Algo aproxima as imagens da cidade do Rio de Janeiro do começo do Século XX a esse período de “lockdown” (mezzo) que se vive hoje devido a um certo vírus que circula livre, leve e solto entre nós. Isso é o que pretende mostrar a exposição Rio de Ontem, Rio de Hoje, que o Centro Cultural Light está exibindo de forma virtual com fotografias que formam parte do Centro Empresarial Light e que contam a história da cidade por meio de imagens ao longo dos últimos cento e poucos anos.
Ali poderão ser conhecidas as relíquias deixadas por Augusto Malta, primeiro fotógrafo da Prefeitura do Rio e responsável pela perpetuação do registro em imagem das grandes transformações por que passou a cidade no início do século passado.
As fotos da exposição promovida pelo Centro Cultural vão retratar a capital de uma jovem república do hemisfério sul, até imagens dos anos 50, 60 e 70. Estão lá também fotografias de profissionais, como Gérson Gea e Octacílio Monteiro, que inicialmente haviam sido contratados para realizar o registro fotográfico de instalações técnicas e a cobertura das entregas da Light, mas com o passar do tempo, ao mesmo tempo em que realizavam seus trabalhos, capturavam o cotidiano da cidade, preservando um fragmento do passado de seu povo.
Já Luan Citele fez uma releitura dessas fotos antigas, revelando semelhanças com os momentos atípicos provocados pela pandemia global. As fotografias monocromáticas de Luan dão a sensação de que um passado de alegria e festividade ainda reside no Rio, e que a cidade aguarda o momento certo para se mostrar, mais uma vez, satisfeita por ver o sorriso da população escondido hoje por máscaras.
CELEBRAÇÃO – Em março, além do aniversário do Rio de Janeiro e da nova exposição virtual, é comemorado o aniversário do Museu Light da Energia, espaço educativo da Light que, assim como o Centro Cultural, ainda está fechado para visitas diante do cenário de pandemia. É nesse clima de celebração que as educadoras irão trazer o conteúdo dos “Bastidores do Museu”.
A programação, on-line e gratuita para todas as idades, prevista para ocorrer até 31 de março, traz novidades e conteúdos exclusivos que vão ao ar toda semana. Um dos conteúdos inéditos é apresentar toda equipe que está por trás das ações educativas que o espaço propõe. Além disso, as educadoras convidam o público para uma imersão no tema “O museu e a cidade” e o que mudou na vida das pessoas nesse contexto de pandemia. O conteúdo exclusivo vai ao ar diariamente durante o mês de março nas redes sociais @centroculturallight (Instagram, Facebook e Youtube).
SERVIÇO
Exposição virtual “Rio de Ontem, Rio de Hoje” Visitação: //www.museulight.com.br/Exposicao Gratuita
*É Editor-Chefe de Valor Cultural, Marketing Cultural e Perfil de Patrocinadores