. Entretanto, elas têm poucos recursos, se compradas a plataformas profissionais, e se limitam ao layout oferecido pelas redes. Já as plataformas especializadas em transmissão ao vivo, como a Netshowme Live, oferece uma série de recursos que podem contribuir com sua live. Monetização de conteúdo, restrições de acesso, ferramentas de gamificação e captura de leads são alguns dos diferenciais. Isso sem contar com a possibilidade de criar um layout personalizado, com a inclusão de banners e links;
- Teste – Antes da live faça testes com os equipamentos, com a internet, com a plataforma ou rede social, até mesmo com a roupa prevista para o dia da live, tudo isso pode interferir na apresentação. Com o tempo de ensaio, roteiro e tudo em mãos, caso tenha algum problema, há tempo para corrigir:
- Se possível, contrate uma equipe especializada em live streaming, com Diretor de corte, Técnico de áudio, Operador de Câmera, Técnico de Streaming e toda equipe responsável para te dar o apoio e garantir uma live profissional.
SERVIÇO
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A imagem dessa página é de Julia Cameron
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